quarta-feira, 2 de maio de 2012

CHEIRO DE PIZZA NO CONGRESSO NACIONAL


 

Plano não prevê convite a dono da Delta, apenas a gerente da empreiteira


BRASÍLIA - A CPI do Cachoeira aprovou, nesta quarta-feira, o plano de trabalho que prevê a convocação do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para depor no dia 15 de maio. Mas, no cronograma, não há previsão de convocação do dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish, e nem de outros governadores suspeitos de envolvimento com o empresário. O plano confirma a estratégia dos governistas de limitar as investigações às operações da empresa no Centro-Oeste e no esquema de Cachoeira, deixando de fora Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Odair sugeriu, por enquanto, a oitiva de Cláudio Abreu, gerente da Delta Centro-Oeste, no dia 29 de maio. O prazo para a CPI será de 180 dias, com término previsto para 4 de novembro de 2012.


O advogado José Luís de Oliveira Lima, advogado da Delta e de Fernando Cavendish, presidente afastado do Conselho de Administração da empresa, disse que seus clientes prestarão depoimentos à CPI do Cachoeira, que teve sua primeira reunião na tarde desta quarta-feira, caso sejam convocados.



- Se forem convocados, irão falar.



Lima disse que não daria mais declarações sobre as interceptações telefônicas da Polícia Federal que ligam a Delta ao empresário Carlinhos Cachoeira.



- Vamos esperar o desdobramento dos trabalhos da CPI. Por enquanto não vou me pronunciar.



O relator deputado Odair Cunha (PT-MG) sugere que os primeiros a serem ouvidos sejam os delegados responsáveis pelas operações Monte Carlo e Vegas, dois procuradores da República também responsáveis pelas investigações.


Mas o senador Fernando Collor (PTB-AL) continuou insistindo na convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, alegando que não há nenhuma regra que o impeça de comparecer à CPI.



- Sua vinda aqui daria peso a Comissão, que iniciaria seus trabalhos ouvindo alguém que ofereceu a denúncia - insistiu Collor.



- E para dizer porque o inquérito pernoitou anos e anos em sua gaveta sem que nenhuma providência fosse tomada - completou Collor.



O plano de trabalho sugerido por Odair Cunha está agora sendo debatido pelo plenário da CPI. Há questionamentos sobre a legalidade de convocar os procuradores.



Reunião debate sigilo do inquérito



A primeira reunião de trabalho da CPI mista de Carlinhos Cachoeira começou tensa. O primeiro embate foi entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), com o tucano levantando a suspeição do comunista para participar da comissão, por ter tido uma conversa gravada na Operação Monte Carlo. Também nesta quarta-feira, o presidente da comissão, senador Vital do Rego (PMDB-PB) , e o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), receberam o relatório completo das operações da Polícia Federal (PF) Monte Carlo e Vegas. Nestas

operações foram apontadas as relações de Cachoeira com políticos e empresários.



Apesar do embate entre Cunha Lima e Protógenes, a discussão que domina os trabalhos, por enquanto, é a possibilidade de vazamento de documentos sigilosos. Nesse debate, o clima começou a esquentar entre os senadores Collor e Pedro Taques (PDT-MT). No mesmo dia em que os dados foram entregues à CPI, partes do inquérito foram divulgadas por alguns setores da imprensa.



Com voz empostada, Collor estreou na CPI reclamando de deputados que vazaram documentação sigilosa, lembrando a determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, de guardarem o segredo de justiça dos documentos enviados à CPI. O senador Pedro Taques reagiu a Collor:



- Estamos aqui numa brincadeira da carochinha! O inquérito inteiro está na internet. Nenhum parlamentar pode ser responsabilizado por vazamento!



Collor, com voz alterada, responde a Taques e diz que há uma rede criminosa entre jornalistas e contraventores. Sem citar nomes de veículos, disse que uma revista auferiu lucros com a coabitação durante seis anos com um contraventor.



- Eu pediria ao presidente Vital do Rêgo, se não fosse cansativo, que lesse o trecho que STF que é taxativo sobre guarda de sigilo! - respondeu Collor


- Não há uma posição hipócrita, nem safada, nem jaguara de quem quer que seja aqui! Hipócritas são aqueles que fornecem informações por debaixo dos panos para alguns confrades e fazem uso dessas informações como lhes convier - completou Collor.



O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) tentou apaziguar, dizendo que a Constituição não protege o sigilo para o criminoso.



- Pode vir o despacho da mais ilustre personalidade do planeta. Mas, respeitosamente, eu digo que minha posição está subordinada a Constituição - disse Miro.



Já o deputado Silvio Costa (PTB-PR) foi lacônico:



- Estou estarrecido. Tanto o senador Pedro Taques quanto o deputado Miro estão equivocados sobre a Constituição proteger a quebra do sigilo. Mas há uma diferença entre o feijão e o sonho do senador Collor! Impossível não ter vazamento aqui. Vai ter vazamento sim! Sempre teve e vai ter agora


Inquérito liberado pelo STF tem 15 mil folhas



Dois oficiais de justiça entregaram aos representantes da CPI na manhã desta quarta nove mídias com os relatórios e seus anexos. O inquérito liberado pelo STF tem 40 volumes, com 15 mil folhas. Os dois parlamentares seguiram, após terem os documentos em mãos, à Procuradoria Geral da República (PGR), para convidar o procurador geral Roberto Gurgel para falar à CPI mista. Gurgel disse, porém, que está legalmente impedido de depor na CPI, porque tem a função de conduzir as investigações pelo Ministério Público Federal e, dessa forma, não poderia atuar como testemunha no processo



No documento que acompanhou as mídias, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou a CPI mista a compartilhar os relatórios da PF das duas operações com a Comissão de sindicância da Câmara que está investigando a relações de alguns deputados com Cachoeira, e com o Conselho de Ética do Senado, que analisa a situação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Preocupado com a manutenção do sigilo dos dados dos inquéritos, o presidente da CPI ainda não decidiu de que forma o conselho e a comissão de sindicância poderão acessar os documentos.


Veja o cronograma aprovado pela CPI nesta quarta-feira:



08/05: delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas



10/05: delegado da PF Matheus Mella Rodrigues, e os procuradores da República Daniel de Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela Operação Monte Carlo



15/05:Carlinhos Cachoeira



22/05: José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Wladimir Henrique Garcez, Lenine Araújo de Souza e outros



24/05: Idalberto Mtias de Araújo (o Dadá), Jairo Martins e outros



29/05: Cláudio Dias de Abreu, da Delta, e outros



31/05: senador Demóstenes Torres (sem partido-GO)



12/06: Debate sobre as relações de Carlinhos Cachoeira com os governos estaduais



14/06: Debate sobre a relação de Carlinhos Cachoeira com membros do Ministério Público



19/06: Debate sobre a relação de Carlinhos Cachoeira com membros das polícias Federal e estaduais

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl36lNPi

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl2vdxXV

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl2moh7o

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl2d13ca

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl2TEA8h

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-aprova-convocacao-de-cachoeira-para-depor-dia-15-4788293#ixzz1tl2GhgJH

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More