sexta-feira, 21 de junho de 2013

A HORA DOS CORRUPTOS ESTÁ CHEGANDO


GRITO DE ALERTA

 

                        Célio Junger Vidaurre

 

 

'E olha que os governantes sabem e, muito bem, que o foco de tudo é a corrupção. Há necessidade de medidas urgentíssimas, senão, a vaca vai para o brejo'

 

 

 

            Os protestos mobilizados por todo Brasil estão levando milhares de pessoas de todas as classes sociais às ruas, não só pela redução das tarifas de ônibus. A indignação dos brasileiros vem desde os tempos do mensalão (2005) que, até agora, não levou ninguém a ficar atrás das grades. Recentemente, os gastos com as Copas das Confederações e do Mundo de 2014 são os temas principais, pois, como acreditar que a reforma de um estádio possa ter custado mais de 1 bilhão de reais. De um modo geral, a insatisfação com a classe política é grande.

            Brasília, Belo Horizonte, Rio, São Paulo e em outras capitais houve confrontos com a polícia. No protesto em São Paulo os manifestantes não enfrentaram as balas de borracha e as bombas de gás lacrimogêneo. O governador Geraldo Alckmin cumpriu a promessa de manter a Tropa de Choque aquartelada, mas, alguns baderneiros, isoladamente, tentaram invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Já em Brasília, os manifestantes, por duas vezes nesta segunda-feira, invadiram o teto do Congresso Nacional e quase fizeram um estrago, contudo, foram contidos a tempo.

            Outra contestação é contra essa PEC 37, o tal projeto que tentam tirar dos Ministérios Públicos o poder de investigação. Já pensaram esses deputados, distantes em Brasília, sem ninguém a fiscalizá-los. No caso do mensalão, por exemplo, caso não existisse a participação do MP, hoje, por certo, não estaríamos com essa perspectiva de ver alguns ladrões do erário, poucos, de irem para a cadeia. A não ser que queiram que o povo chegue ao desespero.

            Apesar de legítimos os protestos, ninguém de sã consciência pode aprovar badernas, depredações e pichações de bens públicos que algumas figuras infiltradas no movimento conseguem empreender. No Rio, o ataque à Assembleia Legislativa deixou vários policiais feridos, segundo a Corporação. Mas, a “sorte grande” dos 70 deputados daquela Casa é que, na realidade, aqueles invasores irresponsáveis, jamais tiveram conhecimento das fortunas que conseguiram os seus três (três) últimos presidentes. Caso soubessem, não temos como prever as consequências. Não se falando nos salários astronômicos que funcionários despreparados recebem naquela instituição fluminense. Talvez, nem a estátua de Tiradentes preservariam.

            Fato diferenciado nos últimos protestos é a ausência de políticos nas ruas. Também, essa gente anda tão por baixo, no conceito da população, que procuram até se esconder quando a coisa parte para o confronto, principalmente, com a polícia. De repente, iria sobrar para alguns deles e, assim, é bem melhor não dar as caras e analisar de longe o que está acontecendo no país do real, no Brasil dos corruptos e das injustiças sociais.

            No final de tudo, apareceram a presidente Dilma Rousseff e o governador Sergio Cabral e esclareceram aos meios de comunicação que o movimento é justo, na democracia é assim mesmo, tudo dentro do direito de cada um. Até parece que estão tranquilos e que as variadas reivindicações da população continuarão sem as soluções esperadas e poderão até acreditar que ainda conseguirão empurrar todo mundo com a barriga o que foi almejado até aqui. E olha que os governantes sabem e, muito bem, que o foco de tudo é a corrupção. Há necessidade de medidas urgentíssimas, senão, “a vaca vai para o brejo”.

 

A HORA DOS CORRUPTOS ESTÁ CHEGANDO!

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More