sexta-feira, 21 de junho de 2013

NO SÉTIMO DIA DE PROTESTO ACONTECEU ISTO AÍ:


21/06/2013 - 09h45

Dilma realiza reunião com ministros sobre os efeitos dos protestos pelo país

Publicidade
 
ANDRÉIA SADI
DO PAINEL, EM BRASÍLIA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
País em protestoAtualizado às 10h23.
A presidente Dilma Rousseff realiza na manhã desta sexta-feira (21) uma reunião de emergência com seus principais ministros para discutir os efeitos das manifestações por todo o país, que levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas ontem.
Segundo assessores presidenciais, a presidente ficou impressionada com os acontecimentos no Rio e em Brasília e vai ouvir relatos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, sobre os atos. Ainda pela manhã, Dilma conversará com o vice-presidente, Michel Temer, sobre os protestos.
Veja o mapa dos protestos que acontecem pelo país
Cantanhêde: Ruas em chamas; a coisa desandou
Bergamo: Alckmin propôs resistência a Haddad
Ontem, a presidente acompanhou boa parte dos protestos no Palácio do Planalto e cancelou viagens ao Japão a Salvador. O cancelamento da viagem ao Japão --que estava marcada para a próxima semana-- decorreu da avaliação de que Dilma não podia se ausentar do país neste momento. A visita a Salvador, onde a presidente lançaria o Plano Safra do Semiárido, foi suspensa para que ela pudesse se reunir com sua equipe.
A orientação da equipe de segurança do Planalto também é evitar excesso de exposição pública neste momento em que a tensão está elevada no país, o que poderia fazer da presidente alvo de hostilidade por parte dos manifestantes.
Assessores presidenciais disseram ontem, reservadamente, que o governo estava "atônito" e "perplexo" com as manifestações em todo o Brasil, mas monitorava a evolução dos protestos para tomar medidas de emergência em caso de necessidade.
Segundo auxiliares, o governo estava também "preocupado" com o impacto das manifestações sobre os investidores internacionais e na imagem do país no exterior. Esse temor decorre em particular do fato de o país estar sediando a Copa das Confederações, atraindo atenção da mídia internacional. Para dirigentes da Fifa, que promove a Copa das Confederações, a situação no Brasil é mais grave do que o pior cenário imaginado.
Além disso, o governo enfrenta no mesmo momento turbulências na área econômica, com a cotação do dólar em alta e o Banco Central sendo obrigado a fazer intervenções no mercado cambial.

Sétimo ato do Movimento Passe Livre em São Paulo

 Ver em tamanho maior »
Eduardo Knapp/Folhapress
Anterior Próxima
Grupo de manifestantes caminham na avenida 23 de Maio durante o ato em São Paulo
PROTESTOS
Mesmo após a redução em série das tarifas de ônibus, principal reivindicação dos protestos que tomaram conta do país, novos atos levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas em cerca de cem cidades. Hoje há previsão de atoes em cerca de 60 municípios.
No 14° dia de manifestações, cenas de violência e vandalismo foram registradas em 13 das 25 capitais, que tiveram protestos. Ocorreram ataques ou tentativas de invasão a órgãos dos Três Poderes em nove cidades. Ações de repúdio a partidos políticos foram recorrentes.
Em Brasília, que contabilizou mais de 50 feridos, um grupo quebrou os vidros do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores e houve princípio de incêndio. Dois ministérios foram pichados, e o Banco Central teve vidraça danificada.
"Foi um ato de vandalismo que não pode se repetir. Eu conclamaria a todos os manifestantes que observassem a calma e que respeitassem o patrimônio da nação", disse o chanceler Antonio Patriota à rádio CBN. "Fiquei muito indignado com o que ocorreu."
No Rio, o protesto reuni 300 mil pessoas e terminou num grande confronto que se espalhou pelo centro e terminou com mais de 60 feridos. Agressores chegaram a atacar um veículo blindado da Polícia Militar, conhecido como "caveirão".
Em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), pelo menos 25 mil pessoas foram às ruas na quinta-feira (20) para protestar. O estudante Marcos Delefrate, 18, morreu após ser atropelado por um carro que furava um bloqueio de manifestantes --a primeira morte desde que começou a escalada de protestos, há duas semanas. Outras três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O motorista está foragido.
Em São Paulo, a comemoração pela redução da tarifa, de R$ 3,20 para R$ 3, foi marcada por hostilidades de manifestantes contra membros de partidos políticos como PT, PSOL e PSTU. A multidão gritava "fora, partidos, vocês querem o povo dividido". Os petistas, o maior grupo, deixaram o ato.
O Movimento Passe Livre (MPL) emitiu nota no início da madrugada desta sexta-feira em repúdio aos atos de violência contra partidos políticos durante as manifestações. Às 20h, mais de 110 mil pessoas se reuniam na avenida Paulista, segundo o Datafolha.
Petistas foram expulsos do ato, que reuniu 110 mil pessoas às 20h, segundo o Datafolha.21/06/2013 - 01h08

