segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SEROPÉDICA SERÁ MUNICÍPIO VERDE



CTR MUDARÁ TECNOLOGIA EM 2013
SEROPÉDICA PASSARÁ A SER CONSIDERADO MUNICÍPIO VERDE
 
Após intensa luta travada pela Prefeitura Municipal de Seropédica, pelos moradores da cidade e por pesquisadores e funcionários da Universidade Federal Rural de Seropédica (UFRURAL) a Central de Tratamento de Resíduos Santa Rosa (CTR), em Seropédica, enfim mudará a tecnologia empregada no lixo depositado em sua área, desta forma eliminará o risco de contaminação do aquífero Piranema.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Ademar Quintella, desde 2010 a prefeitura luta pela mudança de tecnologia empregada na CTR e que em janeiro de 2011 após estudo realizado em parceria com a UFRuralRJ foi apresentada a Ciclus, empresa proprietária da CTR, uma proposta mais adequada nos âmbitos sociais, ambientais e econômicos. “Na época apresentamos 12 tecnologias ao grupo técnico formado por pesquisadores de diversas áreas da UFRuralRJ e selecionamos 3 que eram mais adequadas sócio-ambientalmente e economicamente de forma a não causar problemas para o aquífero e para os moradores da região”, recordou Ademar Quintella.
Ademar salienta que estas tecnologias foram apresentadas a HAZTEC – Ciclus em janeiro de 2011 e que a mesma se mostrou favorável a analisa-la, porém nada foi feito e a prefeitura voltou a cobrar providencias através de ofício enviado a empresa. “Em abril de 2011 a própria Ciclus entrou com uma solicitação de mudança de licenciamento para a geração de energia no Inea, porém o Inea ainda não tinha como licenciá-la”, disse Quintella.
Segundo o secretário a mudança de tecnologia foi facilitada pela compra da CTR – Santa Rosa pela empresa FOXX Participações que é favorável a implantação de uma Central de Reciclagem Energética de Resíduos que consiste no recebimento de resíduos após separação de recicláveis em usina de combustão do material orgânico. “A empresa começará a atuar no mês de setembro e a partir de um conjunto de Turbina a Vapor e Gerador gerará a geração de energia através da transformação da energia térmica gerada na caldeira de combustão em energia mecânica e então em energia elétrica", explicou.
Outro benefício salientado pelo secretário diz respeito às cinzas formadas pelo material queimado e ao material inerte que não foi triado previamente como metais, vidros, terra, pedras e outros que poderão ser utilizados pelo poder público para a pavimentação de vias. “Além disso, os gases gerados na combustão serão tratados em Sistema de Tratamento de Gases, o qual garante as emissões em níveis acima dos exigidos pelos órgãos ambientais brasileiros”, afirmou.
Ademar destaca que com a mudança de tecnologia gerará vários benefícios, tais como aumento do ISS, geração de emprego e renda e fomento da usina de recicláveis. “Com esta nova tecnologia que irá gerar energia elétrica atrairá também a instalação de novas empresas no entorno que visem utilizar esta energia gerada”, informou.
O secretário comemora a mudança de tecnologia que transformará a cidade de Seropédica na primeira do estado do Rio de Janeiro a ganhar ICMS verde e se tornar uma cidade sustentável, uma cidade verde. “O que era um problema quando a atual administração assumiu a prefeitura agora é um orgulho para nós, pois irá gerar energia, emprego e renda para o município, além de proteger o aquífero Piranema”, comemorou o secretário.
NOVA TECNOLOGIA IRÁ GERAR EMPREGOS
A implantação da nova tecnologia irá gerar 1000 empregos diretos para catadores e recicladores não só em Seropédica como também no município do Rio de Janeiro.
De acordo com o projeto de implantação da nova tecnologia serão criados 3 centros de triagem dos materiais, sendo 2 no Rio de Janeiro e um em Seropédica.
Fotos
1 e 2 = Ademar Quintella comemora a mudança de tecnologia que transformará a cidade de Seropédica na primeira do estado do Rio de Janeiro a ganhar ICMS verde e se tornar uma cidade sustentável, uma cidade verde
3 e 4 = CTR Santa Rosa

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More