This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais de 100 alunas se formam em cursos dos Cras e de serviços domésticos em Queimados



 
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados realizou nesta segunda feira-feira, dia 20 de junho, a formatura de mais de 100 alunas dos cursos de artesanato, pintura em tecido, bordados, cestaria, cabeleireiro, manicure, entre outros, oferecidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e de serviços domésticos, do Senac-Rio. A cerimônia foi realizada no Teatro Escola Metodista e marcou a entrega dos certificados de conclusão dos cursos que duraram de três a quatro meses.  
 
Ensinar uma profissão, aumentar a renda familiar e inserir mulheres, que antes não tinham carteira assinada, no mercado de trabalho é esse o objetivo dos cursos oferecidos pelos Cras. Ao todo, são oferecidos pelas unidades de assistência social mais de 15 cursos gratuitos.  
 
Para a secretária municipal de Assistência social, Gilda Baltar, a formatura das alunas prova que sempre é possível sonhar por dias melhores. “Vocês que se formaram hoje são a prova viva que é possível sonhar sim. Não importa o que aconteça, quero que saibam que vocês já são verdadeiras vencedoras por terem chegado até aqui”, ressaltou a secretária emocionada.
 
Gilda Baltar completou falando sobre a importância da formação profissional para se conquistar uma vaga de emprego mo mercado de trabalho. “Nossa maior preocupação desde que assumimos a Secretaria foi no investimento em gente, ou seja, cuidar das pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho. Com esse certificado em mãos, muitas de vocês já podem até trabalhar de carteira assinada”, finalizou.
 
O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, que também participou da cerimônia falou sobre a importância da qualificação de mão-de-obra para suprir a possível demanda de empregos com crescimento econômico do município. “Nosso governo tem a mentalidade de investir em pessoas, em seres humanos. Nossa cidade esta crescendo em todos os sentidos. Isso significa que empregos serão gerados e vamos precisar de gente preparada para ocupar essas vagas”, salientou o prefeito, que ainda parabenizou todas as formandas. “É uma enorme satisfação ver todas aqui na formatura. Meus parabéns, porque eu sei que passaram por muitos obstáculos para chegarem até aqui. Tenho muito orgulho de vocês e de ser prefeito de uma cidade com tantas pessoas batalhadoras”, elogiou Max Lemos.

Violência Amazônica


Port Lúcio Flávio Pinto

Acabávamos de atravessar de Xambioá, bem em frente, no Estado de Goiás (atual Tocantins), para o outro lado do rio Araguaia, em São Geraldo, no Pará. Percurso de mais de 500 metros num rio caudaloso e, nesse ponto, fundo. Ainda descíamos da lancha (“voadeira”, na linguagem local), quando um soldado da Polícia Militar, rifle em riste, engatilhado, pediu nossos documentos.

– Como!? – espantou-se, já indignado, o senador Teotonio Vilela, o “menestrel das Alagoas”, convertido, sob a bênção heróica da canção de Milton Nascimento, de usineiro nordestino, a mais antiga (e das mais danosas) das elites nacionais, a campeão das liberdades públicas.

– Identifiquem-se! – foi a ordem do soldado, caprichando na mira, indiferente ao espanto que causava.

Teotônio disse que era senador da república e não ia se identificar coisa nenhuma. Não estava entrando num país estrangeiro. Circulava por sua própria pátria. Fez menção de avançar. Segurei seu braço e lhe pedi que atendesse ao “pedido” do PM.



Ainda contrariado, Teotônio puxou sua vistosa carteira senatorial. O soldado a olhou com rigor e só então se virou para “nosotros”: os deputados federais peemedebistas Jader Barbalho (do Pará) e Cristina Tavares (Pernambuco), mais um jornalista de Brasília (Antônio Carlos Queiroz) e eu. Só depois de nos ter devidamente identificado, o PM nos deixou passar na direção de São Geraldo. Não deixando de nos acompanhar com seus olhos vigilantes.

Desse momento em diante o que vimos foram expressões de medo, às vezes daquele horror puro reconstituído por Joseph Conrad no célebre romance que deu origem a um dos melhores filmes de guerra, “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola.



Estávamos em guerra no “bico do Papagaio”, esta ponta de terra que avança do sertão para “bicar” a Amazônia com sua crua realidade e o misticismo simbólico dos sertanejos. Eles cruzam o rio atrás da bandeira verde, que os guiará para a terra abençoada, o Éden fundiário, capaz de dar-lhes a condição de proprietários rurais, jamais alcançada na própria terra sofrida e explorada, onde têm que trabalhar para um senhor?

Naquele ano de 1982 ainda ressoavam com força as histórias em torno da guerrilha do Partido Comunista do Brasil no Araguaia, uma década depois da sua extinção. As cinzas da segurança nacional foram reavivadas e viraram brasas de novo, incandescentes



No “tempo da guerra”, três mil soldados do Exército foram acantonados em Xambioá para dar combate a 69 guerrilheiros, imbuídos daquela boa vontade que pode ser o passaporte para o desastre, quando turva a inteligência e a compreensão, como aconteceu ali. Mesmo depois que eles se foram, quando o combate convencional foi substituído pelas operações móveis (e, sobretudo, a população local abandonou os guerrilheiros, precipitando e encurtando o fim do “foco”), os barqueiros que faziam a travessia eram informantes a serviço do comandante camuflado da região, o tenente-coronel Sebastião Rodrigues de Moura, mais conhecido por Curió. Ele se dizia membro do todo-poderoso Conselho de Segurança Nacional. Mas era mesmo do soturno – e pouco eficiente – Serviço Nacional de Informações, o SNI.

