A HISTÓRIA POLÍTICA RECENTE DE SEROPÉDICA (Parte 1)

 
AQUI NOS TEMOS A REVELAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE, NUA E CRUA.




O DESTINO Político de Seropédica

 

A HISTÓRIA POLÍTICA RECENTE DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA é um trabalho realizado pelo jornalista Gilberto Pessoa, editor do jornal FOCO POPULAR. Os fatos narrados aqui são realidades vividas – em grande parte – pelo repórter que nos últimos oito anos acompanha como profissional de imprensa o desenvolvimento sociocultural e político da região.
 
 
O DESTINO Político de Seropédica
 
Mudança já
 
Seropédica é uma cidade em desenvolvimento. Com apenas sete anos de emancipação política, o município só teve oportunidade de ser governado por um prefeito em dois mandatos. A ideia de que a administração municipal transformou a cidade para melhor, é falsa. No mínimo é uma inverdade. Vamos analisar os fundamentos desta afirmação: Levemos em consideração que Seropédica era um distrito abandonado de Itaguaí. E que um grupo de parlamentares resolveu - a bem do povo -, emancipar o distrito transformando-o em município. O sonho transformou-se em realidade. Foram realizas eleições. Houve um ganhador para o mandato de quatro anos conforme dita a Lei. A administração vitoriosa realiza obras de saneamento básico, construção de escolas, posto de saúde, praças e muitos mais feitos que o antigo distrito, reivindicava de Itaguaí.
 
Casamento
Podemos confirmar que o relacionamento entre a administração municipal e a população, foi de lua de mel nos quatro primeiros anos, em alguns aspectos. Depois, o tempo começou a revelar alguns desacertos precoces. Como todo casal não está livre das briguinhas, elas começaram a surgir. A figura da oposição foi transformada no «Judas» da situação. Aí foi se revelando a outra face da moeda.
 
Tirania
A administração municipal sentiu-se traída. A oposição foi colocada na condição de «Ricardão». Quem se atrevesse a somente olhar para o Ricardão, seria punido. Foi implantado o terror na cidade. Muita coisa horrenda aconteceu. Entendamos horrenda como injustiças, e perseguições ideológicas, políticas e policiais.
 
Escola
Tudo isso aconteceu em uma fase de mudança em toda a Baixada Fluminense. O iniciador de toda essa mudança foi um homem chamado Joca. Ele fez Escola na Baixada com início em Belford Roxo.
 
Capa Preta
A personalidade do Joca foi tão marcante quanto a do «Homem da Capa Preta», de Caxias, o Senhor Tenório Cavalcante. Vamos ver porque os dois combinam.
 
Cosméticos
Tenório tornou-se um justiceiro da época que cultivava a postura de um Lampião da cidade. Joca encarnou o justiceiro religioso, carismático e emocionalmente desequilibrado. Capaz de chorar e rir ao mesmo tempo na presença de qualquer pessoa.
 
Seguidores
Ao mesmo tempo em que Joca era idolatrado em Belford Roxo, em Duque de Caxias, cidade fronteiriça, surgia José Camilo Zito dos Santos, ou simplesmente, Zito. Os dois eram acusados dos mesmos crimes: personalidades fortíssimas, não levar desaforo para casa, rir e chorar simultaneamente e, principalmente, comunicar ao pobre a notícia que o pobre gosta de ouvir. Parafraseando o presidente Lula: «Há males que vem pra bem».
 
Em Serô foi repeteco
Apesar da cópia de personalidade e governo, e da fermentação doutrinária que se alastrou por toda a Baixada Fluminense, nota-se a transformação. Sabemos que tudo foi fruto da migração e do grito do oprimido como bem escreveu o poeta Ferreira Goulart. Agora que o êxito Rural está às avessas poderemos esperar uma pequena melhora. Pelo menos é nesse rumo que a História mostra o fim das tragédias.
 
Comemoração
Nas eleições do dia 3 de outubro próximo esperamos a mudança estrutural e o fim do terrorismo. Pela primeira vez o povo de Seropédica poderá avaliar duas administrações diferentes. Somente depois de quatro anos de novo governo é que o povo saberá avaliar se houve melhoras, progresso e qualidade de vida para todos e não para um grupo ou facção. Governar não é pastorear uma igreja ou grupo religioso no qual empregam doutrinas rígidas e, às vezes, irreversíveis. A unção dos votos nas urnas coloca o governante em pé de igualdade com os eleitores.
O presidente, governador ou prefeito assim que toma posse, torna-se responsável pelo destino de todos e é obrigado a zelar pelo bem estar de todos e não de um grupo. A época Medieval ficou para trás com o triste exemplo. Lampião não deve ser copiado. Somente o amor de Cristo deve permanecer na essência dos relacionamentos sociais. O Partido Social Cristão, por exemplo, tem dado demonstração de como será, ou poderá ser o futuro de Seropédica: «Amar a Deus sobre todas as coisas e ao semelhante como a si mesmo». O que disso passar é de natureza maligna. A globalização é egoísta, mas nós do povo desejamos a posse comum e cristã dos nossos direitos. O povo de Seropédica merece amor, carinho e respeito. Temos conhecimento de que várias empresas e indústrias desejaram e desejam estabelecer seus negócios em nosso município mas foram impedidas talvez pela chuva, o calor ardente do sol ou qualquer outro fenômenos que não nos cabe aqui citar. Mas com Gedeon tudo isso vai mudar. Amém!
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
FOCO POPULAR .  Fevereiro de 2004 – ano 1 nº 1
 
O jornalista é um profissional que trabalha com a informação, a notícia, os fatos e fotos. Assim como o construtor necessita do cimento, tijolo, terra, areia e ferro para levantar uma obra, assim é o jornalista. Não se faz jornal sem a notícia e a notícia quem faz é você que é o leitor interessado nas boas informações. Obviamente há notícias que são involuntárias como desastres ou tragédias...
Mas, como já dizia certo filósofo, «o homem é um ser social», e como tal vive em sociedade na formação e construção dessa sociedade.
O habitante do município tem o dever de estar bem informado sobre seus direitos e deveres e a imprensa exerce esse papel. O cidadão deve olhar o órgão de informação como amplificador de suas ideias e indignação.
Se algo não está indo bem no colégio de seus filhos, os pais têm o direito e dever de reivindicar junto aos órgãos competentes a execução dos direitos adquiridos. Caso suas reivindicações não sejam atendidas o cidadão ou a cidadã devem colocar a boca no trombone. Aí entra o papel da imprensa em ajudá-los a conquistar estes direitos.
O jornalista deve ser ético, imparcial e não buscar denegrir a imagem de qualquer que seja. O papel do jornalista é encontrar-se com verdade e o direito. O homem de imprensa escreve sobre o fato, a notícia - respira a verdade nua e crua doa a quem doer. O jornalista não esconde a verdade para benefício de outrem.
É com essa mentalidade profissional que SEROPÉDICA HOJE chega ao Sudeste Fluminense. Eis uma mentalidade presente no dia-a-dia na defesa dos interesses da população.
O município de Seropédica é candidata ao crescimento. Isto quer dizer melhor qualidade de vida para todos.
O trabalho de um prefeito frente a administração é passível de erros e acertos. Não devemos só mostrar à população os cosméticos no rosto de uma bela mulher. Devemos, também, mostrar essa mulher sem os cosméticos. Essa é a verdade nua e crua.
O mesmo tratamento deve ser dado à administração de uma cidade. As obras de maquiarão não dignifica ninguém. Quem se aproveita desse argumento comete engodo e isso não é uma boa atitude.
E a população em sua sabedoria sabe de todas as coisas mais as vezes fica impossibilitada de reagir. Às vezes se sente até oprimida frente as situações complexas.
Nossa proposta é ficar do lado do leitor.
         gilbertopessoa@hotmail.com
 
 
 
 
EDITORIAL FOCO POPULAR - nº 2 – Ano
 
A esperança contra a tragédia
 
A população em sua sabedoria fala em prosa e versos a seguinte frase: «A Esperança é a última que morre.» E é verdade. A Esperança é para o povo um suculento alimento que, uma vez, ingerido, produz forças para o trabalho diário e desejo de vencer.
A fé - outro ingrediente que produz energia ao ser humano -, «é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêm». É desta forma que a entendemos conforme a definição bíblica em Hebreus 11:1.
A esperança e a fé são dois ingredientes divinos que podem ser estimulados pelas ações de governos e organizações sérias.
No município de Seropédica, por exemplo, notamos brotar em cada olhar de uma criança, jovem, senhor ou senhora a esperança de melhores dias.
Esse sentimento, portanto, está longe de ser resultado estimulante do governo municipal; pelo contrário, temos conhecimento de que grandes empresas tem se evadido de nossa região por causa de uma política sem pé nem cabeça implantada na região. Como consequência mãos de obras são recusadas e o desemprego continua.
Nesta segunda edição FOCO POPULAR espera receber do governo municipal votos de Boas Vindas, apesar de não termos qualquer participação empresarial de nosso município em nossa carta de clientes.
As páginas de FOCO POPULAR estão abertas às opiniões e protestos da Administração Municipal e do povo em geral. Não adotamos discriminação como método de trabalho por entender que estas atitudes estão fora do ramo da democracia.
A nossa genealogia vem do embrião democrático e não aceitamos enxertos de espécie alguma, mas aceitamos influenciar em benefício da paz e da harmonia.
Progresso
Nos próximos dias viveremos clima de euforia, discussões e decisões políticas em antecedência ao pleito do dia 3 de outubro. Nesta data o povo seropedicense estará escolhendo o próximo prefeito. Espera-se, desde já, que o novo alcaide abra as portas para o progresso em busca de qualidade de vida à população. Isto quer dizer emprego, saúde, educação e saneamento básico a todos os moradores de Seropédica.
O novo prefeito deve administrar o município em comum acordo com o governo estadual. Não admitimos discordância porque o povo é quem paga altos preços pelos erros dos governantes.
Por experiência própria sabemos que a corda arrebenta pelo lado mais fraco e em caso de política o mais fraco é o povo e Seropédica não suporta regime de opressão e descaso.
Nesta edição mostramos, por exemplo, o caso de abandono em que se encontra o Bairro Campo Lindo, na região do Km 39. Ruas esburacadas, valas negras, cobras, mosquitos, bois e cavalos fazem porcaria nas ruas e calçadas colocando em risco a saúde da população.
Quando as chuvas desabam sobre a cidade o clima de desespero toma conta dos populares porque a água invade residências trazendo cobras e demais animais que prejudicam a saúde dos moradores.
Acabada a chuva o sol torna-se brilhoso e lindo. Aí dá-se início a outro desespero à população. As poeiras levantadas pelo trafegar dos veículos provocam doenças respiratórias principalmente nas crianças e velhos.
Levados para o posto de Saúde, os pacientes não são recebidos com dignidade e o que é pior, não há medicamentos suficientes para o tratamento. Essa é a tragédia de Seropédica. Nos próximos números trataremos sobre o assunto.
 
