sexta-feira, 13 de julho de 2012

PRÉ-HISTÓRIA DE SEROPÉDICA


A Pré-História de Seropédica



Os tempos jurássicos do Município de Seropédica é coisa do passado que devem ser analisadas e estudadas com proposta democrática em busca da verdade. Foco Popular encontrou documentos e reportagens desta época jurássica em que trogloditas travestidos de políticos que vestiam a pele de cordeiros de dia, e de noite, vestiam a pele de lobos justiceiros para aniquilar opositores do governo. O vice-prefeito Zealdo Amaral ficou chocado ao receber os documentos das mãos do jornalista Gilberto Pessoa. “Creio em Deus que esta fase triste em nosso município jamais voltará”. Disse Zealdo com os olhos marejados.

O líder comunitário Mariano Zatorre conta `nossa reportagem que moradores dos bairros Boa Fé e Piranema, às margens da BR-099, foram vítimas desse sistema retrogrado de governo.

- A população foi ofendida pelo prefeito da época. “Esse pessoal tem que beber água com merda”, teria dito o chefe do Executivo Municipal em discursos políticos em várias ocasiões – conta Mariano.

O líder comunitário disse que o ex-governador Garotinho, em discurso em palanque no bairro Santa Sofia disse à população tendo ao lado o então prefeito Anabal;

- Seropédica é um saco sem fundo porque eu coloco dinheiro por cima e desaparece por baixo e ninguém sabe para onde foi....

18 anos de luta

No dia 30/06 Mariano comemorou 18 anos de trabalhos em defesa da comunidade apesar de muitas perseguições e ameaças de morte.

- Reclamei ao presidente Fernando Henrique Cardoso para verificar a situação das casas construídas no Boa Fé pois a verba foi liberada mas o trabalho estava emperrado. Dona Ruth Cardoso era a responsável pelo empreendimento e demonstrou preocupação. Ela mandou fiscais do CREA pois as casas haviam sido construídas precariamente e o saneamento não existia. A partir desta denúncia Mariano passou a sofrer perseguição – conta.

Diante da festividade e a presença do prefeito Martinazzo, Mariano conta que seu trabalho em defesa da população teve início em 1994. Na época Seropédica era o 2º Distrito de Itaguaí. A data de 30 de junho marca a primeira vitória da comunidade, que foi a abertura do Poço Artesiano de 120 metros de profundidade. “Isto só aconteceu porque o secretário Luiz H. Lima do Governo Garotinho, se empenhou tremendamente. Ele acompanhou a nossa dificuldade e tratou de nos ajudar, enquanto isso o governo municipal repetia que deveríamos tomar água com coco”, lembra Mariano.

Também na data de 30/06, depois da saída de Anabal e a entrada do Governo Gedeon, foi inaugurada a nossa Sub-Adutora de Água, que distribui água para Piranema e Boa Fé.

- Para os leitores de Foco Popular terem uma idéia do sofrimento que passamos – Conta Zatorre – Anabal ficou oito anos e fez 4 ruas, entretanto Martinazzo está no poder há 1 ano e 10 meses e pavimentou 1 mil metros de rua na comunidade.

Opositores sofrem atentados

Desde a Emancipação do Município de Seropédica muitas coisas aconteceram na região principalmente em épocas próximas as eleições. Há registro de carros e casas de opositores sendo queimados, seqüestros de pessoas e até jornais. Também aconteceram atentados e mortes de opositores do regime. Alguns fatos não foram confirmados mas outros foram amplamente divulgados pela imprensa nacional manchando o nome do Município de Seropédica.

Os tempos jurássicos acabaram e, para sempre, devem fazer parte da história antiga da jovem Seropédica. Nos dias atuais clamamos por justiça e democracia com a implantação do Estado de Direito. A ditadura Brasileira acabou em 1985. Em Seropédica iniciamos, ainda, um processo de libertação contra os ditadores do poder e torturadores da liberdade do povo seropedicense..

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More