segunda-feira, 11 de março de 2013

PRIMEIRAS DAMAS DA BAIXADA

Primeiras-damas dividem o poder com os prefeitos da Baixada

Cada vez mais estas mulhesres dividem o poder com seus maridos. Elas são as primeiras-damas da Baixada
Cada vez mais estas mulhesres dividem o poder com seus maridos. Elas são as primeiras-damas da Baixada Foto: Cléber Júnior / Extra
Cíntia Papa
Tamanho do textoAAA
Em casa ou no trabalho, elas cada vez mais dividem o poder com seus maridos, os prefeitos recém-eleitos na Baixada Fluminense. Aconselhando, opinando, sugerindo e reclamando, arrumam um jeitinho de cobrar ações dos governantes e ainda cuidar da casa, dos filhos e de si mesmas. Direta ou indiretamente, as primeiras-damas demonstram que conhecem muito bem a região onde estão.
Algumas assumiram cargos nas prefeituras, como Tatyane Lima, que está à frente da Secretaria municipal de Ação Institucional e Comunicação Social de Duque de Caxias. Érika Calazans comanda a Pasta de Desenvolvimento Social de Nilópolis. Raquel Rodrigues Gomes dos Santos é a secretária de Assuntos Especiais em Belford Roxo. E Danielle Fontoura assumiu como secretária de Assistência Social de Mesquita.
Simpáticas e antenadas, e inspiradas em Michelle Obama, a primeira-dama dos EUA, e Karla Bruni, ex-primeira-dama da França, elas lutam por melhorias na saúde, na educação e até na segurança pública de seus municípios.
Com a casa e com os maridos
Enquanto algumas primeiras-damas assumem cargos públicos e se tornam porta-vozes da população, outras preferem manter a rotina de cuidar da casa, dos filhos e da carreira. É o caso de Lucir Bornier, que divide seu tempo entre netos e cuidados com a casa.
Quem também preferiu ficar no "anonimato" foi a empresária Ana Lúcia de Almeida Camargo, mulher do prefeito de Paracambi, Tárcísio Pessoa. A advogada Ana Paula Lemos também não mudou a vida por conta da carreira política.
Mãe de trigêmeos, optou por ficar em casa, sem descuidar do marido, Max Lemos, prefeito de Queimados.
Ser mãe é a prioridade para elas
Ela são jovens, bonitas e elegantes. Bem informadas e inteligentes. Sabem exatamente o papel que representam e o que desejam para o futuro da região. A primeira-dama de Queimados, Ana Paula Lemos, optou por cuidar dos filhos, mas, mesmo morando na Barra da Tijuca, no Rio, conhece bem as necessidades da sua cidade.
Ana Lúcia Camargo, de Paracambi, cuida dos negócios da família e da filha. Mesmo assim, tenta conciliar as tarefas de dona de casa e os compromissos do marido, Tarcísio Pessoa.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/primeiras-damas-dividem-poder-com-os-prefeitos-da-baixada-7787494.html#ixzz2NHDi9ie2

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More