 
 
Abandono no Km 39
 
(Artigo escrito por Gilberto na Página 2 em Fev de 2004, com fotos).
 
Contra fatos não há argumentos. A população do Km 32 enfrenta verdadeira calamidade pública. O leitor pode constatar nas fotos o estado de abandono em que se encontra a Rua José Eleotério desde a chamada emancipação administrativa. Mais de três mil moradores esperam por alguém para acabar com esta pouca vergonha e desprezo imposta aos eleitores de Campo Lindo.
Convocado por moradores da localidade Gedeon Antunes, representante do Governo Estadual, se fez presente na localidade e ouviu as reivindicações dos líderes comunitários e prometeu levar ao conhecimento da governadora a situação do Km 39, através do órgão que preside, a ADL - Agência de Desenvolvimento Local.
Nos últimos dias as ruas de Campo Lindo foram invadidas por carros de som e trios elétricos de postulantes a salvadores da pátria dos miseráveis desprezados desde a dita cuja emancipação. As paredes e muros de órgãos públicos, esquinas de ruas estão infestados de adesivos variados provocando a maior poluição visual dos últimos tempos no município que há oito anos está abandonado.
         Indústrias, empresas, e profissionais liberais procuram estabelecer negócios em outros municípios porque em Seropédica é impossível.
         O pior de tudo é que postulantes à mudança são os mesmos que há oito anos entregaram o município às baratas, ratos, cobras, pererecas, mosquitos, lamas, poeiras, pobreza e miséria.
         Estes mesmos que estão doando materiais de construção, cadeiras de rodas, óculos, cestas básicas são os carrascos do povo. Eles juntam-se com outros psicopatas do poder, verdadeiros tarados por votos de admiração.
FOCO POPULAR a partir deste número publicará reportagens verídicas sobre a história destes tarados por admiração popular, estupradores eminentes  da inocência popular que agora buscam aplicar injeção de anestesia na necessidade da população carente distribuindo alimentos, remédios e até brinquedos às crianças necessitadas.
         Estes caras de pau, enganadores que estão gastando milhões com trios elétricos, tijolos e outras porcarias para enganar a população não estão apresentando propostas de governo e nunca irão apresentar e, se por acaso apresentarem qualquer projeto para a administração do município, será um tremendo monstro sem pé nem cabeça pelo simples fato de eles nunca terem recebido o dom da competência administrativa.
         Por isso o povo não deve se enganar com pregações religiosas e discursos demagógicos de anjos que são verdadeiros demônios, ou seja, tremendos joios, ervas trepadeiras e parasitas da necessidade e da pobreza humana.
         Nos próximos números falaremos mais sobre o assunto. Para isso, contamos com a sua ajuda amados leitores, que desejam o melhor para a sua cidade.
A verdadeira emancipação de Seropédica será feita com denúncia contra os elementos desonestos que infestam as nossas ruas com porcarias mentirosas e sem vergonhas forjadas com benfeitorias demoníacas.
         *Carlos Silva, é jornalista
 
 
 
IMPACTO POPULAR
 
(Matéria em página dupla – edição nº 2 Fev de 2004 – TEXTO E FOTOS DE Gilberto Pessoa)
 
Audiência pública coloca Seropédica na galeria de luta e resistência contra a injustiça no Brasil
 
Na história recente do país temos notícias dos 20 anos de ditadura imposta pelos militares. A mobilização das forças democráticas deu origem ao chamado movimento de resistência, que envolveu artistas, escritores, políticos, estudantes e até donas de casa. Em 1984 o movimento das Diretas Já, foi a germinação da semente que estabeleceu por definitivo a volta da democracia ao país. A atuação dos Caras Pintadas no início da década de 90, causou a renúncia do presidente Collor através de um processo de impeachement. O Comitê Pedágio Não, de Seropédica, agora, faz parte desta galeria de resistência contra a truculência e a injustiça. Apesar de ser considerada pequena em idade e tamanho, a cidade de Seropédica mostrou maturidade política e força de mobilização ao obter apoio de toda sociedade local.
O Comitê Pedágio Não, venceu suas próprias limitações e diferenças. Conseguiu transmitir maturidade política ao Executivo e Legislativo do município. Obteve credibilidade popular e chegou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento chegou ao Palácio Guanabara com o total apoio da governadora Rosinha Garotinho. Por intermédio dos deputados Simão Sessim, bispo Rodrigues, Luiz Rogério, Carlos Santana e Roberto Betão (na esfera federal), e deputados Paulo Ramos, Rogério do Salão, Eli Patrício e Ronaldo Moraes (na esfera estadual), os integrantes do Comitê Pedágio Não, conseguiram fazer com que a pequena cidade de Seropédica entrasse para a história da resistência contra a truculência e injustiça.
 
PRIMEIRA VITÓRIA
A decisão do TCU permitiu a realização de audiência pública no município de Seropédica, que no dia 6 entrou para a história da resistência no Brasil. A medida cautelar concedida pelo ministro Adilson Motta proibindo cobrança de pedágio em praça irregularmente construída na linha de acesso a cidade, moveu os ânimos da população que recebeu na praça central nada mais nada menos do que sete deputados (cinco federais e dois estaduais), além de caravanas de sociedade organizada dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Japeri, Duque de Caxias, Mangaratiba, São João de Meriti e Nova Iguaçu.
O deputado Simão Sessim (PP), condenou veementemente em praça pública a truculência da Nova Dutra em insistir sitiar a cidade de Seropédica na cobrança de «impostos» ilegais e reduzir o direito de ir e vir dos moradores.
Os deputados Carlos Santana (PT) e Paulo Ramos (PDT), foram mais além, alertaram a população no referente a inscrição para aquisição de carteirinhas para passar no pedágio. «Isso é um engodo. É uma tremenda armadilha», disseram aos milhares de manifestantes que compareceram no centro da cidade debaixo de chuva.
A concentração da audiência pública foi no auditório da Biblioteca Pública, na Av. Fernando Costa e foi transmitida ao vivo para os manifestantes do lado de fora do prédio, por intermédio de um carro de som potente.
A cada discurso de um orador, a população aplaudia com entusiasmo dentro e fora do auditório.
«Essa é a verdadeira vitória da união popular» disse Gedeon Antunes, representante do governo do estado á nossa reportagem.
O deputado federal Simão Sessim, esbanjou carisma e recebeu agrado popular pelas ruas de Seropédica. Diante dos milhares de manifestantes Simão Sessim agradeceu o carinho do povo e lembrou os mais de mil votos recebidos na última eleição. Simão prometeu continuar lutando por Seropédica, «contra a Nova Dutra, porque a medida cautelar não nos concede a vitória definitiva. Temos que percorrer mais algumas etapas e a continuidade dessa união nos levará à vitória final. Eu creio em Deus e em Jesus», disse.
Quem chamou muito a atenção dos presentes à audiência pública, foi o retardatário deputado Luiz Sérgio (PT), que apesar de chegar com quase uma hora de atraso levantou o ânimo de todos ao declarar que já foi prefeito de Angra dos Reis e «como prefeito de um município  jamais permitiria a construção da praça de pedágio nestas condições em minha região».
Imediatamente, diante dos aplausos do povo, o deputado Carlos Santana, conclamou a todos e o próprio prefeito Anabal Barbosa de Souza, a dar as primeiras marretadas para destruir o concreto da praça de pedágio. Inesperadamente o prefeito levantou-se e, quando  os presentes esperavam que ele ia pegar o telefone para fazer o seu pronunciamento, tomou rumo à porta de saída e sumiu da mesma forma como entrou: mudo e calado.
A chamada grande imprensa decepcionou mais uma vez. Foi a grande ausente do evento histórico não só para a população de Seropédica mas para o estado. Poucos movimentos populares reúnem tantas personalidades públicas em defesa de uma causa e, por Seropédica ser considerada cidade de porte pequeno, o fato deveria despertar interesse jornalístico. Está de parabéns a imprensa local que deslocou suas equipes de repórteres e fotógrafos para registrar a memória de nosso município.
 
CONVOCAÇÃO
Logo após a decisão do TCU, dia 4, por sete votos a zero, favoráveis a não cobrança de pedágios pela Nova Dutra, na BR 465, em Seropédica, deu-se início a intensa convocação da população à audiência pública do município. Integrantes do Comitê Pedágio Não, utilizaram carros de som, panfletos, faixas e cartazes em tarefa de grande divulgação convocando a população para audiência pública marcada para o dia 6, sexta-feira.
Foram 48 horas de intenso trabalho e a população atendeu aos apelos do Comitê Pedágio Não. Já pela manhã de sexta-feira a movimentação de populares era grande nas imediações do Km 49, onde está situada a praça Central de Seropédica onde costuma acontecer manifestações artísticas, religiosas e políticas de grande porte. Lá está localizado grande parte do comércio, sede do Detran, secretaria de educação, biblioteca pública, bares e restaurantes.
Programado para iniciar às 16 horas o evento foi antecipado para as 14 horas devido ameaça de chuva após sete dias de sol intenso. A cada meia hora a população comprimia-se no local do evento com a chegada de caravanas de vários municípios vizinhos: Nova Iguaçu, São João de Meriti, Petrópolis, Teresópolis, Mangaratiba, Duque de Caxias e Japeri.
Às 14 horas em ponto, chegou o deputado Simão Sessim acompanhado de seus assessores (Dr. Machado e Carlinhos Cabeça Branca); em seguida os deputados Paulo Ramos, Rogério do Salão, Carlos Santana, Reinaldo  Betão e João Mendes. Às 15 horas a praça já estava totalmente tomada por populares enquanto os parlamentares eram ovacionados. Era o agradecimento da população de Seropédica pelo grande feito dos deputados na Assembleia estadual e no Congresso Nacional.
Já dentro do auditório, foram chamados para compor a mesa presidida pelo vereador Mauro de Brito (presidente da Câmara Municipal), o prefeito Anabal Barbosa de Souza, os deputados federais Roberto Betão, João Mendes de Jesus, Simão Sessim, Carlos Santana, Paulo Ramos e Rogério do Salão.
 
