sábado, 22 de março de 2014

Projeto prevê cancelamento de multas de trânsito

 Projeto prevê cancelamento de multas de trânsito registradas durante a  madrugada
 
 
O Instituto de Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) divulgou na terça-feira (18) mais um índice alarmante. Os dados apontam que o número de homicídios dolosos aumentou 16% no estado, entre 2012 e 2013. Com o objetivo de mudar as estatísticas da violência urbana, o deputado federal Felipe Bornier (PSD/RJ) apresentou, em 2013, projeto de lei que propõe o cancelamento das multas por avanço de sinal aplicadas por radar eletrônico, entre 23h e 5h da manhã. 
“Todos sabemos que é um risco de vida parar em sinal vermelho nas esquinas das grandes cidades durante a madrugada, principalmente em locais ermos e mal iluminados. Só loucos, estando com a sua família no carro, respeitarão o sinal vermelho em locais escuros, onde não se vê viva alma. Em contrapartida, para evitar acidentes, caberá ao motorista usar a razão é reduzir a velocidade para ultrapassar o semáforo com segurança e com isso, se prevenir para não ser surpreendido por um assaltante”, defende Bornier.
 
De acordo com o instituto, as regiões da Baixada Fluminense e Grande Niterói lideraram o aumento de homicídios. A Baixada viu um aumento de 25% no número de homicídios dolosos, saindo de 1.381 em 2012, para 1.728 em 2013. “Vendo esses índices subirem, eu redobro minha preocupação. Evitar parar nos semáforos nestes horários entendo que é, no mínimo, um cuidado a mais para o cidadão não criar oportunidades de ação dos bandidos. A lógica indica  que as multas consignadas não sejam consideradas e nem aplicadas aos motoristas que prezam por suas vidas”, destaca o deputado.
O maior aumento na taxa de homicídios no Rio de Janeiro foi na Grande Niterói. Entre 2012 e 2013, o crescimento foi de 407 casos para 536.
O Projeto de Lei 5935/13 de Felipe Bornier aguarda análise da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
 
Emmanuelle Lamounier
 

 

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More