quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SEROPÉDICA ÉPREMIADA MAIS UMA VEZ



Seropédica ganha título internacional Green Cities Network do Projeto ENO

Caixa de entrada





Marcar com estrela Anexo 26 de setembro de 2012 15:07

 

Seropédica ganha título internacional Green Cities Network do Projeto ENO

Durante a sexta-feira (21), comemorou-se o Dia da Árvore, no entanto, a cidade de Seropédica também teve outros motivos a serem comemorados. Desde o mês de junho o município está inscrito no Projeto Cidades Verdes, que consiste numa parceria onde a cidades participantes se prontificam a oferecer mudas para plantio, áreas para plantio e assumem o compromisso de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais.

Durante o período de junho à setembro Seropédica concorreu com 17 cidades de todo o mundo, sendo que 3 cidades seriam contempladas com o “Selo Verde”. O município ficou entre as 3 cidades vencedoras e em comemoração a esse fato ocorreu na Floresta Nacional Mário Xavier (Horto Florestal) uma solenidade simbólica da entrega do certificado de “Cidade Verde”.

O Green Cities Network, como é conhecido o “Selo Verde” é uma premiação oferecida pelo Projeto ENO (Environment Online), que é uma rede global que tem por objetivo principal promover o desevolvimento sustentável e a paz em todo o mundo.

Alunos das redes públicas municipal e federal do município, além de escolas particulares estiveram na Floresta Nacional e plantaram cerca de 300 mudas de diversas espécies nativas do Brasil.

O “Selo Verde” é um prêmio reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e tem por objetivo premiar as cidades que mais se desenvolveram em relação às questões ambientais.

Estiveram presentes, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Ademar Quintella, a chefe da Floresta Nacional, Andréia de Nóbrega Ribeiro, a professora Fabiana H. da Silva, uma das representantes do Projeto ENO/Brasil, além de duas visitantes ilustres, representantes do ENO na Argentina, Verônica soledad Ledesma (Professora de Ensino Médio e Educação Especial) e Sônia del Valle Diaz (Engenheira Agrônoma e Professora de Literatura).

A inscrição do Projeto Cidades Verdes foi mais uma das iniciativas conjuntas entre as secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente na tentativa de desenvolver as questões ambientais de Seropédica.

Apenas duas cidades no Brasil tem esse selo, são estas: São Paulo (SP), e agora também, Seropédica (RJ), o que comprova os diversos avanços do município em diferentes áreas de atuação.

FOTOS Hudson Glória
1 - Mudas são plantadas na FLONA Mário Xavier
2 - Estudantes Municipais exibem bandeira nacional durante plantio de mudas
3 - Estudantes durante o plantio
4 - Secretário de Meio Ambiente Ademar Quintella exibe certificado de Selo Verde
5 - Secretária de Educação Lucia Martinazzo exibe certificado Selo Verde
6 - Estudantes do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro durante plantio de mudas

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More