A arrogância do PM, mesmo diante de representantes do poder legislativo nacional, e o pavor da população, só controlado à noite, virada em claro até o amanhecer pela prosa encantadora do senador, a desfiar “causos” sem fim sobre as entranhas assustadoras do Brasil, que ele tão bem conhecia, tinha uma nova razão para existir.

O governo militar acusava dois religiosos franceses de estarem tentando criar um novo “foco” de guerra popular naquelas paragens. Aristide Camio e François Gouriou tinham vindo da Indochina e conheciam muito bem a opressão. Tornaram-se vítimas dela: presos por atentado à segurança nacional, apontados como insufladores de uma emboscada de posseiros contra agentes da Polícia Federal e técnicos do Incra, foram mantidos presos até serem expulsos do país, depois de julgados pela justiça militar como subversivos.



Enquanto, mais uma vez, estava diante da violência sufocante e permanente da Amazônia, por vezes invisível ou imperceptível, pensei no significado etimológico e semântico da palavra “ocupação”. A Amazônia era – e continua a ser – fronteira de ocupação. Todos repetem a frase. Poucos se apercebem do seu significado profundo.

A nova expressão, dos anos de 1970, substituiu o jargão dos anos de 40/50. Naquela época, a nação queria que a Amazônia fosse “valorizada”. Por isso, o primeiro organismo criado (em 1953) para promover o desenvolvimento regional se chamava Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), em plena era do “varguismo” nacionalista – e, já então, democrático.



Era preciso conhecer para valorizar. E, ao valorizar, reconhecer o valor daquilo que constituía a Amazônia: sua natureza fantástica e sua gente resistente e brava. Já “ocupação” implica em impor, submeter, fazer o nativo se curvar ao senhor que chega, dono da iniciativa, árbitro do que fazer, beneficiário do que se tiver feito. A Amazônia deixando de ser o que é para se tornar o que o colonizador quer que seja: um lugar de crescimento econômico acelerado, capaz de produzir mercadorias aceitáveis no mercado mundial, em volume crescente

Para isso, o nativo rudimentar é posto para fora dos seus domínios, apesar de seus séculos de ancestralidade. A paisagem se transforma para se tornar o cenário onde emergirão hidrelétricas, estranhas, minas, rodovias, cidades, portos – a modernidade, enfim.

Para “amansar” a terra bravia, milhares de seres humanos destituídos de posses, mas cheios de esperança, são lançados na linha de frente, como se fosse (e é) um front de guerra. Conflitos, mortes, desmatamentos, violência – tudo isso é um meio ilegítimo para o fim necessário: fazer da Amazônia uma usina de dólares.

Se um casal (dito ambientalista) é morto porque se opõe a esse desígnio no seu chão imediato, que é isso senão o preço devido a pagar para que a ocupação da Amazônia a torne uma fonte de geração de dólares e de consumação do projeto do Brasil Grande de militares e civis? A violência é como um combustível dessa engrenagem. Por que o espanto com uma morte depois da outra? Como dizem os geopolíticos de gabinete, não se faz um omelete sem quebrar ovos. A quebradeira da Amazônia é do tamanho que ela tem.



Magé terá seis candidatos a prefeito



Subiu para seis o número de candidatos ao cargo de prefeito do município de Magé, que terá eleições suplementares no dia 17 de julho. Ezaquiel Siqueira da Conceição e sua vice, Maria das Graças Melo de Souza, ambos do PCdoB, entraram com o pedido de registro nesta segunda-feira,dia 20, último dia para apresentação de requerimento em caráter individual. Os registros dos candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito, inclusive os impugnados, vão ser julgados pelo Juiz da 110ª Zona Eleitoral de Magé, Thiago Holanda Mascarenhas, e as decisões publicadas até o dia primeiro de julho, ou seja, até 16 dias antes da votação.



Além da chapa do PCdoB, registraram as candidaturas a prefeito e vice Octaciano Gomes Ramos e Thelma Regina Lodi Castro (PSOL); Genivaldo Ferreira Nogueira e Eduardo Domingos Marques (PPS); Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues e Gutemberg Oliveira de Assunção (PT); Werner Benites Saraiva da Fonseca e Valdeck Ferreira de Mattos da Silva, pela Coligação "Magé para os mageenses" (PTdoB e PTC); e Nestor de Moraes Vidal Neto e Cláudio Ferreira Rodrigues, pela Coligação "Magé no rumo certo" (PMDB, PSDB, PSL e PSC).



Nesta terça-feira, dia 21, encerra-se o prazo para o juiz da 148ª ZE, Orlando Eliazaro Feitosa, convocar os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para elaboração do plano de mídia do horário eleitoral gratuito. É também o último dia do sorteio para escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. A propaganda gratuita no rádio e na televisão tem início nesta quarta-feira, 22 de junho.

TRE-RJ quer garantir a lisura do pleito em Magé


Para orientar as chapas que concorrem à Prefeitura de Magé, o corregedor regional eleitoral, Antonio Augusto de Toledo Gaspar, participou, na manhã desta quarta-feira, dia 22, de uma reunião com os 12 candidatos a prefeito e vice-prefeito do município. No encontro, o corregedor disse que o TRE-RJ vai agir com rigor. "Qualquer irregularidade será reprimida, além de se determinar os procedimentos cabíveis. O que se almeja é a igualdade entre os candidatos", afirmou.



