terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DIREITOS HUMANOS EM SEROPÉDICA


 

SEROPÉDICA CONTOU COM AÇÃO GLOBAL NESTE FIM DE SEMANA

 

Evento realizou ainda a posse do comitê gestor de erradicação do sub-registro da cidade

 

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos realizou neste sábado (30) a II Ação Social de Seropédica (Ação Global), no Colégio Estadual Waldemar Raythe, localizado no centro do município.

A Ação Global contou com a parceria da a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Leão XIII, DETRAN, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica e do Conselho Tutelar de Seropédica.

Centenas de pessoas participaram deste evento, e puderam realizar a retirada da 2º Via da Carteira de identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Gratuidade para retirada de documentos, CPF, foto, além disso foi distribuído roupas e agasalhos para os mais necessitados, Aferição de Pressão Sanguínea, distribuição de camisinha, corte de cabelo, e Exercício Aeróbico. Além de palestras sobre prevenção à dengue, doenças sexualmente transmissíveis e outras.









De acordo com a secretária de Ação Social e Direitos Humanos Patrícia Amaral este trabalho visa atender a todos os munícipes que necessitem de atendimento tal como o Bolsa Família. “Quando chega o final do ano as pessoas necessitam ter seus documentos em dia, os documentos são aqueles que favorecem ao cidadão o reconhecimento de sua Pessoa em qualquer parte do território nacional, pois possibilita o ingresso como funcionário ou Empregado em instituições, prestar exames ou matricular-se em quaisquer Estabelecimentos de ensino, inscrever-se em concursos e ter a possibilidade de Adquirir bens”, concluiu.

Em seguida a secretária empossou o Comitê Gestor de Erradicação do Sub-registro, onde foi indicado dois membros de cada Secretaria da Prefeitura para atuarem como fiscalizadores e orientadores. O Comitê tem por objetivo discutir a erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação básica em Seropédica.

Vania Marthins, uma das representantes do Comitê, afirmou que o número de pessoas sem registro na cidade é preocupante, considerando que o sub-registro acontece quando os nascimentos ocorridos em um ano não são registrados até o final do primeiro trimestre do ano seguinte. “É um problema que causa um grande prejuízo porque a criança precisa da certidão de nascimento para ter acesso ao pleno exercício da cidadania”, finaliza.

 

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More