UM ABUSO NACIONAL
Pela primeira vez na história recente do país, a mobilização popular de uma pequena cidade metropolitana sai vitoriosa contra a injustiça imposta pelos tubarões da construção civil.
 
Uma invasão de domicílio. Ou como queiram alguns, desrespeito às leis constituídas neste país. O que a Concessionária Nova Dutra busca implantar nas rodovias de acesso às principais cidades de nossa região é um cerco arbitrário da liberdade da população no seu direito inalienável de ir e vir.
No caso de Seropédica, em particular, a situação se agrava e toma forma de destaque pela audácia e sentimento de impunidade demonstrado pela concessionária.
Felizmente o ministro Adilson Motta, do Tribunal de Contas da União (TCU), acatou medida cautelar proibindo a concessionária Nova Dutra de cobrar pedágios nas cabines extras criadas no acesso a Seropédica. Este fato causou manifestação pública no centro da cidade com a união de forças públicas e políticas de Seropédica, fato inusitado e histórico, que possibilitou a presença de cinco deputados federais, dois estaduais e representantes eclesiásticos, civis e militares assim como toda a sociedade organizada. O evento histórico aconteceu no auditório da Biblioteca Pública no dia 6 de fevereiro.
A população acompanhou de dentro do auditório lotado e do lado de fora - na praça central de onde acompanhou o evento por intermédio de um carro de som tipo Tri Elétrico -, a audiência pública que marcou nos anais da história de Seropécia a mais ordeira e vitoriosa manifestação contra a concessionária Nova Dutra.
Essa audiência pública brotou no seio da indignação popular em nosso município e já é notícia e exemplo nacional de organização, tolerância e conquista dos direitos inalienáveis do cidadão.
A partir desta audiência pública, a sociedade organizada e prefeituras de cidades como Duque de Caxias, Teresópolis, Petrópolis, Mangaratiba, São João de Meriti seguirão o exemplo de Seropédica no referente a resistência da cobrança de pedágio em suas rodovias. Obviamente cada caso é um caso. Mas, semelhantemente a Seropédica - onde moradores de vários bairros e cidades vizinhas seriam obrigados a pagar pedágio ida e volta, para simplesmente comprar pão, ir á praia, á farmácia, ao colégio ou trabalho, os municípios vizinhos estão igualmente ameaçados. Seropédica estava condenada a ser condomínio fechado da truculência da Nova Dutra.
A luta continua. A guerra ainda não foi totalmente vencida mas a concessionárias sofreu avarias no conceito popular e na esfera jurídica nacional. Temos certeza que as autoridades deste país não permitirão esta ignomínia que a Nova Dutra insiste em implantar nas rodovias de aceso às nossas cidades.
A população de Seropédica agradece aos deputados Simão Sessim, João Mendes, Carlos Santana, Luiz Sérgio e Reinaldo Betão, que não mediram esforços em lutar pelos nossos direitos na Câmara Federal. O agradecimento se estende aos deputados estaduais Paulo Ramos e Rogério do Salão igualmente pelas suas lutas a nosso favor na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Enfim. Estamos todos de parabéns pela realização desse fato histórico, que desde já serve de exemplo de luta para a história do Estado. Parabéns povo de Seropédica! Vamos em frente porque a luta continua.
 
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição de nº 3 Março de 2004
 
 
A Liberdade de Informação
 
A Constituição Federal em seu artigo 5ª, IV, prescreve: «É livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato». No artigo 220 dispõe que «A manifestação do pensamento, criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o dispositivo nesta Constituição».
A Constituição assegura, ainda, no artigo 5ª IX, que: «É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença».
FOCO POPULAR ocupa papel imprescindível em nossa sociedade devido a multiplicidade de papéis que pode adotar. Norberto Bobbio, a respeito da função da liberdade de informação, chama a imprensa de «Quarto Poder»: «Os meios de informação, que desempenham uma função determinante para a politização da opinião pública e, nas democracias constitucionais, têm capacidade de exercer um controle crítico sobre os órgãos dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.
Thoma Jefferson, diante da importância do papel da imprensa teceu o seguinte comentário: «Caso eu tivesse de decidir se deveríamos ter um Governo sem jornais ou jornais sem Governo não hesitaria um instante em preferir a segunda opção.»
Diante do exposto FOCO POPULAR torna público, nossa intenção em cumprir legalmente o papel da imprensa em nosso município e deixamos para a análise de todos, a opinião do ex-presidente Juscelino Kubistschek, que disse ter tido conhecimento de muitas irregularidades em seu governo através da imprensa, que era livre.
Buscamos, também, exemplo nas afirmações de Jean Menezes de Aguiar, em «Considerações sobre a censura à imprensa no Brasil», após a Constituição de 1988:
«A censura à imprensa é tema que atormenta, intelectuais e estudiosos do país, já que, ao que parece, a Constituição da República de 1988 vem sendo sistematicamente desrespeitada, paradoxalmente, pelo Poder Judiciário que insiste em manter a possibilidade de, sob a desculpa processual de um poder geral de cautela, controlar a atividade jornalística e da imprensa como um todo, proibindo circulações de jornais, impedindo exibições de programas televisivos, tudo sempre apoiado em valores de juízes, como se estivessem legitimados democraticamente a ditar comportamento».
Art. 5ª, IV, da Constituição Federal do Brasil: «É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato».
Art. 5ª, IX, da Constituição Federal do Brasil:
«É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença».
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição nº 4 – Abril de 2004
 
Metamorfose em Seropédica
 
Não é papel da imprensa e nem dever de ofício divulgar somente informações favoráveis aos Três Poderes: Executivo Legislativo e Judiciário - para fazer a chamada política da boa vizinhança. Também não é obrigação dos órgãos de comunicação tornar pública notícias desfavoráveis aos poderes públicos constituídos.
A tolerância em acordo com os modelos éticos possibilitam interpretações democráticas de informações até consideradas polêmicas.
O que pode acontecer - acontece com frequência - em alguns casos é a ingestão quadrada de uma informação redonda - segundo linguagem publicitária das agências vendedoras de cervejas.
O político ou dirigente de algum órgão governamental, que interpretar certas informações críticas como ofensa pessoal, demonstra tendência arrogante, que certamente o conduzirá às práticas ditatoriais.
A História está com acervos transbordantes dessas personagens.
O mundo é ancião e a ditadura é velha. Nem por isso os dois perderam vigor pelo poder e a dominação das massas.
A história da ditadura e do autoritarismo pode se repetir a qualquer momento em Seropédica, em Washington, em Tókio, na Alemanha ou em qualquer outro lugar.
Enquanto o mundo for dividido em territórios e riquezas, que despertam interesses obscuros do ser humano - o desvio de conduta pode ser inevitável.
Todo ser público - político, artista, desportista ou mesmo dirigentes de pequenas associações - são formadores de opiniões em potencial e, portanto, figuras de destaques.
Essas pessoas para ocuparem cargos ou mantê-los devem, obrigatoriamente, ter domínio próprio, civilidade e no mínimo conhecimento da ação democrática.
Caso contrário, qualquer crítica às suas ações pode ser considerada ofensas sérias e imperdoáveis.
Um adversário político não pode ser considerado um inimigo. Um rival nunca é um animal.
A sociedade seropedicense está em fase de mudança. Prepara-se a metamorfose. Após o dia 3 de outubro, o sonho será uma realidade.
Se Deus é brasileiro, em breve, será hospede de Seropédica.
 
 
 
 
 
COMUNIDADE & SOCIEDADE
(Edição nº 5 - 2004)
 
Participação Voluntária de uma leitora assídua
 
Seropédica 17 de maio de 2004
Senhor Gedeon Antunes.
Venho mui respeitosa e humildemente através desta carta oferecer ao nosso futuro prefeito, algumas ideias, para que sejam analisadas pelo senhor. Pois na verdade as mesmas surgem da necessidade do povo de Seropédica, cidade onde nasci e moro com minha família.
A população deseja mudanças para nossa cidade e vejo na sua candidatura esta possibilidade. Por isso gostaria de contribuir com algumas observações a respeito das necessidades cotidianas básicas que afetam a todos os moradores de Seropédica, dos mais prósperos aos mais humildes.
 
E elas são:
1- Saneamento básico e asfaltamento a começar pelas ruas principais como Rita batista e José Eleutério.
2- Reformas e ampliação dos postos de saúde, criar uma fiscalização para verificar o atendimento dos mesmos, dar continuidade nas obras da maternidade em Seropédica, a construção de um hospital municipal ou estadual e distribuição gratuita de remédios.
3- Baixar as tarifas de ônibus e principalmente abrir concorrência para que novas empresas possam oferecer melhores serviços com uma menor tarifa, pois os moradores seropédica tem sido prejudicados e muitas vezes perdem a chance de emprego devido o elevado preço da passagem; enquanto no Rio de Janeiro se viaja 80 Km com R$ 1,50, aqui em Seropédica para se viajar 10 Km se gasta R$ 3, 80.
4- Diminuição da carga horária para os funcionários da prefeitura de Seropédica que atualmente trabalham 8 horas passando para 6 horas diárias.
5- Criação de incentivos para empresas que queiram se estabelecer em nossa cidade tais como diminuição de impostos e etc.., Isso muito ajudaria a cidade uma vez que esse incentivo fosse dado visando um compromisso das empresas a contratar preferencialmente pessoas de Seropédica.
6- Bolsa de estudo para que alunos carentes que terminam o ensino médio possam ingressar na faculdade, mediante prova eliminatória dada pela prefeitura, sendo esse beneficio apenas para os moradores do município de Seropédica.
7- Criação de cursos profissionalizantes em parceria com instituições financeiras e com o SEBRAE visando após o termino dos mesmos, financiamento para que o aluno monte seu próprio negócio e não se torne apenas mais um desempregado com diploma na mão.
8- Cursos de enfermagem, informática, curso normal, contabilidade.
      Desde já lhe agradeço a atenção dispensada a esta carta, Respeitosamente.
Fabiana Lopes
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
(Edição nº 6 – Julho 2004)
 