A garantia da igualdade na competição eleitoral é uma preocupação do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que não está restrita às eleições suplementares de Magé. Há menos de um mês, o Rio de Janeiro tornou-se o primeiro Estado brasileiro a manter em funcionamento permanente a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, com juízes designados para atuar de forma informativa e educativa junto aos partidos mesmo em ano não eleitoral.



A decisão do TRE-RJ de realizar a reunião desta quarta-feira, dia 22, em Magé ocorreu após uma denúncia anônima por e-mail à Corregedoria Regional Eleitoral. A prefeita cassada Núbia Cozzolino estaria coagindo pessoas a colocar cartazes com propaganda do candidato apoiado por ela. Realizado no Fórum Regional da Vila Inhomirim, o encontro contou ainda com a presença dos juízes Orlando Feitosa e Tiago Holanda Mascarenhas, responsáveis, respectivamente, pela propaganda eleitoral e registro de candidatura.



O corregedor regional eleitoral, juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, forneceu aos juízes eleitorais suporte para a condução do pleito, no dia 17 de julho, além de assegurar que irá visitar semanalmente o município para acompanhar de perto o processo eleitoral. "Esse pleito irá valer como uma boa experiência para as próximas eleições e o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, irá proporcionar aos senhores todo o apoio necessário", concluiu o juiz.

4º EVENTO SEROPÉDICA SOLIDÁRIA

A GRANDE FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO E AMOR SOLIDÁRIO ACONTECERÁ NA PRAÇA CENTRAL DO BAIRRO SÃO MIGUEL, DIA 0 DE JULHO NO PERÍODO DE 9H ÀS 15 HORAS.
TODA POPULAÇÃO SEROPEDICENSE ESTÁ CONVIDADA.

SECRETARIAS DA BAIXADA APRESENTARÃO RELATÓRIOS SOBRE COMBATE AO CRACK


A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSDB), realizará uma audiência pública, nesta quinta-feira (30/06), onde serão apresentados relatórios sobre ações realizadas na prevenção e combate às drogas pelas secretarias de Assistência Social dos 13 municípios da Baixada Fluminense. Com o tema “A Baixada Fluminense unida em enfrentamento ao crack”, a reunião acontecerá na Sala 311 do Palácio Tiradentes, Centro do Rio, às 10h. Nos últimos dois meses, a comissão visitou cidades da região para avaliar suas atuações.



Segundo Claise, a partir dos relatórios apresentados por cada município, será organizada uma grande mobilização. “Após esse encontro, marcaremos uma operação em todos os municípios da Baixada Fluminense para retirar das ruas crianças e adolescentes dependentes”, explicou. Foram convidados os prefeitos da Baixada, além dos secretários de Estado de Assistência Social, Rodrigo Neves, e de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem.





Diretor da Cedae fala sobre abastecimento de água na Baixada


O diretor de Engenharia, Construção e Empreendimentos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Jair Otero Peixoto, será ouvido nesta quinta-feira (30/06) pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) criada para investigar as causas de problemas no abastecimento de água na Baixada Fluminense, para tratar de obras não concluídas na região. Na reunião, que acontece às 14h na sala 316 do Palácio Tiradentes, estarão presentes ainda os diretores da companhia responsáveis pelos municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti e Belford Roxo.



Presidente da comissão, o deputado Waguinho (PRTB) declarou que o objetivo do encontro é conhecer as obras não concluídas pela empresa na área. "Ao ouvir os representantes da Cedae pretendemos ter um panorama das obras inacabadas na região e, com isso, cobrar sua conclusão", afirmou.

Estado terá programa de recuperação de dependentes químicos


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (22/06), o projeto de lei 331/11, que institui no estado o Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico. A proposta, assinada conjuntamente pelos deputados Edson Albertassi (PMDB), Rafael Picciani (PMDB), Claise Maria Zito (PSDB) e Marcio Pacheco (PSC), especifica que o programa, que será organizado no âmbito da Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos, desenvolva ações, programas e atividades de “prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas”.

Para a execução do programa, o projeto prevê a participação de entidades religiosas e da sociedade civil sem fins lucrativos que atendam usuários ou dependentes de drogas. Para isso, ele prevê que eles recebam recursos da Secretaria de Estado de Saúde e do Fundo Estadual de Saúde (FES). “Ele permite que o estado entre em um novo momento em matéria de atendimento aos dependentes químicos. Com ele, ganhamos um mecanismo de combate a este problema que destrói tantas famílias”, argumenta Rafael Picciani.

“ Já existe dotação orçamentária aprovada para este programa, que vai multiplicar as vagas para tratamento no estado”, argumentou Albertassi, informando que hoje existem 270 vagas e que o projeto pode ampliar a rede em mais 2 mil leitos. O projeto será enviado para a sanção do governador. Sérgio Cabral terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta, que terá de ser regulamentada pelo Estado.



(texto de Fernanda Porto)

Mudança no sistema eleitoral deve passar por referendo

Proposta de emenda à Constituição ou projeto de lei aprovado no Congresso que altere o sistema eleitoral brasileiro somente poderá vigorar após ser aprovado em referendo. É o que determina a PEC 42/11, de autoria da Comissão da Reforma Política do Senado, aprovada nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto ainda vai ao Plenário do Senado e, se aprovado, segue para a Câmra dos Deputados.


