segunda-feira, 11 de março de 2013

EVANGÉLICOS SUPERAM CATÓLICOS

América Latina é a região mais católica do mundo


PorGiana Guterres | Correspondente do The Christian Post


A América Latina é a região com maior população católica do mundo, enquanto é na África onde mais a religião cresce. Os dois continentes representam mais da metade dos católicos, o que faz com que se tenha uma probabilidade grande de que o novo papa venha de fora da Europa. O Brasil é hoje o país com maior população católica do mundo.

  • igreja Catolica
    (Foto:Dilvulgação)
    igreja Catolica
De 2009 para 2010 o aumento de católicos cresceu em 15 milhões de pessoas, passando para 1,196 bilhão. As regiões onde aumentou o catolicismo são África e sudeste da Ásia. Já na América do Sul e na Europa caiu o número de religiosos que se declaram católicos. Os dados são do anuário pontifício de 2012.
"A importância do catolicismo em África é enorme. É de longe o continente onde o catolicismo mais cresce, tem crescido exponencialmente nos últimos anos, ao contrário do que está a acontecer na Europa e na América do Norte", disse o padre Neves à agência Lusa.
Por outro lado, África e América Latina possuem apenas 30 cardeais elegíveis dos 115 de todo o mundo. Missionários católicos falam que o catolicismo no continente africano é uma igreja viva. “É jovem, alegre e entusiasta, e vive a sua fé não tanto de uma forma racional, mas mais celebrativa", disse o padre da Costa do Marfim, João Nascimento.
Já na América Latina, eles celebram o catolicismo popular. "O povo tem uma fé com muitas devoções, a santos, romarias, peregrinações", destacou o padre Ramon Casallas, que trabalhou na região por 15 anos.
O Brasil é o país que mais professa a crença católica no mundo. Metade dos que declaram a religião da América Latina são brasileiros. Dados de 2005 da CNBB revelam que 145 milhões de habitantes confessam a sua fé, o que representa 78% de população católica. A segunda maior religião no Brasil é a Evangélica.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More