terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Seropédica contra hanseníase

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA SOBRE HANSENÍASE PARA COMEMORAR DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DOENÇA
 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu durante todo último dia 27 uma campanha informativa sobre a hanseníase, na feira localizada no centro do município. As atividades foram realizadas para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado todos os anos no último domingo de janeiro. Para dar suporte a equipe e também realizar testes rápidos foi montada uma tenda na Praça Nildo Romano. “Nosso objetivo é investir em uma política de saúde humanizada trabalhando na prevenção das doenças, por isso estamos na Praça para esclarecer a população sobre a importância da prevenção e do monitoramento da doença após confirmação do diagnóstico, além de chamar a atenção para os sinais de alerta e promover ações quer incentivem o diagnóstico precoce”, garantiu Marcelo Tinoco, secretário de Saúde.

Entre os materiais distribuídos estão folders e cartazes, que abordam o que é a Hanseníase, como acontece a transmissão, os sintomas e as formas de tratamento. O conteúdo informa ainda sobre a possibilidade de a doença causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. “Além das informações sobre a doença, estamos aproveitando para divulgar o trabalho do Programa de Hanseníase, que atende gratuitamente pacientes do município, e reforçar a importância do diagnóstico precoce”, afirma a coordenadora do Programa de Hanseniase Marineia de Souza Moreira.

O tratamento de hanseníase é realizado nas unidades do PSF e no Centro de Especialidades Médicas de Seropédica. O programa distribui também os medicamentos necessários para garantir o tratamento dos pacientes. A hanseníase é fácil de diagnosticar, de tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente. Quem tiver alguma dúvida pode procurar diretamente o programa na unidade PSF mais próxima de sua residência”, enfatizou o secretário.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele, que sempre apresentam alteração de sensibilidade, e podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo. As lesões podem ser lisas ou elevadas.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More