O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou voto favorável à matéria. Para ele, a proposta "valoriza a vontade popular e confere maior proteção ao princípio da proporcionalidade nas eleições para os representantes do povo no Parlamento".

O sistema eleitoral é a forma como são eleitos os representantes da população. Hoje os deputados e vereadores são eleitos pelo sistema de voto proporcional em lista aberta. Entre outras, há propostas de mudança para voto proporcional em lista fechada - em que o eleitor vota apenas no partido, e não mais em um candidato específico -, para voto distrital - em que o eleitor vota num candidato específico dentro de um distrito, que seria uma subdivisão do estado - e para o chamado "distritão" - em que seriam eleitos os candidatos mais votados no estado. A Comissão de Reforma Política concluiu pela adoção do voto proporcional em lista fechada, mudança que ainda não foi votada pela CCJ.

No debate, os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Humberto Costa (PT-PE) se posicionaram contra o referendo. Demóstenes afirmou que os legisladores têm legitimidade para aprovar alteração no sistema eleitoral. Já Humberto Costa disse considerar que a consulta à população deveria ocorrer algum tempo após a adoção do novo sistema.

Já Pedro Taques (PDT-MT), Francisco Dornelles (PP-RJ), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Simon (PMDB-RS) e Roberto Requião (PMDB-PR), entre outros, apoiaram o referendo, considerando que a população brasileira deve se posicionar sobre a alteração na forma de eleger seus representantes.

Na justificação da PEC, seus autores consideram que uma proposta de sistema proporcional de lista fechada ou de voto majoritário representaria "subtração da soberania popular", caso seja aprovada apenas pelo rito de tramitação das propostas legislativas. Dessa forma, argumentam que a adoção de mudança no sistema eleitoral "deve ser sancionada pelo principal interessado, o eleitor, em referendo convocado para esse fim".

Senado começa a debater o Código Florestal nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará de audiência pública promovida conjuntamente pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA). A reunião será a primeira de uma série a ser realizada pelo Senado para debater o projeto de lei (PLC 30/2011) que muda o Código Florestal (Lei 4.771, de 1965).


A ministra também discutirá com os senadores o Decreto nº 7.029/2009, que institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado "Programa Mais Ambiente".

A audiência conjunta é está sendo anunciada como um sinal de que a Casa quer fazer confluir os interesses aparentemente antagônicos da agropecuária e da ecologia, conforme têm declarado os presidentes das duas comissões, Acir Gurgacz (PDT-RO) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O próprio presidente do Senado, José Sarney, determinou que se fizesse um exame aprofundado da controversa matéria que foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 24 de maio.

- Aqui vamos buscar conhecimento e evitar emoções exacerbadas - tem repetido o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, Jorge Viana (PT-AC). Nas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura, o relator será Luiz Henrique (PMDB-SC).

Presidente da CRA, Acir Gurgacz ressaltou nesta quarta-feira (29) a importância da aprovação de um Código Florestal que atenda a todos os segmentos da sociedade para aumentar a produção de alimentos. Já Rollemberg tem enfatizado a idéia de que o novo Código leve o país a aproveitar ao máximo seu potencial como economia sustentável.



lém de aspectos econômicos e socioambientais, capazes, por si, de mobilizar milhões de brasileiros, o texto do novo Código Florestal também tem envolvido intensa batalha ideológica pelos jornais, pela internet, no Congresso e mesmo no âmbito do governo. Na mesa, além das regras relacionadas à proteção das florestas, está o modelo de desenvolvimento a ser adotado pelo Brasil. Enquanto os produtores rurais levantam a bandeira da produção de alimentos, os ambientalistas afirmam que, sem preservação dos recursos naturais e proteção firme às florestas brasileiras, não há como garantir produção sustentável.

Da Redação / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONSELHOS TUTELARES DE TODO O ESTADO SERÃO VISTORIADOS ATÉ OUTUBRO



A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Claise Maria Zito (PSDB), garantiu que todos os conselhos tutelares do estado serão vistoriados pelo colegiado até outubro. A afirmação foi feita, nesta terça-feira (28/06), durante audiência pública realizada no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, para discutir a infraestrutura dos prédios onde funcionam esses conselhos. “Com as vistorias que já fizemos na capital e na Baixada Fluminense, conseguimos conscientizar a população sobre a importância que essas entidades têm. Precisamos sensibilizar os governos municipais para que os conselheiros tenham o mínimo de infraestrutura para trabalhar”, declarou a parlamentar.

Claise aproveitou o encontro para apresentar os levantamentos feitos nos conselhos tutelares que foram visitados pela comissão nas últimas semanas. A deputada do PSDB esteve em 17 conselhos da Baixada, enquanto que a deputada Clarissa Garotinho (PR) vistoriou os prédios da capital fluminense. “Aqui, na cidade do Rio, percebemos a falta de equipamentos modernos e de fácil manuseio nesses locais. Vimos também que a capital precisaria de 64 conselhos para atender a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que prevê que, para cada 100 mil habitantes, deve haver um órgão desse porte. No entanto, o Rio só dispõe de dez conselhos”, explicou Clarissa.

Para Waltair do Nascimento, representante da Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares, o resultado da audiência significa um passo importante na definição de políticas para os conselhos. “Não há duvida de que a iniciativa da reunião é um marco importante nessa luta. Porém, dependemos de toda uma estrutura, com instalação adequada, para que possamos realizar bem o nosso papel. Quem mais perde com isso é a população. São muitas as reivindicações, mas, com uma série de audiências e com todas as vistorias sendo feitas, acredito que estamos caminhando para uma vitória”, acredita.

