sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O resultado do exercício democrático


O POVO ESCOLHEU CERTO. SEROPÉDICA CAMINHA A PASSOS LARGOS RUMO AO PROGRESSO INDUSTRIAL

 

O crescimento industrial impulsiona a economia devido a grande oferta de empregos e a produção em grande escala. Em resumo, é desta forma que os analíticos econômicos e cientistas políticos definem o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto. O município de Seropédica localizado na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, está inserido no setor produtivo industrial brasileiro desde o ano 2000 elaborado por estudos da Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Coincidentemente, no início deste Século XXI, a população seropedicense deu início à nova forma de consciência social e política ao rejeitar nas eleições de 2004 o modelo retrógado e coronelista implantado em 1996 alimentado por vícios e vírus sociais danosos ao tecido do Estado.

Oito anos se passaram – levando em consideração que o Município acaba de completar 17 anos de emancipação política -, vemos que mais da metade da vida social de seropédica foi prejudicada por um grupo de vândalos que insistia em manter-se no poder. As eleições de 7 de outubro de 2012 comprova a eficácia da luta social e consciência arrojada que a população local abstraiu do modelo econômico, social e político que a Nação Brasileira desenvolve com aprovação e conquista de respeito em todo o Planeta.

Nos últimos dois anos o atual governo – agora reeleito para administrar o município nos próximos quatro anos -, realizou um trabalho de base administrativa inédito na região.

Sem utilizar de qualquer ferramenta de retórica demagógica ou emprego de ferramenta populista, o prefeito Martinazzo e sua equipe de “forasteiros” - epíteto cunhado pela oposição – revelaram a caixa preta, ou melhor, a latrina submersa aos tapetes persas vermelhos da mentira, pesados aos lombos da população como bigornas de aço no clima autoritário e terrorista com feições de Monalisa.

A família seropedicense carente de saneamento básico e de serviços essenciais à vida: saúde, educação, transportes, segurança e, principalmente qualificação profissional e emprego, trabalho e renda, entendeu e assumiu a luta contra o câncer social da mentira. Foram dois anos de parceria. O povo gemia e o governo trabalhava noite e dia para limpar a sujeira impregnada nas chagas sociais.

A Pessoa Jurídica Município de Seropédica estava com o CGC sujo e, portanto, sem qualquer credibilidade para sentar à mesa com os governos estaduais e federais. Os empresários, industriais e cientistas não queriam nem trafegar pela BR-465 (Antiga Estrada Rio São Paulo), devido a fama maléfica da região que foi imposta nos primeiros oito anos de vida do município (1996-2004) e que se alastrou até 2010.

Antes do final do ano de 2012 a família seropedicense, indistintamente da cor partidária, credo religioso, condição econômica ou intelectual, já poderá desfrutar de benefícios jamais visto na região: Escola Técnica Profissionalizante, Creches Modelo, Agência do INSS, Delegacia Legal, UPA 24H, Clínica Médica de Especialização e geração em empregos de indústrias do porte da G&G, WolkWagem, Petrobrás, Coquepar, ampliação da Panco e muitas outras que já estão fixando endereço para implantação e funcionamento em 2013.

É um avanço impressionante haja vista a localização geográfica do município que contém em seu território uma das melhores universidades da América do Sul (UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e vocação reconhecida para o campo industrial e desenvolvimento econômico. Todo esse potencial intelectual e desenvolvimentista foi desprezado nos primeiros oito anos pós emancipação quando o país saía da condição de terceiromundista e iniciava a posição respeitada de potência emergente econômica juntamente com a Russia, Índia, China e África do Sul.

Seropédica, hoje, é uma flor colhida do pântano da corrupção e da impunidade. Estabelecida e regada em solo fértil da competência administrativa esta flor faz crescer suas pétalas aromáticas proporcionando às famílias da localidade a dignidade em ser seropedicense.

Assim diz o nosso Hino: “Crescer, vencer, desenvolver no explendor dessa nação, Seropédica à glória de uma nova geração, Seropédica glória de uma nova união”.

GILBERTO PESSOA

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More