ALIANÇA LIBERTA SEROPÉDICA
 
O dia 27 de junho de 2004 entra para a história de nosso município com a demonstração de civilidade e respeito às leis democráticas vigentes.
Acaba uma etapa de trabalhos cansativos e por demais estressantes quando centenas de candidatos ocuparam-se em conquistar a confiança da população.
Com a realização das Convenções Municipais findadas domingo (27/06), inicia-se outra etapa igualmente estressante sob os mandamentos das leis do Tribunal Eleitoral.
Leis mais claras e específicas estão vigentes a partir desta data e se cada candidato a cargos eletivos cumprirem a legislação, tudo será uma tremenda festa com glórias para a Democracia.
A Aliança LIBERTA SEROPÉDICA da coligação entre os partidos PSC, PMDB, PP, PMN e PAN, deu demonstração antecipada ao povo seropedicense no dia 27, de como será a administração local sob o provável governo de Gedeon Antunes e professora Lindaura.
Seropédica atualmente nos trás à memória fatos tristes da História Nacional, já superada pela sociedade. Somente em nosso município continua a imperar a arrogância característica do déspota.
Funcionários municipais são tratados como escravos, obrigados a cumprirem ordens absurdas para prejudicar outrem, sob o pano de fundo de cumprimento à ordem e à Lei.
Clima de terror já visto em outras eleições domina a mente e os corações daqueles que fazem oposição em Seropédica.
Vivemos clima de AI-5 em pleno Século XXI, 20 anos após a queda do Regime Militar iniciado em abril de 1964.
Empresários e comerciantes de Seropédica sentem pavor quando recebem visita de representante comercial de um órgão de comunicação em busca de investimento publicitário.
Todos, indistintamente, recusam inserção publicitária em jornais ou programas de rádio, que fazem oposição ao prefeito ou à sua administração.
A causa da recusa, embora negada em primeiro contato, é a perseguição de fiscais da Prefeitura, que no dia seguinte à publicação chegam para aplicar multas superabsurdas, ou melhor, fora do comum.
A imprensa nacional e a imprensa internacional precisam estar cientes deste clima de perseguição à imprensa que já foi pior - segundo jornalistas que trabalham na região. Alguns foram até expulsos e condenados ao exílio em municípios vizinhos.
A coligação LIBERTA SEROPÉDICA chega para ser uma realidade constante com princípios de prosperidade e empregos aos pais de família, às senhoras e crianças, saúde e dignidade, aos aposentados, respeito, à oposição, direito de expressão e direito inalienável de ir e vir.
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
O Criador e a Criatura
 – Agosto de 2004 – nº 7
 
O filósofo Sócrates, que viveu dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, criou a maiêutica, que quer dizer, «o parto das ideias», segundo sua própria definição. Segundo o filósofo grego, o método consiste em dar luz às ideias ocultas na psiquê (alma) do ser humano. Sócrates defendia tese de que o homem nasceu dotado de todo o conhecimento e que, portanto, basta trazer à luz da verdade a revelação deste conhecimento.
Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus encarnado para ensinar aos seres humanos o caminho da verdade. Antes da encarnação, Jesus é o próprio Deus. Depois de ressurreto, é o Senhor, o próprio Deus, o Criador.
Outras personalidades deixaram na História registro ao peregrinarem sobre a terra: Galileu, Copérnico, Lavoisier, Einstein, Mozart, Freud, etc... Todos foram criadores de alguma obra provocando orgulho à raça humana.
Há, porém, o avesso da raça. Aquelas personalidades desajustadas, verdadeiros autores de tragédias e anomalias, que despertam vergonha ao ser humano.
A obra do estuprador, por exemplo, é o estupro e dele sente orgulho até o momento em que é descoberto o seu ato animalesco.
A sociedade moderna globalizada e virtual possibilita a liberdade das ações e conhecimento aprofundado no sentimento humano. O conhecimento se fragmenta possibilitando a especialização dos estudos científicos, teológicos e de comportamento social.
No campo da jurisprudência observamos, por exemplo, que a versão antiga impossibilita a prova do crime de estupro sem o flagrante ou a confissão da vítima. Esta situação colaborava com a impunidade e, portanto, tornava-se o estupro, prática comum dos maníacos nas mais diversas camadas sociais.
Hoje não é mais assim. Graças ao aprimoramento da Justiça neste caso específico.
Agora, magistrados aplicam conhecimento científico para encarcerar o estuprador. Estudos aprimorados concluíram que uma criança estuprada pelo pai, padastro ou qualquer membro da família, carrega para toda a vida o registro negativo em sua alma da experiência indesejada.
A jurisprudência prova que o magistrado deve pode e deve utilizar-se da psicologia, psiquiatria para, através e por intermédio de tratamentos descobrir o criminoso. Isto é possível porque descobriram que o estuprador «compra» o silêncio da vítima com promessas de melhor vida no futuro e até ameaça de morte. Nos dois casos há, sem dúvida, chantagem e opressão.
Faz-se necessário, então, o parto da verdade (ou das ideias), semelhante a maiêutica socrática com o propósito de desvendar o crime de estupro pela declaração da vítima.
A Bíblia nos ensina que Deus é Justiça, é a verdade e a vida. Deus, portanto, não incentiva a impunidade. Uma pessoa ao se calar alimenta a impunidade e isto incentiva o crime beneficiando o criminoso.
Não deixemos isto acontecer.
_____________________
 
Campanha contra a prostituição infantil.
Vote contra o estuprador.
 
ARTIGO
 
Entulho da Resistência
(Agosto de 2004 – nº 7)
 
 
Após o restabelecimento da democracia em 1985, o País iniciou processo de rescaldo, que - esperamos todos -, seja concluído com o término da Era Lula.
O período que aqui denominamos de Entulho da Resistência começou em 1995 com a eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Esse período, por sua vez, pôs fim a era do denominado Entulho Autoritário, em contraste com a libertinagem que provocou a febre do «tudo posso» em todo o Brasil.
A subida ao poder de FHC foi a primeira etapa do entulho da resistência. Acompanhado de ex-presos políticos, intelectuais e figuras públicas, Fernando Henrique Cardoso chegou ao Palácio do Planalto por cima do muro, devido a ideologia política de sua sigla partidária, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
O PSDB foi a saída encontrada por uma equipe de líderes da resistência ao Golpe Militar de 64 e a ditadura que o acompanhou por longos 21 anos.
Personalidades ilustres como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas, Hélio Bicudo, Fernando Henrique Cardoso e tantos outros quadros, componentes da história da resistência - na maioria originários do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) -, perceberam que o poder nacional jamais seria conquistado por uma sigla de esquerda como o MDB, PT, PC do B, PCC, sem antes haver uma fase intermediária, a que se propuseram. Nasceu então, o Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.
Desta forma a esquerda ficou dividida. Houve protestos e até vaias com gritinhos de «traidores», etc. O fato é que a esquerda continha a figura de Luiz Inácio Lula da Silva e a chamada grande imprensa, além da maioria da classe artística. Durante muito tempo o PSDB foi taxado de «Partido de cima do muro», pela imprensa nacional.
O novo partido oriundo das bases de resistência chega ao poder exercendo o papel de intermediário e porta de entrada da esquerda ao Palácio do Planalto.
Os homens cabeludos, barbudos e que usavam calcas estilo boca de sino, fã dos Beatles, da Tropicália, Jovem Guarda levaram muitas cassetetadas da PM e da PA, passaram pelo DOI-CODI em viagens dolorosas via pau-de-arara, sobchoque elétrico e variadas torturas... esses homens, heróis da resistência, chegam ao poder trazendo à sombra uma outra geração: aquela que desde a infância sonha viver, um dia, em um Brasil mais justo. O Brasil com eles deixaria de ser o Pais do futuro para ser o presente do futuro passado.
Pois bem. Os heróis da resistência estão no poder. Os eleitores, gerações de sonhadores esperam a realização do sonho, mas os heróis não conseguem sair do plano das promessas e se atolam no erro comum da política que eles um dia odiaram: a mentira.
Os outrora heróis da resistência brigam e discutem entre si tais como os generais da ditadura faziam diante da tropa dentro do cárcere em frente ao pau-de-arara.
Aqueles lideres estudantis (Presidentes da União Nacional dos Estudantes - UNE); aqueles guerrilheiros do Araguaia; aqueles sequestradores de embaixadores... não passam hoje de integrantes do museu histórico nacional: estão vivos para o passado, porém mortos para o tempo presente.
Eu faço parte da geração que assistiu a aurora da ditadura em 1960, atravessei a década de 70 em meio as drogas e movimentos artísticos e literários, observei a década perdida de 80, a esperançosa de 90, que hoje nos coloca estarrecidos diante do entulho da resistência.
Os heróis da resistência viraram entulhos. É certo que a autoridade exacerbada não existe em Brasília mas a falta de governo é real e o povo sofre com isso.
Somos tardios em reconhecer o que John Lennon disse na hora certa ha 20 anos: «O sonho acabou!»
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
A IRA DO INIMIGO
 
