quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CRIME ORGANIZADO QUER DOMINAR O ESTADO


PRESIDENTE DO TRE-RJ:

“CRIME ORGANIZADO QUER DOMINAR O ESTADO”

Luiz zveiter disse ao jornal O GLOBO, edição de 20.09.2012, “que há uma tentativa do crime organizado de tomar o Estado. Segundo o presidente do TER, a lei da Ficha Limpa foi um avanço, mas ainda é ineficiente para brecar os marginais que se utilizam da política de maneira criminosa.

Coronelismo

A ineficiência do poder público às vezes perde a briga para a cultura do coronelismo semelhante como tem acontecido em Seropédica e nos demais municípios da Baixada Fluminense. O município de Japeri é o mais recente caso. No dia 19.09.2012, o prefeito Ivaldo Santos (O Timor), foi preso como suspeito de ser o mandante do assassinato do comerciante André da Silva Conceição. No dia 28 de julho deste ano, o policial militar e candidato a vereador, Marcelo Coelho, foi assassinado por dois homens encapuzados que fizeram dois disparos a queima roupa. Também em Itaboraí, a situação  criminal é intensa, o carro de Wellington Campos, coordenador de campanha do candidato à prefeitura Helil Cardoso foi atingido por sete disparos. Mês passado o candidato a vereador Alexandre Perim, foi ameaçado de morte.

- A questão de mandar matar adversário político é criminal e não eleitoral... a briga política para ter o poder é uma coisa... o desvio de conduta ultrapassa o limite eleitoral, é crime  - afirma o presidente do TER.

Corrupção e coerção

O coordenador do Programa de Pós-Graduação de Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eurico Figueiredo, disse na mesma reportagem que “O que vemos são práticas políticas do passado potencializadas com a introdução do crime organizado. Essas oligarquias se articulam como verdadeiros comandos criminosos para a manutenção do poder, por meio da corrupção e da coerção”.

O cientista político e professor da PUC-Rio, Ricardo Ismael, disse o seguinte a respeito do assunto: - São máquinas criminosas montadas para se apropriar do Erário público.

Seropédica não suporta mais isso

Dos 13 municípios que integral a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Seropédica é o único que tem na região uma Universidade Federal (UFRRJ) e via de acesso ao desenvolvimento sustentável devido a sua localização e aproximação do Porto de Itaguaí, com o Arco Metropolitano, Rodovias estaduais, federais e linha férrea além de possuir espaço para porto fluvial.

A posição geográfica estratégica de Seropédica abre os olhos da velha oligarquia e daqueles coronéis do passado. Não é à toa que o tema de campanha de um candidato à reeleição é: Prá traz nunca mais”. Trata-se de um apelo em conscientizar a população de que o regime de ameaças, perseguição, corrupção, mortes políticas e apropriação indébita do dinheiro público, já passou.

Seropédica sofre – desde 1996 -, o terror da política coronelista. Neste espaço de tempo os demais municípios tem tido sucesso com o trabalho da Justiça do Estado do Rio. Muitos casos de crimes políticos contra jornalistas, candidatos a vereador, assessores políticos e roubo do dinheiro público são descobertos e a imprensa nacional divulga. Somente Seropédica fica de fora, não se descobre nada apesar das evidências e das verdades andarem tropeçando ao meio dia pelas ruas da cidade.

Fato é que muitos têm medo de falar e até de provar mas diz a tradição que em Seropédica tem um juiz que apadrinha políticos e que é o verdadeiro responsável pela blindagem dos corruptos. Vale a Justiça investigar.

Relação dos municípios da Região Metropolitana investigados pela Justiça sobre esses assuntos: Paracambi, Japeri, Nova Iguaçu, Magé,  Guapimirim, Itaguaí, Mangaratiba, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias e Itaboraí.
 

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More