sábado, 5 de janeiro de 2013

SOBRE A POSSE DE GENOÍNO


SOBRE A POSSE DE GENOÍNO

(Comentário de leitores do jornal O Globo – Edição do dia 04.11.2013)

A investidura no cargo de deputado federal de uma pessoa considerada culpada e condenada pela mais alta Corte de Justiça em um país democrata é, uma decepção a mais com o Congresso Nacional. Caracteriza-se num ataque violento e covarde contra a sociedade brasileira. Vemos uma reação de descumprimento ao posicionamento da Justiça, oque provoca repulsa. A “força do direito” não pode ser confrontada com o “direito da força”, sem provocar uma reação. A sociedade não, possivelmente, não se sujeitará a este tipo de agressão, seja por parte de maus políticos ou de interessados na desestabilização do regime democrático.

Roberto L. Waichemberg – Rio.

 

“Eu tenho a consciência sincera dos inocentes”, afirmou Genoíno em entrevista coletiva, após a posse. “Além da minha consciência serena de inocente, estou cumprindo o dever como deputado federal, respeitando as leis do meu país e as leis constituídas da República. Há uma cláusula pétrea na Constituição que diz que uma pessoa só será considerada culpada após o trânsito em julgado”, disse o novo parlamentar. Nunca antes neste país um político foi tão cara de pau.

Kaled Baruche – SP.

 

A posse do Sr, Genuíno como congressista, embora condenado pelo STF, mostra bem o quanto nossas leis são lenientes para com os criminosos detentores de poder econômico. Cinismo igual só o do médico que faltou ao plantão por mero capricho pessoal e deixou morrer um ser humano baleado na cabeça. Ambos posam e falam com a desfaçatez dos que têm a convicção que sairão impunes.

José Paulo Guarabyra Vollmer – Araruama/RJ.

 

Condenado no processo do mensalão, José Genoíno, que foi presidente do PT, ofende a dignidade da Câmara dos Deputados (se isso ainda é possível), ao tomar posse no mandato de deputado federal. De infrator das leis se autopromove a legislador. Que partido é esse que lhe presta solidariedade e aceita ser representado por um condenado pela mais alta Corte do país? Não é essa a democracia que nós, brasileiros merecemos e queremos.

Anánder Kleinman – Rio.

 

Para não reclamar de bombardeio e tortura por parte da imprensa, por que Genoíno não aguarda em casa o julgamento dos recursos? Impõe aos cidadãos brasileiros verem que mesmo condenado continua exercendo cargo público recebendo salário, em vez de estar preso, já que é condenado por corrupção e formação de quadrilha. Pior que isto só ler que o deputado Paulo Fernando (PT-AL) comparou-o a Jesus e a Mandela, condenados e presos e referências populares até hoje. Um mínimo de respeito é necessário neste momento.

Bernardo Kvapil – Rio.

 

Ter acoragem de acusar a imprensa de praticar “tortura moderna” porque denuncia o fato de, mesmo condenado pela Justiça, assumir o mandato de deputado é um exemplo de pessoa fora da realidade. Nos países de verdadeira democracia, onde as pessoas têm honradez, é comum o político renunciar à vida pública ao saber da publicidade de atos seus praticados contra os bons princípios. A condenação, pela Justiça, é motivo para impedir o exercício de função pública. Isso é o que ensina o bom-senso.

José Façanha Mamede – Rio.

 

“ A posse do réu condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha é tola tentativa de retomar a história do ex-guerrilheiro José Genoíno, que, como já defini aqui, se transformou em um perverso formulador da História ao se dizer vítima de novos torturadores da imprensa, que, em vez de pau de arara, usariam a caneta para lhe infligir sofrimento.

Transformar a liberdade de expressão e de informação em instrumento de tortura mostra bem a alma tortuosa desse político equivocado, metido em bandidagem para impor projeto político “popular” ao país. Assim como entrou pela porta dos fundos da Câmara para tomar posse de um mandato que moralmente já perdeu, Genoíno sairá pela porta dos fundos da História direto para a cadeia.

Jornalista Merval Pereira.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More