sexta-feira, 13 de julho de 2012

TERMELÉTRICA NA BAIXADA


UTE BAIXADA TEM PREVISÃO DE INICIO DE OPERAÇÃO EM 2014

Na manhã desta quinta-feira (12) a UTE Baixada Fluminense realizou uma reunião com os secretários municipais, representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar para apresentar a planta de construção da nova UTE e discutir assuntos relevantes a todos os setores presentes.

De acordo com Danilo Tenório Bastos, gerente da UTE Barbosa Lima Sobrinho a isenção de parte do Imposto Sobre Serviço (ISS) da obra favoreceu a instalação da UTE Baixada Fluminense. “Além de a isenção fiscal ter sido essencial para nossa instalação, outro fator importante diz respeito ao compartilhamento da estrutura já existente na UTE Barbosa Lima Sobrinho”, afirmou Danilo Tenório.

Danilo Tenório enfatizou que a Petrobras entende que o local será uma grande usina termelétrica da companhia e se for necessário ampliar as turbinas será realizada a ampliação.

O projeto já foi iniciado e tem previsão para estar concluído no quarto trimestre de 2014. Atualmente o canteiro possui 1500 trabalhadores, podendo chegar, segundo Danilo Tenório, a 3000 trabalhadores. Porém quando estiver em operação há previsão de gerar 200 vagas de trabalho.

Segundo André Noronha, engenheiro responsável pela construção e montagem da planta a Petrobras possui projetos sócio-educativos que beneficiam a população local. “Através de seu programa de responsabilidade social a Petrobras tem um projeto de qualificação de mão de obra que visa qualificar a mão de obra do município para atuar na empresa”, exemplificou Andre Noronha.

Durante a reunião o secretário de Obras, Fernando Barros apresentou a necessidade de construção de uma passarela para trazer maior segurança a travessia de pedestres tanto da Petrobras como da população residente no Bairro Jardim Maracanã.

A empresa contratada pela Petrobras para a implantação da termelétrica Baixada Fluminense foi a sueca Skanska, que ficará responsável pela engenharia, fornecimento e construção da unidade, que terá 550MW de potência. O negócio foi fechado por US$490 milhões.

A UTE Baixada Fluminense foi viabilizada pela Petrobras no leilão de energia A-3, realizado em agosto de 2011. A planta já tem contratos fechados para a comercialização da energia gerada por R$104,75 por MWh.

Participaram da reunião os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintela, de Obras Fernando Barros, o subprocurador do município Luiz Carlos Areias, subsecretário de Trabalho e Renda, João Castelo, o coordenador da Defesa Civil, Aguinaldo Cerbino, o representante da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More