terça-feira, 17 de julho de 2012

Maternidade de gesso será um prédio seguro


MATERNIDADE MUNICIPAL DE SEROPÉDICA PASSA POR IMPORTANTE REFORMA

Cuidar bem da saúde da população é uma das metas do atual governo de Seropédica. Por isso as obras de reforma da Maternidade Municipal de Seropédica estão sendo realizadas em ritmo acelerado, visando à liberação da interdição no mais curto espaço de tempo. Além disso, tem sido realizada uma série de investimentos na nas unidades básicas de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Barreto Passos, a prefeitura recebeu uma verba de R$1,260 milhões para a reforma da maternidade e que este recurso iniciou a ser aplicado na reforma da unidade. “Não iremos apenas consertar o telhado e sim realizar uma reforma que garanta a duração do serviço. Ao invés de consertarmos o telhado, para sanar e prevenir o problema a reforma da Maternidade incluirá a instalação de uma laje, entre outras benfeitorias que serão feitas no local para garantir a qualidade ao atendimento e também garantir um atendimento humanizado as gestantes e bebês”, afirmou o secretário.
A maternidade iniciou seu processo de reforma em junho e tem previsão de inauguração para setembro próximo. O local receberá além da instalação de uma laje, o aumento no número de leitos de 20 para 25, aquisição de camas PPPs para a realização de partos humanizados e a construção do terceiro centro cirúrgico, tornando o ambiente ainda mais agradável para mamães que chegam para dar à luz.
Outro diferencial é que a maternidade será reconstruída atendendo às exigências do Ministério de Saúde e da Vigilância Sanitária, fato este que a habilitará a fazer parte do Projeto do Governo Federal intitulado Rede Cegonha. “A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto, trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza”, afirmou o secretário.
Nesta reforma a maternidade será contemplada com todas os benefícios da Rede Cegonha e o profissional que atende o parto deve mostrar todas as opções existentes para o momento do nascimento, baseado na história do pré-natal e desejos de cada família. “Durante o parto, seu papel deve ser o de garantir a segurança da mãe e do bebê, respeitando essas escolhas e intervindo o menos possível”, declarou.
O termo “Parto Humanizado” tem sido usado indiscriminadamente e sem uma definição muito precisa. A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas sim uma filosofia de atendimento que respeita a fisiologia do nascimento e as escolhas do casal grávido. “Humanizar o parto é dar liberdade às escolhas da mulher e prestar um atendimento voltado para as suas necessidades”, finalizou.
Segundo Alexandre Passos a Maternidade contará com locais de acolhimento para as gestantes que morem distantes da maternidade e evitando desta forma o risco de perda do bebê e da gestante no percurso até o local de parto. “A Maternidade realizava uma média de 48 partos mensais em agosto de 2010 e atingimos uma média 140 partos mensais na época do vendaval.
Através do bom relacionamento com o Governo do Estado a Secretaria de Saúde de Seropédica estará recebendo a doação de todo o equipamento necessário para seu funcionamento, tais como camas elétricas, centros cirúrgicos, berços neonatais, entre outros serviços e equipamentos.
A Maternidade Municipal de Seropédica já realizava os testes do olhinho, da orelhinha e do pezinho, porém após a reforma a Secretaria de Saúde pretende ampliar a oferta de serviços e oferecer também cirurgias ginecológicas.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More