sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

POLO INDUSTRIAL EM NOVA IGUAÇU


Bornier e Governo do Estado negociam a

                                   criação do polo industrial de Nova Iguaçu

 

 

Fotos de Charles Souza

 

         O prefeito Nelson Bornier e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, iniciaram nesta quarta-feira (19) os primeiros entendimentos oficiais para a criação do Polo Industrial da cidade de Nova Iguaçu. O projeto deve ocupar uma área de 805 mil metros quadrados, de propriedade de Furnas, localizada à margem da Via Dutra, próximo à fábrica de Manilhas Artsul.

         O desfecho do projeto, compromisso de campanha de Bornier, depende ainda de uma permuta entre o município de Nova Iguaçu e Furnas, que será negociada pelo Governo do Estado. A empresa de geração e transmissão de energia pleiteia, em troca, uma área na divisa de Nova Iguaçu com Japeri.

         Para Júlio Bueno, Nova Iguaçu está se credenciando para receber os benefícios do ciclo de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que será ainda “mais aguçado” para a Baixada Fluminense com a chegada definitiva do Arco Metropolitano. A nova rodovia vai interligar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, ao Porto de Itaguaí.

         “O nosso objetivo é fazer com que Nova Iguaçu fique também inserido dentro do mais importante programa de desenvolvimento econômico do Estado, que é o Arco Metropolitano”, explicou o secretário, à saída do gabinete do prefeito.

         Segundo Bornier, o encontro com Julio Bueno serviu também para estreitar o relacionamento entre o Governo Municipal e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin), empresa de fomento responsável pela organização dos Distritos Industriais no Estado.

         “Precisamos pensar no futuro da cidade. E o que nós queremos é recuperar o Distrito Industrial, que a cidade perdeu num passado recente com a onda de emancipações. Vamos, portanto, aproveitar a chegada do Arco Metropolitano para incrementar o nosso desenvolvimento econômico, atraindo empresas, gerando empregos, renda e riqueza para Nova Iguaçu”, defendeu o prefeito, que estava acompanhado de sua vice, Dani Nicolasina.

         Para o secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, as emancipações de Japeri, Queimados, Belford Roxo e Mesquita representaram uma perda muito grande de recursos para a cidade de Nova Iguaçu.

         “Hoje, Nova Iguaçu tem praticamente como carro-chefe a produção de cosméticos e algumas pequenas indústrias espalhadas pela cidade. A nossa ideia é criar uma região dotada de infraestrutura, além de buscar incentivos fiscais para que as empresas funcionem a todo vapor. E a Via Dutra é estratégica, sobretudo para o escoamento da produção industrial”, disse Guidone.

         Também participaram do encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques; o subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro; a diretora-presidente da Codin, Maria da Conceição Ribeiro; a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela; e o presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Domingos Vargas.

 

--

Mais Informações:

Paulo Cezar Pereira

Tel: 99992-3676


Ana Cristina Rocha Carvalho

Tel: 96421-8245


Geraldo Perelo

Tel: 99389-2114


Clébio Luiz

Tel: 99181-0497


Joana Mineiro

Tel: 7811-6606


Daniele Ramiro

Tel: 97117-3474

 



Júlio Bueno disse que Nova Iguaçu deve ficar inserida no projeto de desenvolvimento econômico do Estado.jpg
1911K
Visualizar Examinar e baixar
Júlio Bueno (E) depois do encontro com o secretário Mário Marques (C) e o prefeito Nelson Bornier.jpg
1630K
Visualizar Examinar e baixar

 

 

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More