No final da reunião, os deputados membros da comissão se dividiram por regiões e definiram como serão feitas as demais vistorias no próximo semestre. O deputado Marcus Vinícius (PTB) ficou responsável pela ida aos prédios e salas da Região Serrana; a deputada Clarissa Garotinho vai às regiões Norte e Noroeste; e a deputada Inês Pandeló (PT) ficará com a região Sul fluminense. Os conselhos tutelares são órgãos instituídos através da Lei 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), constituídos por cinco membros, eleitos pelas comunidades, que têm a missão de acompanhar e decidirem as medidas de proteção aos menores.

Também participaram da audiência os deputados Sabino (PSC); o subcoordenador do 4º Centro de Apoio Operacional (CAOp) das Promotorias de Justiça de Infância e da Juventude do Ministério Público do Rio, promotor Afonso Henrique Reis Lemos Pereira; e o vice-prefeito de Pinheiral, João Batista Teixeira, além de conselheiros tutelares de todo o estado.

(texto de Paulo Ubaldino)

Parabéns para o vereador Valtinho

A Comemoação em plenário

terça-feira, 28 de junho de 2011

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

COMISSÃO DE ASSUNTOS DA CRIANÇA DA ALERJ CHEGA A ITAGUAÍ E SEROPÉDICA 


A Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSDB), visitará, nesta quinta-feira (02/06), as secretarias municipais de Assistência Social de Itaguaí e de Seropédica. O colegiado será recebido em Itaguaí, às 10h, na Rua General Bocaiuva, 636, no Centro. Em seguida, às 12h, os parlamentares irão para Seropédica, na Rua Pedro Sérvulo s/nº, no bairro Jardim das Acácias. O encontro faz parte de uma série de visitas promovidas pela comissão às secretarias das 92 cidades do estado, para conhecer que medidas foram desenvolvidas no combate ao uso de entorpecentes. Os membros da comissão já cumpriram uma parte de sua agenda ao visitarem os municípios de Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nova Friburgo. "Queremos informações precisas para entendermos o que vem sendo feito pelos municípios no que se refere ao tratamento oferecido para usuários de drogas. Esses dados são importantes para que a comissão gere ações diretas que unifiquem diferentes segmentos públicos", explicou a parlamentar.

PREFEITO DEFENDE PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO NO COMBATE AO CRACK




O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, garantiu a participação do município na campanha contra o crack que a Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai promover nos municípios da Baixada Fluminense e arredores. O anúncio foi feito durante reunião realizada nesta sexta-feira (10/06) com a presidente da comissão, deputada Claise Maria Zito (PSDB). “O prefeito aderiu à nossa iniciativa da operação conjunta de enfrentamento ao crack, e também deu várias sugestões para este dia”, relatou a deputada.  Ouça matéria na Rádio Alerj: [http://radioalerj.posterous.com/prefeito-de-meriti-defende-participacao-da-un] Matos classificou a união do Legislativo com os municípios para o combate ao crack como fundamental para a região. “A Baixada tem que estar unida para combater os problemas que são crônicos em toda a região”, declarou, antes de completar: “Esta ação que a deputada propõe é de extrema importância e relevância, para que possamos fazer o enfrentamento do problema chamando a atenção também do Governo do estado e da União”. Uma das sugestões feitas pelo prefeito foi o envio de uma carta de intenções sobre o dia de combate ao crack pela comissão a todos os prefeitos da região, que já está sendo preparada. “É muito importante que os prefeitos abracem esta causa. Se não conquistarmos esta união, a Baixada ficará cada dia mais assolada por este problema do crack”, afirmou Claise durante a reunião, que contou ainda com a presença do deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ). A parlamentar também adiantou que vai agendar uma visita à Brasília, onde pretende se reunir com o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e os ministros da Saúde, Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Governo federal, para pedir apoio à ação e ao combate contínuo à droga, no estado do Rio.  Esta foi a primeira vez que um prefeito recebeu a comissão, que já havia se reunido com os secretários da área da assistência social dos municípios de Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Duque de Caxias e Belford Roxo, além de Seropédica e Itaguaí, onde conheceu os programas de combate à droga e fez o convite para a ação simultânea na região. O próximo passo será uma reunião com todos os secretários na Alerj, em que serão definidos o dia da ação, no mês de agosto, e as atividades a serem realizadas. “Iremos às ruas, escolas e específicos locais de consumo do crack promover a campanha de prevenção. Vamos abordar usuários e oferecer a eles o tratamento adequado, além de acolher as crianças e adolescentes e encaminhá-los aos abrigos”, completou a parlamentar. Texto de André Coelho

Veja o que acontece no http://www.youtube.com/user/MrGilbertopessoa

É muito bom ver as filmagens jornalísticas de FOCO POPULAR ONLINE

Bom mesmo é o http://twitter.com/#!/Seropedica

Acompanhe o twitter de FOCO POPULAR ONLINE.

COMISSÕES PERMANENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA







Ônibus da Real Rio com horário irregular


Real Rio deixa a desejar

 Centenas de famílias do Km 39 (Campo Lindo), Seropédica, estão passando o maior sufoco com o horário irregular da Empresa Real Rio que faz o itinerário Km 39-Campo Grande.
A empresa não divulga aos moradores o horário fixo da entrada e saída do coletivo, sentido Campo Grande. Por esse motivo o prejuízo é incalculável aos usuários que precisam chegar no trabalho, na escola, na faculdade ou simplesmente fazer comprar ou ter hora de lazer.
O jornal FOCO POPULAR ONLINE faz apelo aos responsáveis pela empresa no sentido de resolver esse problema.
Os moradores do Km 39 esperam, também, dos vereadores da cidade o cumprimento da promessa em fazer da praça do Km 39, o ponto de partida para a linha Seropédica-Paracambi.