Edição de nº 8 – Setembro de 2004 – Ano 2
 
         Depois da queda do Muro de Berlim, da fragmentação da União Soviética, da extinção da Guerra Fria e da decadência gradativa da sociedade norte-americana, o futuro  - antes longínquo  - agora é a realidade que se chama Brasil. O mundo subdivide-se em blocos: Asiático, Europeu, Africano e Latino Americano. Estas forças  - antes proféticas nos escritos de Daniel  - hoje caminham para concretização. Em cada bloco há um líder, No caso do da América Latina (que destaca o Mercosul), o Brasil é o cabeça.
         Pela supremacia latino-americana de influência sobre os demais do Continente  - não só econômica, mas territorial, populacional, riquezas minerais e culturais  -  o Brasil passa ser o termômetro, amenina dos olhos dos especuladores dos mais honestos aos mais vis.
         Nada acontece por acaso. Segundo os ensinamentos bíblicos:
         « Todas as coisas colaboram para o bem daqueles que servem a Deus e são chamados pelo seu decreto.»
         Aprendemos, também, que a glória de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.
         Depois de passar pelo deserto de mais de 20 anos sob um regime ditatorial militar  - achados dos corpos dêem cemitérios clandestinos nos dias de hoje comprovam o massacre de civis (estudantes e políticos) que faziam oposição ao governo militar; nosso país iniciou uma nova era de governo civil. A ausência democrática por longo tempo, deixou nos recentes dirigentes a evidente cegueira pela ordem e a moral. Daí a fobia pelo cumprimento das leis.
         Por esse motivo os meios de comunicação foram invadidos pela pornografia e coisas semelhantes. A família brasileira ficou tolida aos ensinamentos caseiros. estes, destruídos pela cultura de massa despejados pela televisão.
         Depois de sofrer tanto com a inflação e a incerteza, o Brasil chegou a um porto seguro. Depois de pacotes e pacotão, planos econômicos que trocaram a moeda sucessivas vezes, o Brasil, hoje vive do Real  - uma moeda que há dois anos traz segurança e poder de compra para a sociedade.
         A prosperidade brasileira não agrada alguns inimigos como é o caso do ex-conselheiro dos Estados Unidos Dornbusch, em recente declaração em Sydney, na 42ª Conferência Monetária Internacional.. Disse ele que «O Brasil está à beira de uma crise financeira como a que se abateu sobre o México, no fim de 1994.»
         A imprensa internacional deu ouvidos às palavras daninhas deste semeador de pessimismo. Alguns investidores também, e os mercados de câmbio internacional, viram o dólar cair por algumas horas.
         A direção do jornal Shekináh chama a atenção de todo o povo brasileiro (e aí incluímos a imprensa) para evitar publicação de um fato que não contribui em nada para o bem coletivo. Chamamos a atenção, também, de toda Igreja (principalmente a evangélica) que orem, jejuem  -  como é prática constante dos irmãos  - no sentido de o Senhor Jesus amarrar a boca destes profetas do pessimismo. O Real forte abençoa a todos, indistintamente, principalmente a Igreja do Senhor.
         O alvo do inimigo não é destruir o povo pagão ou eclético com suas declarações destrutivas e feitos maléficos econômico-político-social. O alvo do inimigo é a Igreja do Senhor. Por isso, não vamos dar ouvidos à essas declarações malignas. Vamos orar e expulsar de sobre o país esta sombra de pessimismo. (Gilberto Pessoa).
          jornal Shekinah, 1ª quinzena de junho de 1995, Nº 6 - Ano 1, página 4.
 
Moral da História: Seropédica precisa ser liberta da opressão...
 
 
 
 
 
ARTIGO
 
O FIM DA MISÉRIA
Edição de nº 8 – Setembro de 2004
 
              A miséria teve início no paraíso. As maiores farturas que se possa imaginar em termos de alimentação e abastança encontrava-se no Jardim do Édem. O homem herdou do Pai tudo o que se possa pensar do bem e do melhor.
         Depois que Adão e Eva resolveram traçar seus próprios destinos desobedecendo a Deus e atendendo ao convite da serpente (possessa por Satanás), o mundo tomou um outro rumo. Um itinerário de dor e desespero faz caminho largo para a humanidade caminhar.
         Segundo a teoria Criacionista já se passaram mais de cinco séculos e a miséria continua tragar nações e nações. A fome alimenta ambições do homem sedento de alimento e poder. Por isso guerras explodem como uma supernova em pleno universo formando quasar e tragando tudo o que está por perto. A miséria é insaciável.
         O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante escala na cidade da Sicília, na Itália, confidenciou aos jornalistas que a principal dificuldade do seu governo na época era a pobreza: «Não é o governo que acaba com a pobreza e sim, a mobilização da sociedade, que deve ter ética.»
         Eis a constatação do presidente brasileiro que governou por oito anos e conseguiu em pouco  tempo dar credibilidade à sua nação diante dos países do primeiro mundo. O Brasil de hoje é respeitado porque o seu governo acabou por controlar a inflação e impor um regime econômico liberal com uma moeda forte. Um verdadeiro milagre à brasileira. O governo brasileiro neutralizou a esquerda e deixou pessimista a direita. Colocou mais dinheiro no bolso do povo e aumentou o poder de compra da população mais carente.
         Quem não se lembra dos pacotes econômicos, terríveis pesadelos que sacudia o povo na sua inanição? Quem não se lembra dos aumentos diários dos gêneros alimentícios? Hoje nós vivemos uma realidade que há muito tempo foi uma verdadeira utopia.
         Muitas coisas mudaram para melhor no Brasil, mas a fome, a miséria, a pobreza continuam. O presidente Luiz Inácio da Silva, que o diga. Quero chamar a atenção das nossas autoridades, que o presidente FHC tinha razão quando dizia que para acabar com a pobreza, a sociedade tem que se mobilizar. Só fico pensando é quanto a ética, um quesito primordial, segundo o presidente, para a solução da pobreza, ou de qualquer outra coisa, grifo nosso.
         Somos obrigados a, novamente, fazermos menção de ensinamentos bíblicos para esclarecer que, enquanto o homem permanecer em desobediência tal como optaram Adão e Eva, nada vai mudar no Brasil e no mundo, de uma maneira plena e duradoura.
         O governo de Seropédica, por exemplo, nos últimos oito anos, deveria espelhar-se na sabedoria dos governadores Anthony e Rosinha Garotinho, do Rio de janeiro que, por sua vez buscou sabedoria nos ensinamentos bíblicos ao constatar que a obra social realizada pelos evangélicos têm efeitos seguros e duradouros.
         O trabalho que a comunidade evangélica realiza para recuperar viciados em drogas, mendigos, prostitutas, alcoólatras; a assistência social prestada às crianças carentes, anciãos e deficientes físicos sem qualquer verba advinda do governo municipal, estadual ou federal, impressionou o candidato vários governos em épocas passadas, mas nada foi feito em reconhecimento.          Marcello Alencar quando governou o Rio confessou em conversa informal com diversas lideranças evangélicas que gostaria de colocar em prática no Estado do Rio de janeiro os trabalhos de assistência social tal como são feitos pelos evangélicos.
Como dizem nas igrejas: «De boa intenção o inferno está cheio».  Na opinião de Marcello Alencar, os evangélicos são «um fenômeno eficaz na realização social de combate à miséria, à fome, ao tráfico e ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Os ensinamentos espiritualistas com base na Bíblia que vocês fazem» - disse o governador aos evangélicos - são muito positivos para a formação da sociedade.»
         Marcello não pode fazer mais nada, mas Deus levantou de uma só vez Garotinho, Benedita e Rosinha.
Benedita vacilou. Ela é mais petista do que cristã. Garotinho e Rosinha sacrificam-se para dar o melhor para a população. Com Gedeon prefeito, Seropédica será muito abençoada. Teremos ajuda de Rosinha Garotinho para melhorar nossa saúde, lazer, salário e saneamento básico.
 
 
 
 
ARTIGO
 
OVOS DE ÁSPIDE
Edição de nº 8 – Setembro de 2004
 
Costumo dizer que para se conhecer verdadeiramente uma pessoa, basta que entre no meio da amizade o dinheiro e a política. A comprovação disso é patente. Qualquer pessoa ao analisar acontecimentos de sua própria vida vai lembrar de alguém amigas que, no momento de realmente ser o que aparentava, é o que não aparentava ser. No final de tudo, você acaba sendo o que não é e o que nunca foi passa a ser. Vamos ser mais específicos:
         No caso da eleição para prefeitura de Seropédica, é notório por toda a imprensa que o candidato do atual prefeito Anabal Barbosa, não é somente uma opção para a população mas, sim, o refúgio. É notório, também, que Darcy dos Anjos não é apenas o candidato de Anabal, o é, também de todos os que estão «comendo na palma da mão do prefeito», satisfeitos com a insegurança, falta de saúde, emprego e que gostam de respirar muita poeira e pisar em lama após as chuvas.
Campanha
         Algumas pessoas esmeram-se por apresentar-se malignas por pura incompetência e inveja. Vejamos o porquê. Quando na eleição passada Gedeon Antunes liderava a preferência dos votos, uma meia dúzia de pessoas menos esclarecidas na área evangélica reuniu o então candidato Anabal e confirmou apoio. A constatação seria de que o Gedeon persegueria a igreja porque não era evangélico e não morava no município.
         Não sabiam  eles que a cúpula pesquisadora e sábia dos evangélicos analisara e pesquisara a vida dos candidatos e as suas obras. Ficou decidido que Gedeon obtinha o perfil do futuro prefeito por seus indiscutíveis méritos. A outra parte seria apresentá-lo ao povo evangélico e esperar a eleição.
         Depois do apoio declarado do povo evangélico a Gedeon - por coincidência ou não - ele deu um salto nas pesquisas. Foi um verdadeiro nocaute nos adversários.
         No final da campanha, nos últimos sete dias, aqueles que no início queriam atropelar as decisões das lideranças evangélicas resolveram jogar sujo. Começaram plantar na imprensa, notícias falsas e a darem ênfase a alguns assuntos polêmicos referentes às opiniões de Gedeon.
         Estranhamente o povo começou a receber informações falsas das mais diferentes procedências. Hoje a história se repete. Pais e mães de família têm recebido visitas de «missionários» do mal. Contam aos incautos que o candidato 20 do PSC não mora em Seropédica, que ele vai acabar com o transporte alternativo (as kombis), que ele vai acabar com o meio ambiente do município abrindo buracos de areais, etc... Este bonde do mal anda por Seropédica espalhando o terror eleitoral.
         Eles não conseguem mostrar o plano de governo do candidato que defendem e procuram destruir a popularidade e confiança que Gedeon adquiriu em Seropédica desde que nasceu há 49 anos.
         Infelizmente muitas pessoas que têm olhos são cegas. Apalpam as paredes como cegos, como os que não têm olhos andam apalpando; tropeçam no meio-dia como nas trevas, e entre os robustos são como mortos; bramam como ursos e gemem como pombas, suas transgressões se multiplicam... chocam ovos de áspide e tecem teias de aranhas; o que comer os ovos delas morrerá; se um dos ovos é pisado sai-lhe uma víbora... (Isaías 59).
         Deus é Justiça. Depois do dia 3 de outubro tudo será esclarecido. Amém.
 
