sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOBRE O GIGANTE ADORMECIDO QUE ACORDOU


POR QUÊ O GIGANTE ADORMECIDO SE LEVANTOU

IRRITADO APESAR DO BERÇO EXPLÊNDIDO?

A série de manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus coloca o Brasil na posição de liderança dos países insatisfeitos contra a corrupção, a impunidade e a imunidade de políticos eleitos democraticamente pelo voto direto. Além disso, há o acúmulo de insatisfação diária no referente à Educação, Saúde, Trabalho e Justiça igual para todos. Na realidade, recentes episódios que colocaram a segurança da família brasileira sob ameaça com discursos capciosos e sórdidos por grupos de comportamentos irregulares e antinaturais, colaboraram para o acúmulo de protestos. O primeiro dia de protesto

O Brasil é considerado um país-continental devido sua extensão territorial com diversidade cultural, fauna e flora impressionante. Nossa terra – até então – era conhecido como a terra do futebol onde cada cidadão era um técnico de clube; éramos louvados devido as formas femininas das brasileiras; nossas músicas (o samba, o chorinho,, o forró e a diversidade musical), davam o tom da alegria artística.

Após o dia 13 de junho, data do primeiro dia de protesto, o Brasil passou à liderança mundial da insatisfação na realização de passeatas pacíficas. Mais de uma centena de capitais e cidades gritaram uníssono, era o aviso de que o Gigante Adormecido havia acordado de sobre o “berço esplêndido”, conforme nos fala o Hino Nacional.

O Gigante Adormecido ficou irritado por causa dos atos de excesso de algumas pessoas. Na realidade, essas pessoas denominadas de “vândalos” formavam um grupo à parte: estudantes da classe média alta, pessoas pobres e até marginais que furaram o bloqueio do espírito pacifista. Isto tudo definimos como INSATISFAÇÃO.

O homem ou mulher pobre está insatisfeito com a segregação social, financeira e religiosa; o homem ou a mulher rico está perturbado com o sofrimento e a injustiça contra os menos favorecidos; o negro está aborrecido; o índio está sendo exterminado; e o cidadão morre no hospital sem atendimento, e nas escolas a situação está precária. Os professores estão se aposentando cedo por causa da carga horária escravista e a agressão dos alunos; os roubos ao erário público é uma tremenda vergonha; os políticos perderam o valor social e político. Conclusão: a INSATISFAÇÃO não somente contra o aumento da passagem de ônibus. Isto foi somente a gota dágua.

Este é o Brasil verdadeiro. Quem pensava que o brasileiro “tem o complexo de vira-lata”, já está na hora de mudar de discurso. O Gigante só estava dormindo um soninho mas agora resolveu ditar as ordens.

Agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de viver 60 anos e poder ver o Gigante Adormecido se levantar. Acho que agora vou dormir meu sonho eterno mais feliz.

JORNALISTA GILBERTO PESSOA

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More