domingo, 13 de janeiro de 2013

BELÉM COMEMORA ANIVERSÁRIO

Aniversário de Belém tem bolo gigante e missa
COMEMORAÇÃO
Capital paraense recebeu série de homenagens durante o sábado

Foi sob chuva que Belém iniciou as comemorações pelos 397 anos de fundação, ontem. Mesmo com o tempo chuvoso, a população chegou cedo para o tradicional corte de bolo no Ver-o-Peso. A festa começou por volta de 8h20, com a chegada do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). A programação foi aberta com o parabéns e distribuição do bolo de 20 metros, feito pelo Sindicato da Indústria da Panificação (Sindipan). Mudas ornamentais também foram distribuídas e serviços de emissão de documentos e atendimento à saúde, realizados.
Em seguida, uma missa em ação de graças foi celebrada na Catedral Metropolitana de Belém, presidida pelo arcebispo dom Alberto Taveira. Fechando a programação da manhã, 16 personalidades receberam a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, honraria concedida àqueles que deram contribuições importantes para a cidade. Além do prefeito, outras autoridades participaram da programação, como o governador do Estado Simão Jatene, a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Paulo Queiroz, além de secretários municipais e vereadores.
O bolo gigante foi um dos grandes atrativos da festa. Os participantes fizeram fila desde cedo na feira. A aposentada Maria dos Santos, 69 anos, chegou antes das 7 horas no Ver-o-Peso para ser a primeira da fila. "Acho essa festa para Belém linda. Claro que ainda temos muito o que melhorar, mas acho importante prestigiar a nossa cidade. E, claro, vim também pra provar um pedaço desse bolo tão famoso", riu.
Zenaldo cortou a primeira fatia. "Gostaria de dar meus parabéns a Belém e a toda a população, e dizer que meu presente para a cidade será muito trabalho. A união com o governo e população será muito importante nessa preparação para a Belém dos 400 anos", disse o prefeito.
Após o corte do bolo no mercado, foi realizada uma missa em ação de graças ao aniversário da cidade. Zenaldo e as demais autoridades acompanharam a celebração. Na homilia, o arcebispo dom Alberto Taveira destacou que cada cidadão tem o papel de construir, diariamente, uma cidade melhor. Após a cerimônia, o prefeito participou da entrega de peças adquiridas pelo Estado ao Museu de Arte Sacra, juntamente ao governador Simão Jatene, que parabenizou Belém pelos 397 anos. "Meu desejo é que Belém seja uma cidade mais justa, feliz, onde cada cidadão se torne protagonista dessa mudança e contribua para construir um futuro melhor", afirmou.
Ao final do evento, o prefeito concedeu a medalha do mérito Castelo Branco a 16 personalidades de Belém, entre eles a procuradora de Justiça Maria da Graça Azevedo da Silva e o paratleta Israel Cruz, que receberam homenagem póstuma

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More