Lei do piso dos professores vale a partir de 2011, segundo STF
PorMaria Carolina
Caiafa | Correspondente do The Christian Post
Supremo decidiu utilizar a data de confirmação de legalidade – abril de 2011 –, ao invés de fazer a lei valer desde sua promulgação em 2008. Estados saem ganhando e não terão que pagar retroativo.
-
(Foto: Divulgação)
Em 2008, a lei do piso foi editada e os Estados esperaram uma decisão do Supremo para alterar o orçamento. Esse processo só foi concluído três anos depois, em 2011, data que vai valer a partir de agora.
Joaquim Barbosa foi o único contrário ao pedido dos Estados. O presidente do tribunal afirmou que “Visivelmente, esses estados todos não querem cumprir a lei. Eles ingressam com embargos, daqui a pouco virão outros embargos".
O resultado foi oito votos a um. O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido, pois atuava como advogado-geral da União na época do fato e defendia a aplicação imediata da lei nacional.
O ministro Teori Zavascki disse que a preocupação trazida pelos estados faz sentido, uma vez que a lei deixou de produzir efeitos entre 2008 e 2011 e não houve adaptação neste meio tempo. Com a decisão, os estados ficam livres dos gastos para pagamento de retroativo.
0 comentários:
Postar um comentário