Rio - As prefeituras de Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita e São João de Meriti apresentam as suas novidades para a volta as aulas na rede municipal. Os projetos vão desde as matrículas até programas de aprimoramento de profissionais e alunos.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu está fazendo um mapeamento das escolas municipais por meio de fotos.
O objetivo é avaliar as condições físicas dos prédios. O secretário de Educação, Paulo de Tarso Machado de Barros, afirmou que das 126 escolas, 86 já foram fotografadas e visitadas.
A segunda fase das matrículas na rede municipal começa amanhã. O prazo vai até quinta-feira. Os pais ou responsáveis devem ir à escola em que foi feita a pré-matrícula. A última etapa do cadastramento será no dia 4.
Em Japeri, mais seis escolas terão a implantação do horário integral, ampliando para mais de 80% o número de unidades nesse sistema.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação leva o projeto ‘Mais Educação’ a mais seis colégios. O programa tem atividades extracurriculares, como dança, música, reforço escolar, entre outros.
A Prefeitura de Mesquita promove o programa ‘Mãos Dadas’, que tem o objetivo de acompanhar a regularidade dos alunos, junto às famílias, nas escolas municipais. O projeto prevê a criação de comissão de controle da frequência escolar em parceria com funcionários do conselho tutela.
Entre os dias 4 e 8 será realizada a ‘Semana de Planejamento Pedagógico’ para os professores da rede municipal de Mesquita. Nesse evento, serão apresentadas as metas da Secretaria Municipal de Educação para o ano.
Em São João de Meriti, do dia 4 ao 8, haverá a ‘Semana de Planejamento e Formação’ da rede municipal. Ela vai reunir profissionais da Secretaria de Educação, professores, especialistas em educação e diretores da cidade.
Eles vão discutir e planejar a maneira de aplicar o ensino de forma dinâmica e interessante para despertar a atenção dos alunos.