sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ações dos prefeitos no primeiro dia


A disposição política dos prefeitos no início de governo no Brasil

Em São Paulo, Fernando Haddad anunciou em seu primeiro dia de governo um pacote de medidas: prevenção contra enchentes e levantamento de terrenos para construção de três hospitais e 172 creches. Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, liberou 2 milhões para educação e prometeu dias melhores. Em Recife, o prefeito Geraldo Júlio, dedicou o seu primeiro dia em revisar contratos com terceirizados. Também cortou 633 cargos comissionados e demonstrou preocupação com o baixo nível de investimento da prefeitura. Em seguida conduziu todo o seu secretariado ao bairro Curado para visitar áreas onde será implantado o Hospital da Mulher, uma das principais promessas de campanha.

Em fortaleza, o prefeito Roberto Claudio convocou todos os vereadores para votar criação de oito novas secretarias em sessão extraordinária. Logo após a declaração o prefeito empossou o seu secretariado e disse que visitará todos os 92 postos de saúde da capital.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ameaçou cancelar o contrato com a Delta, empresa responsável pela limpeza urbana. O prefeito quer que a empresa apresente uma defesa sobre irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Tocantins. Entre as denúncias, a de que a Delta Construções teria forjado documentos e, com a colaboração de funcionários públicos, vencido a licitação em 2009, mesmo apresentando documentação vencida de capital social.. A Delta serviu o governo de Raul Filho, do PT, nos últimos oito anos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, logo após assumir o cargo, convocou um mutirão de limpeza e reduziu o número de servidores e secretários. O novo prefeito trocou o paletó pelo uniforme de gari e disse para mais de 500 funcionários de limpeza pública, que queria um mutirão.

Em Salvador, ACM Neto, radicalizou. Em pacote de 39 decretos congelou 305 milhões de reais destinados a quitar dívidas herdadas da administração do ex-prefeito João Henrique Carneiro (PP). Neto também antecipou que a prefeitura vai contingenciar o orçamento de 2013, que classificou de irreal.

- Constatamos que as despesas estão subestimadas e as receitas superestimadas. Este orçamento não é real.

A atitude dos políticos que não foram eleitos ou reeleitos nas eleições do último dia 7 de outubro virou cultura macabra ninistra. Casos semelhantes de irresponsabilidade e desrespeito para com a população aconteceram, também, no Estado do Rio de Janeiro, precisamente nos municípios da Região Metropolitana e Baixada Fluminense: Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita.

Para completar a lista macabra de políticos irregulares, o ex-presidente do PT, José Genoíno, assume a vaga de colega na Câmara Federal. O espantoso é que o novo deputado acaba de ser condenado pelo STF – Supremo Tribunal Federal -, por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão.

- Como pode, o novo deputado condenado, agora, editar leis, se ele próprio foi condenado por não cumprir a lei?. Pergunta o filósofo Roberto Romano.

Jornalista Gilberto Pessoa

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More