SESSÃO POLÊMICA NA CÂMARA DE SEROPÉDICA


A sessão ordinária ocorrida nesta noite (27), na Câmara Municipal de Seropédica, foi paralisada por alguns minutos a pedido do vice-presidente da Casa, vereador Max Goulart. O motivo foi o parecer da Comissão de Constituição de Justiça e Redação, presidida pela vereadora Maria José, que se posicionou contrária a doação de grande faixa de terra do INCRA ao Município.
Vários vereadores pediram a palavra devido a polêmica que a vereadora levantou quanto a fiscalização da lei caso ela seja aprovada.
Veja o que ocorreu em plenário:



Vídeo 1

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vereador faz aniversário


VEREADORES CANTAM PARABÉNS PRÁ VOCÊ EM PLENÁRIO PARA VALTINHO DO FRIGODUTRA.

Mais de 200 acidentes com mototaxistas


VEREADORES PEDEM RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS. ACIDENTE QUE CAUSOU A MORTE DE UM ADOLESCENTE NA SEXTA-FEIRA CAUSOU REVOLTA E PROTESTO DOS EDIS.
Segundo os parlamentares Maria José, Max Goulart e Valtinho do Frigodutra, os transportes alternativos no município devem ser fiscalizados com rigor – principalmente os mototaxistas – que provocam muitos acidentes.
Dados do DER apontam que do ano de 2010 até junho deste ano ocorreram mais de 200 acidentes em apenas 22 Km de pistas da BR-465, que corta Seropédica ao meio.

ELEIÇÕES 2012 . PARTE (1)


Nos aproximamos do mês de outubro de 2011. Faltam menos de quatro meses para que o candidatos a candidatos a um cargo eletivo seja apresentado ao TRE municipal - pelo seu partido político como candidato de fato ao pleito às vagas de vereador ou prefeito de sua cidade.
Veja o que diz a legislação, até o dia 5 de outubro, um ano antes das eleições:







No Município de Seropédica, por exemplo, temos conhecimento da pretensão de alguns políticos à vaga de prefeito em substituição a Alcir Martinazzo – que poderá não concorrer à reeleição devido a problemas com a Legislação.
 Dentre os possíveis candidatos ao Executivo de Seropédica constam os nomes de Luciano da Rede Construir (PT), Mauro de Britto (PP), Anabal Barbosa de Souza (PH). Andréia do Charlinho (PMDB) e Max Goulart.
Na realidade, há outros pretendentes ao cargo majoritário de Seropédica. Fala-se no total de 12 candidatos na pequena cidade que há bem pouco tempo era liderada por apenas três fortes grupos políticos. Sem dúvida, o crescimento econômico da região atrai políticos e interesseiros de plantão mas quem decide seus governantes é a população ordeira, e pacificamente.
Quanto ao Legislativo é possível que haja poucas mudanças. A maioria dos vereadores que ocupam os cargos deverão reeleger-se com grande margem de votos além dos já conquistados no pleito passado.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

CARAVANA DA CIDADANIA: Uma Proposta Democrática

COLABORAÇAO: ONG A SEMENTE &  FOCO POPULAR ON LINE













quinta-feira, 23 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SEROPÉDICA E NITERÓI. PARTICIPE!


Audiência Pública em Seropédica
Tema: LDO
Data: 28 de junho
Horas: 15h
Local: Plenário da Câmara


Audiência Pública sobre ZOONIT
Convoquei uma audiência pública para discutirmos a situaçao do Zoonit. Será no dia 28 de junho, as 20h, no Plenário da Camara Municipal de Niterói.
Ass. Zaff Fernandez

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Anunciar no FOCO ONLINE É BOM DEMAIS!






