segunda-feira, 7 de abril de 2014

NOVA VIA LIGHT

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU
ASSESSORIA DE IMPRENSA
 
                                     NOVA VIA LIGHT REDUZIRÁ TEMPO DE
                                     VIAGEM ENTRE NOVA IGUAÇU E O RIO
 
Fotos de Alziro Xavier
 
O lançamento do projeto de expansão da Via Light, feito pelo governador Pezão no início da tarde deste sábado (5), aconteceu no canteiro de obras, no entroncamento da Avenida Brasil, altura de Guadalupe.
A solenidade contou a presença do prefeito Nelson Bornier, que estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Maurício Moraes, e dos deputados federais Felipe Bornier e Simão Sessim, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ele será o responsável pela terceira fase do projeto, que levará a Via Light também até ao Centro de Madureira.
Na cerimônia, Pezão enfatizou a parceria com a Caixa Econômica Federal e a União, que, conforme lembrou, já repassou R$ 15 bilhões em investimentos para obras no Estado, entre elas o projeto de complementação da Via Light.
“É um orgulho imenso anunciar o início das obras desse moderno projeto de mobilidade urbana. Tirar este projeto do papel foi muito difícil, já que não é de simples execução. Vamos melhorar a vida das pessoas, pois agora o pessoal da Baixada vai chegar ao Rio mais rapidamente. Além disso, vamos gerar emprego e renda para os moradores dessa região, que poderão ser contratados para trabalharem nessas obras “, disse o governador Pezão.
Atualmente, a Via Light possui 10,65 quilômetros de extensão e onze passarelas. Inaugurada em 1998, no primeiro governo do prefeito Bornier, a rodovia foi projetada com o objetivo de ser uma alternativa à Via Dutra, com grande capacidade de tráfego, integrando os municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Rio.
“Mas, devido à falta de conexão com as principais rodovias da região, a via hoje se encontra subutilizada, com um fluxo diário de apenas 13 mil veículos”, explicou o prefeito.
Segundo ainda Bornier, com os novos 3,4 km de expansão da Via Light, os moradores da Baixada Fluminense, especialmente de Nova Iguaçu, ganham um novo corredor viário expresso de transporte, que vai melhorar a mobilidade também entre as cidades de Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti.
 O projeto é uma parceria entre os governos estadual e federal, que deverá ser concluído e entregue à população no primeiro semestre de 2016, ainda antes da abertura dos Jogos Olímpicos.
        
         MENOS TEMPO DE VIAGEM E MAIS CONFORTO
O prolongamento da Via Light permitirá incialmente a integração do Centro de Nova Iguaçu com a Avenida Brasil, na altura do bairro carioca de Guadalupe.
A obra terá cerca de quatro quilômetros de extensão, com 12 viadutos em pontos chaves do traçado, atendendo a todos os principais fluxos dos bairros de sua área de abrangência.
         Inclui ainda a construção de dois túneis com duas galerias e três faixas de rolamento em cada uma, em projeto que também incluirá pistas exclusivas para ônibus articulados (BRT) de grande capacidade.  Na interseção com a Avenida Brasil, em Guadalupe, será construído um viaduto com seis faixas de rolamento em estrutura metálica.
         Para o prefeito Eduardo Paes, a expansão da Via Light é uma grande oportunidade de melhorar a mobilidade entre a capital e a Baixada.
“Ter uma obra como essa, com integração ao BRT Transbrasil no futuro, vai mudar a história da Região Metropolitana. É muito importante ter uma aproximação da Baixada Fluminense com a cidade do Rio de Janeiro. Essa obra vai permitir que as pessoas se desloquem em menos tempo, com mais conforto, qualidade e segurança e tenham mais tempo para o lazer e para ficar com suas famílias”, disse Eduardo Paes.
A implementação da nova via facilitará ainda a conexão da Barra da Tijuca, de Madureira e de outros bairros do subúrbio carioca ao Arco Metropolitano.
         “Não quero nem imaginar do que seria a Baixada Fluminense sem a Via Light que nós inauguramos no meu primeiro governo, em 98”, concluiu o prefeito Nelson Bornier, frisando que as obras de expansão da Via Light integram um moderno projeto de mobilidade urbana, beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes.
 
520,

--
Mais Informações:
Paulo Cezar Pereira
Tel: 99992-3676
Ana Cristina Rocha Carvalho
Tel: 96421-8245
Geraldo Perelo
Tel: 964162160
Clébio Luiz
Tel: 964262762
Joana Mineiro
Tel: 7811-6606

Daniele Ramiro
Tel: 97117-3474



3 anexosExaminar e baixar todos os anexos Exibir todas as imagens
Nelson Bornier, Eduardo Paes e Pezão assinam o termo de início das obras de expansão da Via Light2.jpg
2747K Visualizar Examinar e baixar
O canteiro de Obras da Via Light na Avenida Brasil, em Guadalupe.jpg
37K Visualizar Examinar e baixar
O prefeito Nelson Bornier disse que a novaVia Light vai melhorar a vida das mpessoas de Nova Iguaçu.jpg
3039K Visualizar Examinar e baixar

Resposta rápida

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More