Manifestação no Rio termina com confronto e 62 pessoas feridas


Publicidade
 

DO RIO




No maior dos quatro atos já realizados desde o início da onda de protestos no Rio de Janeiro, há oito dias, manifestantes e policiais entraram em confronto na noite desta quinta-feira por toda a extensão do centro da cidade. Sessenta e dois feridos foram levados para o Hospital Souza Aguiar, nos arredores.

Como nas vezes anteriores, o ato, que reuniu 300 mil pessoas segundo a PM, começou tranquilo. Mas o confronto entre policiais e manifestantes, que começou em frente à sede da prefeitura, se espalhou pelas ruas do centro e atingiu parte da zona sul.

Veja o mapa dos protestos que acontecem pelo país
Dilma Rousseff convoca reunião de emergência para amanhã

Às 23h o Batalhão de Choque cercou o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, em Laranjeiras. Um grupo de manifestantes seguia para lá e as ruas foram interditadas, mas meia-hora depois foram liberadas.

Desde o início do confronto, pouco antes das 19h, eles vinham sendo "empurrados" pelos policiais, com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha.

O grupo ia diminuindo, mas continuava a depredar, saquear e incendiar em seu caminho. Passaram assim pela avenida Rio Branco e Cinelândia, no centro, onde saquearam uma filial das Lojas Americanas. Seguiram para Glória, Catete e Largo do Machado, na zona sul.

No início dos conflitos, em frente a Prefeitura, um grupo roubou os equipamentos e depois incendiou um carro da rede de TV SBT. Pessoas que participaram da passeata queixavam-se de que, quando começou o tumulto, assaltantes se misturaram, levando carteiras, celulares e outros objetos.

Durante o dia, o governador Sérgio Cabral, informou por meio de sua assessoria, que tinha recebido telefonema do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alertando para possíveis atentados do Comando Vermelho na manifestação. Nem a PM nem a secretaria de segurança confirmou a informação.

Manifestação no Rio de Janeiro

 Ver em tamanho maior »
Daniel Marenco/Folhapress
Anterior Próxima
Manifestantes ateiam fogo em objetos durante protesto no Rio de Janeiro; PM e manifestantes voltam a entrar em confronto

Na concentração, na Candelária, o único incidente ocorreu quando sindicalistas tentaram abrir duas bandeiras da CUT. Foram cercados por manifestantes que arrancaram e rasgaram as bandeiras.

Pouco depois, militantes do PSTU tiveram suas bandeiras arrancadas e rasgadas por outro grupo de manifestantes, que pediam para o movimento ser apartidário.

A passeata seguiu tranquila até a frente da prefeitura, distante pouco mais de três quilômetros.
Os participantes gritavam palavras de ordem como "Não vai ter Copa", Povo na rua, Dilma a culpa é sua", "Brasil, vamos acordar. O professor vale mais do que o Neymar" e "Polícia, polícia, vinagre é uma delícia".

Às 18h55, morteiros foram disparados pelos manifestantes. Em resposta, a polícia arremessou bombas de efeito moral e usou a cavalaria, a fim de proteger o prédio.

Manifestantes arrancaram tapumes que protegiam prédios no entorno e os usavam com escudos para se proteger das bombas e avançar em direção aos policiais. O caveirão, blindado da PM, entrou em ação, arremessando mais bombas e balas de borracha.

Os manifestantes começaram a se dispersar, espalhando os confrontos por todo o centro da cidade. Parte deles atravessou um viaduto em frente à prefeitura e seguiu em direção ao Maracanã, onde acontecia o jogo Espanha X Taiti. Foram contidos por agentes da Força Nacional que participam do esquema de segurança da Copa das Confederações.

Outro grupo foi em direção contrária, voltando para a Candelária. Um grupo depredou e incendiou o Terreirão do Samba, local de shows populares na avenida Presidente Vargas. Postes com câmeras de trânsito, pontos de ônibus e lixeiras foram destruídos no trajeto. (DENISE LUNA, PEDRO SOARES, ITALO NOGUEIRA, FABIO BRISOLLA, BRUNA FANTTI, MARIANA SALLOWICZ e PAULO MAURICIO ROCHA)

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More