REDE CONSTRUIR

VIDA PARLAMENTAR



A vocação em Servir

Poucas pessoas sabem mas a vida de um parlamentar, seja um vereador, um deputado ou senador, é recheada de preocupações em melhor servir a comunidade, o estado e a nação. Em Seropédica, por exemplo, a atitude política do vereador ou vereadora ás vezes não são entendidas devido a complexidade do cargo e da consciência social-política de um grupo que pensa de outra forma.
Entretanto, o estado de direito democrático se fortalece exatamente no conflito de idéias e opiniões.  A democracia é confirmada no meio político social em que vivemos - no referente ao respeito à liberdade de expressão e respeito às diversidades – no momento que as partes concordem ou não entre si. O mais importante de tudo no regime democrático é o respeito à individualidade e o direito de todos apesar das divergências.
            No nosso município o vereador é uma espécie de parlamentar doméstico devido às exigências diárias dos eleitores nas mais diferentes particularidades: a luz do poste que queimou, a condução de uma pessoa doente ao posto de saúde, a rua que está esburacada e precisa de raspagem ou asfalto, a realização de variadas demandas para suprir o desejo dos eleitores.
            O nosso vereador está todo o dia e toda a hora em contato com o eleitor mesmo porque ele é parte integrante do meio sócio-cultural da região. Por este motivo as cobranças são constante.
            Por sua vez, devemos entender que o vereador não é um super-homem que tem os poderes nas mãos para resolver qualquer problema.
            Faz-se necessário que o eleitor tenha o conhecimento de que o vereador é uma personalidade política escolhida pelo povo com o firme objetivo, propósito e dever de fiscalizar o Executivo (Prefeito e secretariado), no sentido de realizar cobranças de melhorias à população e cumprimento constitucionais à qualidade de vida para a população nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, esporte e lazer, trabalho e renda, etc.
            O vereador é parte integrante do Poder Legislativo que tem a função de legislar (estabelecer leis, regras, princípios e determinar); por outro lado, o Executivo (prefeito e secretariado), tem o dever de cumprir o estabelecido e determinado pelo Legislativo. Obviamente que a execução das determinações legislativas depende de verbas públicas, repasses estaduais e federais e o resultado da cobrança de impostos.
O trabalho diário do Executivo (Câmara dos Vereadores) e do Executivo (Prefeitura), são acompanhados de perto pelos órgãos de imprensa (rádio, televisão, jornais), que têm a função de informar à população o desenvolvimento, planejamento e resultados de seus afazeres à população que, por sua vez, precisa saber o que eles fazem, como fazem e de que maneira deveriam fazer para melhor servir aos eleitores que os elegeram.
            Quando este três poderes (Executivo, Legislativo e Imprensa), trabalham unidos, sem dúvida alguma a população sai lucrando porque se mantém informada sobre os erros e acertos.
            O jornal FOCO POPULAR, em sua nova proposta, desta vez online, entra em uma nova fase da informação e comunicação com seus leitores espalhados pelo Brasil, Índia, Portugal, EUA, Alemanha e demais países, conforme mapa estatístico do Google(ver gráfico 1). Em apenas sete anos de serviços prestados à população de Seropédica entramos na era da Rede de Mundial de Comunicação, a Internet.
            O jornalista Gilberto Pessoa, editor-responsável pelo órgão muito tem colaborado para este sucesso de FOCO POPULAR on line. Os artigos escritos por Gilberto Pessoa, tem ultrapassado a marca de 50 mil leitores, conforme registro da Internet.
            Como se pode notar, o jornal FOCO POPULAR online já é uma realidade não só na sociedade seropedicense mas, também, na Internet.

VEJA AO LADO AS REALIZAÇÕES PARLAMENTARES EM SEROPÉDICA.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FOCO POPULAR ON LINE PLANTE ESTA IDEIA


sábado, 18 de junho de 2011

VISITA AO PALÁCIO TIRADENTES É OPÇÃO DE LAZER NO CENTRO DO RIO




O edifício sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está integrado ao corredor cultural do Centro da cidade com a “Exposição Permanente Palácio Tiradentes – Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro”, aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo. Além de uma exposição no segundo andar, que conta a história do Parlamento no Brasil desde o Império até os dias atuais, os visitantes podem conhecer o Salão Nobre, a Biblioteca e o Plenário da Casa. Foi desse prédio, sede do antigo Parlamento e da cadeia local, que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, saiu para ser executado, no dia 21 de abril de 1792.

As visitas são monitoradas por um grupo de alunos de licenciatura em História na Universidade do Estado do Rio (Uerj), que, em sua maioria, fala inglês, francês e espanhol, a fim de melhor atender os turistas estrangeiros. São atendidos quatro grupos por dia, com até 44 pessoas, de escolas públicas e privadas. Para as instituições públicas a Alerj manda ônibus, bastando agendar pelo telefone (21) 2588-1251. A exposição funciona no segundo andar do Palácio, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

(texto de Symone Munay)

ALERJ VOTA PEC QUE DESTINA MAIS VERBA AO FUNDO DO MEIO AMBIENTE




A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará, na próxima terça-feira (21/06), em segunda discussão, a proposta de emenda constitucional 13/11, enviada à Casa pelo Poder Executivo. Ela dobra o percentual das compensações por exploração de petróleo e gás destinadas ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), elevando o índice dos atuais 5% para 10%. “É uma proposta importantíssima porque o aumento do percentual, aliado ao aumento da extração, com o pré-sal, permitirá um grande investimento em saneamento ambiental”, defendeu o líder do Governo na Casa, deputado André Corrêa

Governo incipiente ou insipiente?


Resumo do Livro   por:GilbertoPessoa     Autor : Gilberto Pessoa 

·         Summary rating: 3 stars (5 Avaliações) 
Este artigo foi escrito pelo jornalista Gilberto Pessoa, em Fev. de 2008.
·         Visitas : 18090 
·         Palavras:600 