         *Gilberto Pessoa,  é escritor e jornalista.
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
(Setembro 2005 – edição nº 10)
 
RETROSPECTIVA
 
Como repórter trabalho há exatamente 29 anos. Iniciei trabalhos amadores (foca), em 1976, antes de passar no vestibular (primeira turma da Universidade Federal do Pará - UFPA). Meu contato inicial com a redação e a notícia, aconteceu no dia em que morreu o presidente JK, Foi a minha primeira reportagem, pelo jornal centenário A PROVÍNCIA DO PARÁ.
Em 1978 cheguei no Rio de Janeiro, definitivamente, e iniciei trabalhos na também centenária A GAZETA DE NOTÍCIAS. Passei pela LUTA DEMOCRÁTICA, O POVO, Rádio Globo e JB (estagio), O FLUMINENSE, TRIBUNA DA IMPRENSA, RÁDIOS TUPI, CAPITAL E CONTINENTAL. Paralelamente fui editor do jornal A SEMENTE, de minha propriedade.
Fui assessor parlamentar de vários políticos: vereador João Dourado, deputado Paulo Cesar Martins... e participei de coordenação política - sempre na área evangélica -, de Leonel Brizola, Benedita da Silva, Luiz Paulo Conde e Bispo Rodrigues, para citar os mais importantes.
Pode-se notar que não sou estreante no ramo.
Há, porém, uma curiosidade nesta minha carreira profissional, não só jornalística, mas como assessor político. A  observação tem sua origem em Seropédica.
O regime de opressão, descaso, perseguição, cinismo e deboche, jamais encontrei no rosto de candidatos políticos e assessores de oposição tal como tenho visto neste município, que escolhi para minha morada há cinco anos.
Como eleitor e cidadão de Seropédica sinto-me no direito de convocar a população ordeira a dar um BASTA!
Vamos tirar Seropédica do atraso e mostrar aos demais provocadores que a política é uma bênção quando trabalhada com seriedade.
Como ia falando, encontrei em Seropédica, uma maneira avessa de se fazer política. Pessoas neofitas querem ser sábias no ramo e ao chegarem no poder, envolvem-se de tal forma nas saias da corrupção, que é um Deus nos acuda. Uma vergonha.
Aqui em Seropédica - pela primeira vez -, ao exercer meus direitos profissionais de informar a realidade dos fatos, sem discriminação e com ética, sofri atentado, ameaça de morte, perseguição e dissabores variados.
Felizmente sou convicto sobre o direito profissional. Sei muito bem o valor da arma que possuo nas mãos: O direito constitucional de informar e reportar os fatos com clareza. Por esse motivo, todo jornalista, é vítima de pessoas inescrupulosas.
De uma coisa tenho certeza, FOCO POPULAR cumpriu o seu papel como órgão de comunicação e fixou raízes profundas em Seropédica. Depois deste 3 de outubro, tenho certeza que comerciantes e empresários não mais terão medo de anunciar seus produtos em nosso jornal por medo de represálias e covardias.
Agora chegou a nossa vez.
LIBERTA SEROPÉDICA!
 
 
 
 
 
ARTIGO
(Outubro – 2004 - edição nº 11
 
A LUTA CONTINUA
GEDEON É PREFEITO
 
Gedeon Antunes é o prefeito eleito democraticamente pela população seropedicense com 13.893 votos. A disputa pelo Executivo municipal teve início com sete candidatos e, na reta final, apenas cinco concorreram.
Luta árdua. Golpes baixos foram aplicados contra Gedeon Antunes, legítimo candidato da governadora Rosinha Garotinho e do então secretário de Segurança do Estado, Anthony Garotinho e também presidente do PMDB regional.
O calvário do candidato do PSC Gedeon teve início já no mês de outubro de 2003 quando o jornal O DIA publicou matéria enganosa sobre a residência do candidato. Era o primeiro golpe do inimigo.
Inicia-se, desta forma, os primeiros trabalhos deste repórter ao lado de Gedeon Antunes. Escrevemos matérias esclarecedoras desmentindo a notícia já que a casa fotografada na Rua do Dique realmente era a moradia de Gedeon.
A condição de representante do Governo estadual como ADL - Agente de Desenvolvimento Local, também foi explorada covardemente pelos adversários políticos. Incluíram a pessoa de Gedeon em suspeitas de distribuição irregular do Cheque cidadão em material jornalístico do município e na imprensa estadual.
Partidos coligados iniciaram, posteriormente, a migração em busca de cifras. O candidato do PDT Zealdo Amaral, financiado pelo prefeito e a Concessionária Nova Dutra, acena para presidentes de partidos nanicos. É oferecido dinheiro para a traição e até o PMDB - que parecia estar em boas mãos, vacilou e quase é tragado pelo lobo mau.
O prefeito da cidade há oito anos no poder irregularmente, financia a candidatura de Humberto Barbosa, Zealdo Amaral, José Antonio e, dizem, por tabela, Naldo Romano.
Começa, então, a campanha do voto útil. Gedeon Antunes em convenção invejável lança o movimento Liberta Seropédica. Imediatamente o povo aderiu à ideia e sucessivas carretas tomaram conta das ruas e avenidas da cidade. Era o prenúncio da vitória.
Paralelamente Gedeon Antunes - com apoio de FOCO POPULAR -, realiza cafés da manhã todos os sábados e domingos, além de reuniões relâmpagos em casas de eleitores ou cabos eleitorais.
Numa segunda etapa, a realização de comícios começou a sufocar a aliança adversária. Todos começaram a distribuir papéis xerocados aos milhares, documentos apócrifos com a intenção clara de frear a preferência do eleitorado a favor de Gedeon Antunes.
Grupos de homens e mulheres começaram a ir às ruas sob a liderança da vice, professora Lindaura e da futura primeira dama Wilma Antunes.
Entre mortos e feridos salvaram-se todos e a democracia foi estabelecida em definitivo no município de Seropédica.
Este repóter faz parte desta história e o jornal FOCO POPULAR esteve nos momentos mais difíceis e os mais alegres, ao lado de Gedeon Antunes.
Este repórter foi ameaçado de morte e foi processado juridicamente. Sua família foi perseguida por optarem ao lado de Gedeon Antunes. Não nos arrependemos, pois como já dissemos, os registros estão nas páginas de FOCO POPULAR, em 11 edições.
O que desejamos do prefeito Gedeon Antunes, é o reconhecimento para com a imprensa que o apoiou e o exercício de um governo digno deste povo que lhes confiou os votos de vitória.
 
         *Gilberto Pessoa,  é escritor e jornalista.
 
 
 
 
 
 
 
TRABALHO
Mesma edição
(MATÉRIA PÁGINA INTEIRA COM FOTOS)
 
O repórter Gilberto Pessoa saiu às ruas de Seropédica para saber o que o povo seropedicense espera do Governo Gedeon Antunes a partir do dia 1o de janeiro de 2005. A maioria quer ver em Seropédica mais emprego e qualificação profissional. A Saúde é um clamor coletivo e o saneamento básico é a esperança de todos aqueles que vivem nas regiões às margens da BR 465, nas periferias abandonadas durante oito anos de governo ilegal. O que mais surpreendeu o repórter durante a entrevista foi o pavor de alguns em se aproximar do repórter e do gravador ligado. Principalmente aqueles comerciantes e profissionais liberais, pequenos empresários. Todos só permitiram entrevistas com o gravador desligado e uma grande maioria rejeitou a presença do jornalista: «não posso falar, não se aproxime de mim, não tenho nada a declarar. Só falo depois do dia primeiro...», diziam os cidadãos seropedicenses reféns do clima de terror implantado na cidade em oito anos de despotismo terror. Apesar de tudo e felizmente Seropédica está livre».
 
A jovem Luciana da Silva Guerra, disse à nossa reportagem que achou ótima a vitória de Gedeon para a Prefeitura. «isso tudo que está ai tem que mudar e Gedeon mostrou em seu programa à população que quer mudar o destino de Seropédica para melhor».
Segundo Luciana «tem muita coisa para ser feita em nosso município. A cidade está maqueada aqui no centro... lá pra dentro aonde eu moro, na Rua F, Bairro Boa Esperança, só tem lama e poeira, e vala negra».
Ainda segundo Luciana, que votou no Gedeon, «a saúde e saneamento básico deve ser a prioridade do novo prefeito». Sobre o pavor de conceder entrevista que as pessoas sentem, a eleitora disse o seguinte: «Eu acho que isso vai acabar porque o prefeito atual é muito severo com as pessoas que falam a verdade. Durante a campanha política as minhas amigas eram proibidas pelos maridos a participarem de show-micios de Gedeon, tudo por medo de «agentes» da Prefeitura. Isso é um absurdo», finalizou Luciana.
Joel Silva, pequeno empresário, contou à nossa reportagem que a vitória de Gedeon foi merecida pelo trabalho apresentado pela equipe de coordenação do grupo de apoio. Gedeon deve iniciar os seus trabalhos na área da saúde que é precária,» disse.
Carlos José Magalhães, presidente do PAN, tem grande esperança de mudança «tendo em vista o plano de governo apresentado pelo candidato. Esperamos que ele cumpra rigorosamente.. e que não perturbe a população com a atual administração e que traga segurança e desenvolvimento para a nossa cidade».
Como prioridade do Governo Gedeon, Carlos José cita Desenvolvimento Econômico e saúde. Deve-se gerar empregos e qualificação profissional em Seropédica», finalizou.
Jorge Soares dos Santos disse que a vitória de Gedeon foi fabulosa, pois trabalhamos com ele desde o ano 2000 e agora obtemos resultado. Isso é maravilhoso.
Espero de Seropédica em 2005 um governo que não faça perseguição contra a população... ele (Gedeon) deve trazer indústrias e empregos para o nosso povo e que faça um trabalho social transparente em conjunto com a população. Desejo de todo o coração que Gedeon obtenha sucesso frente a Prefeitura. Ele não será o prefeito somente de quem votou nele mas de todo o povo de Seropédica que lhe confiou o governo», finalizou.
 
