quarta-feira, 22 de junho de 2011

VIDA PARLAMENTAR



A vocação em Servir

Poucas pessoas sabem mas a vida de um parlamentar, seja um vereador, um deputado ou senador, é recheada de preocupações em melhor servir a comunidade, o estado e a nação. Em Seropédica, por exemplo, a atitude política do vereador ou vereadora ás vezes não são entendidas devido a complexidade do cargo e da consciência social-política de um grupo que pensa de outra forma.
Entretanto, o estado de direito democrático se fortalece exatamente no conflito de idéias e opiniões.  A democracia é confirmada no meio político social em que vivemos - no referente ao respeito à liberdade de expressão e respeito às diversidades – no momento que as partes concordem ou não entre si. O mais importante de tudo no regime democrático é o respeito à individualidade e o direito de todos apesar das divergências.
            No nosso município o vereador é uma espécie de parlamentar doméstico devido às exigências diárias dos eleitores nas mais diferentes particularidades: a luz do poste que queimou, a condução de uma pessoa doente ao posto de saúde, a rua que está esburacada e precisa de raspagem ou asfalto, a realização de variadas demandas para suprir o desejo dos eleitores.
            O nosso vereador está todo o dia e toda a hora em contato com o eleitor mesmo porque ele é parte integrante do meio sócio-cultural da região. Por este motivo as cobranças são constante.
            Por sua vez, devemos entender que o vereador não é um super-homem que tem os poderes nas mãos para resolver qualquer problema.
            Faz-se necessário que o eleitor tenha o conhecimento de que o vereador é uma personalidade política escolhida pelo povo com o firme objetivo, propósito e dever de fiscalizar o Executivo (Prefeito e secretariado), no sentido de realizar cobranças de melhorias à população e cumprimento constitucionais à qualidade de vida para a população nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, esporte e lazer, trabalho e renda, etc.
            O vereador é parte integrante do Poder Legislativo que tem a função de legislar (estabelecer leis, regras, princípios e determinar); por outro lado, o Executivo (prefeito e secretariado), tem o dever de cumprir o estabelecido e determinado pelo Legislativo. Obviamente que a execução das determinações legislativas depende de verbas públicas, repasses estaduais e federais e o resultado da cobrança de impostos.
O trabalho diário do Executivo (Câmara dos Vereadores) e do Executivo (Prefeitura), são acompanhados de perto pelos órgãos de imprensa (rádio, televisão, jornais), que têm a função de informar à população o desenvolvimento, planejamento e resultados de seus afazeres à população que, por sua vez, precisa saber o que eles fazem, como fazem e de que maneira deveriam fazer para melhor servir aos eleitores que os elegeram.
            Quando este três poderes (Executivo, Legislativo e Imprensa), trabalham unidos, sem dúvida alguma a população sai lucrando porque se mantém informada sobre os erros e acertos.
            O jornal FOCO POPULAR, em sua nova proposta, desta vez online, entra em uma nova fase da informação e comunicação com seus leitores espalhados pelo Brasil, Índia, Portugal, EUA, Alemanha e demais países, conforme mapa estatístico do Google(ver gráfico 1). Em apenas sete anos de serviços prestados à população de Seropédica entramos na era da Rede de Mundial de Comunicação, a Internet.
            O jornalista Gilberto Pessoa, editor-responsável pelo órgão muito tem colaborado para este sucesso de FOCO POPULAR on line. Os artigos escritos por Gilberto Pessoa, tem ultrapassado a marca de 50 mil leitores, conforme registro da Internet.
            Como se pode notar, o jornal FOCO POPULAR online já é uma realidade não só na sociedade seropedicense mas, também, na Internet.

VEJA AO LADO AS REALIZAÇÕES PARLAMENTARES EM SEROPÉDICA.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More