http://focopopular.blogspot.com/
 


Governo incipiente ou insipiente?
A palavra incipiente (com C) significa principiante, neófito, um novato, na iniciação mas cheio de promessa. Insipiente (com S) significa não sapiente (sem sabedoria), ignorante, imprudente, insensato. A Baixada Fluminense, com seus 13 municípios há 10 anos passa por transformação político-social-econômica irredutível. O Governo do Estado, a Federação das Indústrias e Comércios do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), unidos ao Sebrae e governos municipais da região, na última década realizaram e ainda realizam seminários e congressos com a intenção de chamar a atenção da sociedade a respeito do crescimento iminente da região. Desta forma, as Associações Comerciais, de Moradores e demais instituições sérias são mobilizadas no sentido de atentarem para a novidade, de grande valor à família da região. Em resumo: Está chegando o progresso e com ele o emprego, a qualificação profissional, bons salários, ruas iluminadas e asfaltadas, saneamento básico, melhores escolas, hospitais e postos de saúde, melhor transporte e educação... Com o progresso vem, também, a explosão habitacional, o aumento de casos policiais como assaltos e seqüestros, etc. Agora perguntamos? Seropédica está preparada para receber o progresso já neste ano de 2007? Há 10 anos o Governo Municipal é insipiente e, em decorrência disso, incapaz de olhar para o futuro ao manter a população incipiente, mórbida e dependente. O poder político em Seropédica deu um tiro no pé e uma tremenda calça arreada na massa trabalhadora. Neste ano de 2007 Seropédica vai experimentar as dores de parto de uma nova geração, um novo tempo independente da vontade política desse ou daquele governo. O crescimento econômico/social é irredutível, ninguém pode impedir. Novas lojas comerciais, empresas, indústrias e siderúrgicas estão chegando em nossa região. A antiga rodovia Rio-São Paulo (BR 465), que corta a nossa cidade não suportará o tráfego de tantos veículos que se aproximam e eles estão muito próximos. Em decorrência disso serão abertas novas ruas e avenidas. As que existem em precário estado serão totalmente saneadas e os bairros fantasmas, urbanizados. Tudo pela urgência do progresso que bate às nossas portas nunca por competência política desse ou aquele governo. Pelo contrário, por causa dos péssimos governos municipais estamos atrasados e incipientes há uma década. O que devemos fazer, então, para receber tão grande mudança? Muita coisa. A primeira coisa que a sociedade seropedicense deve fazer é reconhecer que o poder político em nosso município está falido e tomar atitude para mudá-lo na próxima eleição em 2008. Em segundo lugar, procurar o aperfeiçoamento técnico-cultural e profissional capaz de encaixar às necessidades da nova realidade, sem discriminação. E, finalmente, em terceiro lugar, o trabalhador deve ter certeza que sua capacidade de trabalho e emprego não depende de político nenhum, mas de seu próprio esforço e conquista. Desta forma deixaremos de ser incipiente no pensar e insipiente no agir.
Publicado em: 05 fevereiro, 2008   

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Notícias Foco Atualidades


Operação desmonta quadrilha do INSS

PREVIDÊNCIA
Fraudes superam R$ 5 milhões. Só em Belém, 27 pessoas foram presas.
A Operação Hidra de Lerna - animal da mitologia grega de nove cabeças de serpente – prendeu na manhã desta quinta-feira 28 pessoas, das quais 27 em Belém e uma em Recife (PE). Todas são acusadas de praticar fraudes na concessão de benefícios assistenciais ao idoso em agência da Previdência Social na Capital paraense.
As fraudes superam os R$ 5 milhões, segundo a Assessoria de Pesquisas Estratégicas do Ministério da Previdência Social. A operação policial descobriu drogas e armas nas residências de alguns acusados. Um deles, José Guimarães Amorim, o 'Juca', apontado como um dos líderes da quadrilha, possui registros criminais por tráfico de drogas, roubo, falsidade documental, segundo a Polícia Federal. Seu patrimônio inclui veículos particulares de luxo, táxis, lancha de alto padrão e vários imóveis, entre outros.
'O ‘Juca’ é um ex-traficante que saiu do tráfico para entrar no ramo do estelionato e agora comanda uma das quadrilhas responsável pela fraude contra a previdência social. É conhecido da polícia, pois foi condenado por tráfico de drogas. Seu patrimônio inclui veículos particulares de luxo, táxis, lancha de alto padrão e vários imóveis, entre outros', comentou o delegado Wállame Machado, após a detenção de 'Juca', no bairro do Guamá.





Festa dos 100 anos enaltece a Assembleia de Deus



SEGUNDO DIA
Hoje, os festejos continuam com louvores e preces no Mangueirão
Fiéis de várias partes do Brasil e de outros países começaram, ainda de manhã, a celebração pelo centenário da igreja Assembleia de Deus, em Belém. Ontem, foram inaugurados o museu e o centro de convenções da igreja, com a presença de autoridades e muitos devotos. Familiares de Gunnar Vingren e Daniel Berg, dois dos fundadores da Assembleia de Deus, vieram da Suécia para acompanhar a programação. Ao todo, dois bisnetos de Berg, quatro netos e cinco bisnetos de Vingren estão na capital paraense para a comemoração.
A primeira inauguração do dia foi justamente a do Museu da Assembleia de Deus, que fica na Travessa João Diogo, ao lado da Academia Paraense de Letras. O prédio, que pertence ao Município foi cedido à igreja para receber uma parte dos 100 anos de história. Estão lá, por exemplo, as primeiras bíblias utilizadas nos templos e vários documentos manuscritos pelos próprios Vingren e Berg. 'Tivemos o cuidado de restaurar todos os livros, bíblias e cadernos utilizados por eles. Além de um resgate da memória esse também será um espaço dedicado a pesquisa', informou o diretor do museu, Rui Raiol.
Ontem pela manhã, os fiéis receberam também o Centro de Convenções da Assembleia de Deus, na avenida Augusto Montenegro. O espaço, com uma área climatizada de 13 mil metros quadrados - a área total é de 40 mil - e estacionamento com capacidade para 400 veículos, recebe parte da programação do centenário. A organização do evento estima que 450 mil pessoas participem da programação. Só no Pará, onde a igreja foi fundada, em 1911, a Assembleia de Deus conta com 700 mil seguidores em seus mais de 4 mil templos.


Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More