segunda-feira, 28 de maio de 2012

LULA ENTROU NUMA FURADA

Lula sobre encontro com Mendes: ‘Meu sentimento é de indignação’

Em nota, assessoria de imprensa chama de "inverídica" versão divulgada da conversa

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira ter ficado indignado com a informação de que teria pressionado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes a adiar o julgamento do processo do mensalão. Em nota, o líder petista lembrou que o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza foi reconduzido ao cargo após apresentar a denúncia do mensalão e que indicou oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”. O ministro Gilmar Mendes, que foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), afirmou à revista “Veja” que ficou perplexo com as insinuações do líder petista.
- Meu sentimento é de indignação. O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado mensalão ao Supremo Tribunal Federal (STF). E depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do STF e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja - afirmou o ex-presidente.
Na nota, a assessoria de imprensa confirma que o líder petista teve um encontro, em 26 de abril, com o ministro Gilmar Mendes, em visita ao ex-ministro Nelson Jobim, mas chama de “inverídica” a versão da conversa divulgada. A assessoria de imprensa ressalta que o ex-presidente “jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do STF ou da Procuradoria Geral da República em relação à ação penal do chamado mesalão”. “A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público”.
Gilmar Mendes confirma teor da conversa
O ministro do STF Gilmar Mendes confirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Globo News, o teor da conversa que teve com o ex-presidente Lula. Ele admitiu ter havido uma tentativa de ingerência por parte do ex-presidente sobre o processo do mensalão e ainda rebateu o ex-ministro do STF, Nelson Jobim, sobre a conversa que tivera com ambos no dia 26 de abril.
- Falamos, sim, de mensalão. Quase toda a conversa foi sobre isso - disse Gilmar Mendes.
O ministro concedeu a entrevista antes de uma palestra na Escola Superior de Magistratura do Amazonas, em Manaus, cujo tema foi “Direitos Políticos e a Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lula-sobre-encontro-com-mendes-meu-sentimento-de-indignacao-5049209#ixzz1wCqUEFKO
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lula-sobre-encontro-com-mendes-meu-sentimento-de-indignacao-5049209#ixzz1wCpisPmn
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More