terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Meio Ambiente Sustentável em Seropédica

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Análise da água em Seropédica


A secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios, desenvolve atividades educação ambiental e de análise de água com aproximadamente 200 alunos, de 8 escolas, sendo 4 da rede municipal de ensino, 3 da rede particular e 1 da rede federal.

Durante as atividades de educação ambiental são coletadas água de um pequeno lago dentro da Floresta Nacional Mario Xavier, onde os alunos tem a oportunidade de analisar as variáveis que interferem na qualidade da água utilizando o kit fornecido pela ONG WWMD, parceira do Projeto Enviroment Online.

De acordo com a bióloga Fabiana Helena da Silva, coordenadora de Gestão Ambiental da Secretaria de Ambiente e Agronegócios e coordenadora do projeto World Water Monitoring Challenge na cidade, através do uso do kit é possível explicar e discutir a importância da preservação da mata ciliar na manutenção da temperatura da água, turbidez e sua relação com a produção primária, dentre outros assuntos.

Além das análises, os alunos assistem palestras sobre sustentabilidade ambiental, cuidados com a saúde e sobre a história da Floresta Nacional Mario Xavier.

Fabiana destaca que no próximo dia 22 de março será realizado um evento comemorativo ao Dia Internacional da Água. “Estamos planejando um evento para o Dia Internacional da Água e também será realizado na FLONA Mario Xavier”, garantiu.

A coordenadora conta ainda que conheceu o Projeto através das redes sociais e que assim que pôde começou a participar das atividades. “No site do projeto há um ícone com as programações de plantio, onde as datas são agendadas previamente, cada país e cidade participante realiza as atividades com seus alunos e depois posta as fotos. A partir das fotos trocamos informações, experiências, frustrações, alegrias... Conhecemos a cultura de outros países e interagimos com muita frequência, quase que diariamente”, disse.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More