 
 
EDITORIAL
 
NOVA FASE DE PROSPERIDADE
Edição de dezembro de 2004 e Janeiro de 2005
 
O atual prefeito de Seropédica, Gedeon Andrade Antunes, eleito com 13.983 votos para o quadriênio 2005/2008, é empresário preocupado com as condições de vida da sociedade. Desde criança - na Rua Pedro Paulo Campos, onde nasceu em 14 de janeiro de 1955, antiga Rua A no Km 41, então distrito de Seropédica, município de Itaguaí -, Gedeon aprendeu com o pai, Sr. Odevir Antunes, o princípio religioso de dividir com os necessitados, o que tem. Com o passar dos tempos em visita as demais capitais brasileiras teve a oportunidade de estar presente e tomar conhecimento das mais diferentes dificuldades do povo nas demais regiões.
Gedeon Antunes adquiriu conhecimento suficiente para poder mudar o destino de nossa população sofrida. Sua primeira ação política foi pela emancipação de Seropédica. Vitorioso, foi vice-prefeito na primeira administração de onde se afastou após constatar irregularidades e maus tratos contra a população. Em seguida, é consagrado pela população politicamente correta, a verdadeira oposição e melhor opção de mudança em luta que durou seis anos.
Carismático e de fácil comunicação, Gedeon Antunes torna-se, também, representante de confiança do então governador Anthony Garotinho e busca, melhor a qualidade de vida de nossa população trazendo benefícios do Governo para Seropédica.
Na esfera federal Gedeon  tem apoio dos deputados federais Eduardo Cunha e Simão Sessim que, neste ano de 2005, possibilitarão encaminhamento de propostas para o progresso urgente do município que se estende desde a qualificação profissional de nossa mão de obra até a instalação de indústrias e pólo petroquímico.
Ao lado de sua vice-prefeita professora Lindaura  - que também comandará a secretaria de Educação - Gedeon inicia seu governo com maioria na Câmara em conjunto com uma equipe de secretários oriundos da região e profundos conhecedores de nossas dificuldades.
A prioridade do Governo Gedeon Antunes é a qualidade de vida da população que, segundo ele «deve passar pela saúde, saneamento básico e educação».
O novo prefeito de Seropédica quer implementar em seu governo o desenvolvimento de uma política socialmente correta e, para isso, colocou frente a pasta de Ação Social, a administradora Wilma Antunes, sua esposa. Experiente em administração de empresa, Wilma Antunes conhece, - e com muita propriedade – as dificuldades da população seropedicense.
Na realidade, «o município de Seropédica necessita de uma mudança radical em seus costumes», disse Gedeon em recente conversa com amigos. Referia-se ele, às condições de entendimento sobre o que é politicamente correto ou não. Ele não gosta de falar sobre o assunto pois o tema refere-se às condições precárias de tratamento da antiga administração no referente ao denuncismo e revanchismo imposto à mão de ferro pelo caudilho alcaide, durante oito anos.
«Devemos implantar um sistema de comunicação capaz de esclarecer à nossa população sobre as nossas verdadeiras intenções como governantes», continuou Gedeon aos presentes. Novamente cuidadoso com as palavras objetivando não abrir brechas FOCO POPULAR para falsas interpretações, o novo prefeito de Seropédica disse, por exemplo, que seu secretário de Planejamento buscará recursos com o governo estadual e federal para a construção de viadutos e anéis rodoviários além de uma nova e completa reestruturação em saneamento básico.
Haverá surpresas, igualmente alegres, nas pastas de Administração, Jurídicas, Financeiras Indústria e Comércio, Turismo, Meio Ambiente, Trabalho e demais que serão anunciadas no tempo oportuno.
ARTIGO (Mesma edição de dezembro de 2004 – Janeiro de 2005)
Seropédica: «patinho feio» metropolitano
Emancipada no dia 12 de outubro de 1995 o município de Seropédica tem área de 274 Km2 pronta para receber um banho de progresso. Com quase 80 mil habitantes e 42 mil eleitores, o município faz fronteiras com as cidades do Rio de Janeiro, Queimados, Nova Iguaçu, Japeri, Piraí, Paracambi e Itaguaí. Cortada por duas rodovias federais: BR – 116 (Via Dutra), BR – 465 (Antiga Rio-São Paulo) e a RJ – 099 (Reta de Piranema), Seropédica é a única cidade metropolitana que possui Universidade Federal Rural (UFRRJ), referência em pesquisa embrionária e agropecuária na América Latina, além disso, mantém órgãos da Embrapa, área de Conservação Ambiental (Flona) e condições para transformar-se em centro industrial da região.
O nome da cidade origina-se de neologismo formado por duas palavras; uma de origem latina criada pelos romanos «sericeo» ou «serico», que significa «seda». E outra grega «pais» ou «paidos», que significa tratar ou consertar. Sendo assim, Seropédica passou a ser o local onde se trata ou se fabrica seda. E assim o foi até o início do século passado.
 
Obscurantismo
Segundo o mestre Aurélio, Obscurantismo significa: «ausência de conhecimento; ignorância; mentalidade ou política contrária ao esclarecimento da massa, considerando-se este como um perigo social». Infelizmente está página existe e foi escrita na recente história da cidade.
A organização social de Seropédica data de 1852 e segundo o Manual da Província do Rio de Janeiro, a região era denominada Curato do Bananal, ou seja, população pastoreada por um cura, que vem a ser o vigário de aldeia, conforme costume da época.
Muito bem. Naquela época, a região mostrava tendências à prosperidade econômica. Possuía 21 fazendas de café e quatro de cana-de-açúcar. Existia na localidade, também, a cultura de amoreira e criação de bicho-da-seda e preparo dela na empresa favorecida pelo governo provincial e dirigida por José Pereira Tavares.
Depois, com a fundação do município de Itaguaí, o Curato do Bananal, passou a ser o distrito de Seropédica aonde havia a residência rural do Imperador D. Pedro I.
Nota-se, nesse breve histórico o talento do município para o desenvolvimento na região, mas ficou abandonado enquanto Itaguaí tomava o rumo do progresso.
Como consequência houve o movimento emancipacionista, que ocorreu em três etapas quando o atual prefeito Gedeon Andrade Antunes, teve participação inconteste.
Após o 12 de outubro de 1995, Seropédica elegeu democraticamente, o seu primeiro alcaide (antigo governador de castelo ou província). Gedeon Andrade Antunes, chegou ao poder como vice-prefeito. Dois anos depois, convocou correligionários e anunciou desvinculação do governo por discordar do desvio de conduta do alcaide e passou a ser a única oposição e opção de governo.
Durante quatro anos a população seropedicense recebeu nas entranhas injeção de atraso sustentável. No ano 2000, o alcaide foi reeleito sob suspeita de fraude eleitoral, compra de votos e outras irregularidades. Durante os quatro anos seguintes até o próximo dia 31 de 2004 o alcaide governa sob a penumbra da irregularidade, pois está cassado mas não afastado devido a manobras políticas, jurídicas e a perpetuação da impunidade estabelecida na localidade.
No dia 3 de outubro de 2004 a população de Seropédica resolveu destituir do cargo o alcaide mor e elegeu Gedeon Andrade Antunes a prefeito do município para o quadriênio 2005/2008. Acaba, desta forma, a fase de obscurantismo da cidade que dista apenas 50 Km da capital mais politizada e próspera do país.
 
O patinho feio
Nos últimos oito anos Seropédica foi enterrada no pântano de ignorância administrativa, que possibilitou o desvio de milhões de dólares a outras regiões, pois havia oportunidades para aplicá-los em saneamento básico, saúde e desenvolvimento sustentável dos seropedicenses.
Comerciantes e industriais da região Sudeste e da Europa procuraram fincar estacas na Baixada Fluminense, mas não conseguiram guaridas em Seropédica. Desejos escusos por parte da Administração municipal impossibilitaram a chegada do progresso. Desta forma, a miséria e o desemprego se estabeleceram com mãos de ferro.
Estatísticas da Federação da Indústria e Comércio do Rio de Janeiro (Firjan), indicam que nos últimos oito anos o município de Seropédica andou para trás a passos largos enquanto demais vizinhos limítrofes (Piraí é o maior exemplo), avançaram 10 anos de progresso e qualidade de vida com implantação de complexos industriais.
Piraí, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita (com apenas 4 anos de emancipada), Paracambi e Itaguaí, evoluíram na ordem econômica e qualidade de vida da população, enquanto Seropédica patinava no atoleiro da ignorância e do retrocesso.
Montadoras de automóveis, indústrias dos mais variados ramos de negócios foram impedidas de estabelecerem suas bases em nosso município enquanto, paralelamente, as poucas que existiam na região foram, literalmente, expulsas sob alegações espúrias dignas de um ser medieval.
Nos últimos 60 dias, o prefeito eleito Gedeon Andrade Antunes tem trabalhado incansavelmente com o propósito de fincar em nossas terras o estabelecimento de usinas siderúrgicas e pólo petroquímico
A ótima relação político-empresarial do prefeito eleito com os governos estadual e federal, e empresários, possibilita deslumbrarmos o futuro sucesso administrativo do Governo Gedeon Andrade Antunes.
A condição de «patinho feio» metropolitano, imposta pelo regime obscurantista agora faz parte do passado de Seropédica. Esta foi a promessa de Gedeon Antunes durante campanha eleitoral e que há de ser cumprida com a execução de um governo de Paz e Progresso, para o bem de todos.
* GILBERTO PESSOA é jornalista.
 
 
 
 
 
QUESTIONAMENTO SOCIAL  - Mesma edição
 
Discurso do Dr. Rafael de Oliveira Fonseca, juiz do TRE, 225a ZE - Seropédica, por ocasião da cerimônia de diplomação dos vereadores eleitos para o mandato de 2005/2008, no dia 19/12/2004:
 
Antes de iniciar a cerimônia de diplomação o Juiz fez as seguintes observações ao público presente, que lotou o auditório da UFRRJ:
O juiz Rafael de Oliveira Fonseca (no centro da foto), do Tribunal Regional Eleitoral, seção 225a Zona Eleitoral, em Seropédica, poderá processar o prefeito Anabal por calúnia e difamação. Segundo populares, o alcaide falou em praça pública que «enquanto existir puta, viado e o Dr. Rafael estiver em Seropédica eu não perco nenhuma...». Anabal referia-se ao fato de o prefeito eleito Gedeon Antunes ter sido cassado 48 horas antes da diplomação prevista.
O repórter Gilberto Pessoa estava presente e ao procurar saber o porque de suas declarações, foi agredido fisicamente pelo próprio Anabal e seus seguranças. Informado sobre as declarações do prefeito, o magistrado disse o seguinte: « - isso é muito grave, é um atentado contra a minha honra, entretanto farei as devidas investigações para punir essa pessoa.»
Anabal Barbosa fez declarações comprometedoras não só contra o magistrado, mas disse, no final da campanha política de cima do palanque no Km 42 que: «Nem Deus me tira da Prefeitura».
Para dar vazão ao  seu intento doentio e imperialista contra a posse do prefeito eleito Gedeon Antunes,conta-se nos quatro cantos da cidade que Anabal disse aos juízes e desembargadores do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o seguinte: «Dinheiro para mim não é problema, eu quero Darci no poder».
O prefeito no apagar das luzes de seu governo confia mais no poder do dinheiro do que na moral do judiciário e na Justiça de Deus. Enquanto isso, a cidade encontra-se literalmente abandonada, sem saúde, saneamento básico, coleta de lixo e segurança.
Na realidade Gedeon está sendo vítima de uma INQUISIÇÃO. O que há nos tribunais são duas acusações de abuso do poder econômico sem provas e testemunhas.
 
Como todos os senhores sabem, o candidato eleito com maior votação, o Sr.Gedeon Andrade Antunes, ele sofreu na época das eleições, na época do pleito uma ação por captação de cestas de assistência sociais promovido pelo ministério público eleitoral, é.., essa ação acarretou a cassação de registro de sua candidatura, entretanto, por força de uma liminar ele pôde concorrer ao pleito e sagrou-se eleito com diferença de 1.600 votos sobre o segundo candidato, o candidato Darci dos Anjos.
Obteve o efeito suspensivo e pode concorrer, entretanto na sexta-feira, sexta-feira última passada próxima, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral manteve por cinco votos a dois a sentença que cassou o registro deste candidato, então nós tivemos um acórdão de cinco a dois no TRE - Tribunal Regional Eleitora. Confirmando a cassação do registro.. é.. me parece que houve interposição de recurso contra este acórdão ao TSE- Tribunal Superior Eleitoral, portanto ainda a questão está sub judice; entretanto recebemos a orientação do presidente do TRE para suspendermos a diplomação do candidato eleito da eleição majoritária, o prefeito.. o candidato a prefeito não vai ter diplomação.. a regra seria que diplomássemos o segundo candidato entretanto isso não será possível porque a soma dos votos nulos e brancos é superior a cinquenta por cento, portanto nós não poderemos diplomar o segundo candidato.. hoje, neste momento nós temos na cidade de Seropédica a suspensão da diplomação do candidato a prefeito até superior determinação. Confirmada a sentença que cassou o registro pelo TSE nós teremos que convocar outro pleito para realizar no período de 15 a 30 dias.
Reformada a sentença que cassou o registro do candidato nós designaremos uma nova data para diplomação do candidato eleito. Esta é a situação agora, então peço aos senhores compreensão pois este fato não está ocorrendo só em Seropédica mas em outros municípios do Rio de Janeiro e nós vamos agora proceder, normalmente, com a diplomação dos candidatos a vereadores.
 
Após a diplomação o Juiz Rafael de Oliveira Fonseca, fez o seguinte discurso:
 
         « - Quero estender meus cumprimentos àqueles que compõem a mesa, o magnífico reitor, o Dr. Delegado, ao Marcos, chefe do cartório, ao presidente da Câmara, ao tenente Selzer, saúdo também todas autoridades religiosas presentes e todos os vereadores eleitos...
         E, é preciso nesse momento de encerramento refletirmos sobre alguns pontos, alguns pontos que são muito importantes, eu acho que disseram  nesta eleição, que nós aqui de Seropédica não tivéssemos crescimento dentro do sistema democrático... eu, ontem mesmo estive conversando com alguns colegas meus e li no jornal que três juízes haviam sido condenados por venda de sentenças, me deu muita tristeza, muito grande porque a maioria de nós juízes somos pessoas que trabalham muito, abdicam de suas famílias, seus filhos nos finais de semana para podermos de alguma maneira atenuar os conflitos sociais.
         Vejam os senhores que eu por exemplo tenho dois filhos que não os vejo há mais de três dias; ontem estava de plantão, hoje estou aqui fazendo a diplomação e sexta-feira foi um dia muito difícil de trabalhar por conta da proximidade do recesso e me deu muita felicidade; eu conversei com o meu motorista e disse assim « - olha ô Jorge, sentença é uma coisa que não tem preço, sentença não vale um centavo e não vale um milhão, sentença é sentimento, é identificar uma pessoa, uma pessoa humana, sentença é se dar para pessoas humanas, físicas, jurídicas, está sempre envolvendo pessoas humanas... então de uma certa forma isso me deu uma grande satisfação porque significou que hoje tenho consciência do trabalho que eu desenvolvo, da importância do trabalho que eu desenvolvo, da importância... é ... cheguei em Seropédica um mês antes da eleição, talvez dois e todos sabem, isso é notório, assassinada foi a chefe do cartório da nossa 225a ZE, Elizabete Lopes Machado, a quem eu dedico esse discurso e, dois dias depois do seu desaparecimento, falecimento, ainda não sabemos dizer sobre isso é... o substituto teve uma crise nervosa e se afastou em razão da qual eu fiquei sozinho... é.. com as meninas cedidas pela Prefeitura, funcionários concursados, a quem também eu manda a mais intensa homenagem neste momento e nos vimos ali, há 10 dias da eleição, fizemos a eleição, aqueles que tiveram mais votos foram eleitos e Seropédica viveu um momento de democracia, garantimos a democracia neste município.
         E eu sinto sincera felicidade, conforto, quando eu pude já no final da minha eleição às 8h e 20m da noite e transmitir todos os votos que foram dados aqui na cidade de Seropédica.
         Foi talvez uma das mais rápidas eleições em todo Estado do Rio de Janeiro.
         Realizamos essa eleição por um telão, todos vocês tiveram oportunidade de acompanhar a transparência do processo democrático, isso sem dúvida foi o mais importante pra mim; tivemos um percalço é verdade, hoje não estamos tendo a diplomação do prefeito mas eu tenho certeza que o diploma está guardado e no momento oportuno .. (neste momento o auditório grita uníssono o nome de Gedeon, Gedeon, deixando perplexo o juiz Rafael que procura acalmar a plateia)..então.. é... eu tenho certeza que no momento oportuno vai haver a diplomação porque na verdade tudo isso que eu falo aqui .... é verdade, eu só existo, a minha razão de existir é a garantia da vontade popular e isso certamente.. (nova aclamação popular com grito de Gedeon, Gedeon)..senhoras e senhores, é.. eu espero sinceramente que esse momento seja guardado agora daqui por diante em nossas mentes em nossos corações, que... todos aqueles que hoje foram diplomados certamente serão empossados tenham a consciência..é só uma peça da força do mandato eletivo, vocês estão representando a vontade popular, pensem bastante quando forem produzir as leis, darem seus votos em sessões, pensem na vontade popular, pensem no Brasil (nova paralisação com muitos aplausos)...
         Nós somos jovens e precisamos que esse país vá adiante.. precisamos de homens íntegros, com coragem e tenho certeza que os senhores serão honrados quando produzirem a vontade popular dentro de seus gabinetes, suas sessões, é isso que podem garantir...eu desejo sinceramente... que dentro em breve estejamos juntos novamente para efetuarmos a diplomação de prefeito... (nova aclamação do nome de Gedeon...)
 
 
 
 
ARTIGO
Fevereiro de 2005 – Ano nº 14
 
Lula Ignora o Estado do Rio
 
O prefeito Gedeon Antunes não gostou do resultado da reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na sexta-feira, dia 18 de fevereiro.
 
         O encontro com os prefeitos da Baixada Fluminense havia sido adiado por duas vezes e finalmente aconteceu com o destaque para alguns como o pastor Bruno, de Japeri e Núbia Cozzolino, de Magé.
         O primeiro mostrou fotos de uma escola em tremenda penúria e desprezo que sensibilizou o presidente. Núbia mostrou irreverente e por isso chamou atenção dos repórteres e fotógrafos ao ficar descalça e com parte do sutiã à mostra.
         O prefeito Gedeon Andrade Antunes, de Seropédica, ficou insatisfeito porque ouviu do presidente justificativas que não convenceram a respeito da construção do anel viário Magé-Porto de Sepetiba, que já deveria ter sido iniciado pela União e até hoje não passa de promessa.
         Lula disse que o anel não foi ainda construído porque depende da liberação de relatório de impacto ambiental, que é um grande resumo técnico sobre as modificações normais e possí-veis num empreendimento de grande envergadura.
         A Prefeitura de Seropédica deu entrada no dia 8 de outubro na Feema com documento solicitando relatório de impacto ambiental. O documento encontra-se na Central de Atendimento do órgão e posteriormente será encaminhado ao DER (Departamento de Estrada e Rodagens), para estudos e depois ser enviado à empresa contratada para execução da obra.
         A assessoria de imprensa da Feema garante que o estudo em questão está dentro do prazo estabelecido pelo CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
MELHOR É OUVIR A IMPRENSA QUE O TIRANO
Edição de junho de 2005 nº 16 – Ano II
 
«A maior virtude da democracia não é permitir a escolha dos melhores, mas derrotar os corruptos, os incapazes, os subservientes».
DJALMA MARINHO
 
A população Seropedicense não faz muito tempo escolheu pelas vias democráticas o  novo governante da cidade. Desde a sua emancipação o município tem enfrentado situações adversas oriunda da ignorância de seus governantes. Tanto o Executivo quanto o Legislativo Municipal herdaram da antiga administração déspota que imperava na Baixada Fluminense, a mania de governar em benefício próprio. Como consequência, o prefeito recém eleito assumiu a administração num verdadeiro pau de galinheiro. E o que é pior, amarrado a uma medida cautelar que lhe permite governar provisoriamente. O prefeito Gedeon de Andrade Antunes exerce a função de maneira fenomenal com objetivo único de servir ao povo de sua terra da melhor maneira possível, (leia matéria da página 5).
Entretanto, sabemos que apenas uma laranja podre dentro do cesto é suficiente para contaminar as demais em pouco tempo. E no Executivo municipal existem não só uma mais algumas laranjas prá lá de podres.
Quanto ao nome destas personalidades FOCO POPULAR espera  o tempo e a ganância de ambos serem os seus próprios juízes.
O papel da imprensa é ser imparcial e nunca subserviente. Apontar os erros dos governantes deve ser considerado pelo jornalista, uma virtude a serviço da comunidade. Elogiar os atos do governo igualmente deve ser pauta permanente do repórter.
Parodiando o político brasileiro Otávio Mangabeira, em sua definição sobre democracia, confesso que «a democracia seropedicense é uma plantinha tenra que precisa de muitos cuidados».
O jornal FOCO POPULAR nasceu, a 1 ano e 4 meses, para ser apoio à candidatura de um homem disposto a vencer a ilegalidade com a missão de trazer a paz, a alegria e a felicidade a todos, indistintamente. E assim está sendo cumprido.
Há, porém, alguns empecilhos no âmago da administração política que precisam ser drenados.
Todo governante tem o direito de aceitar ou não as posições ideológicas e conselhos políticos divulgados pela imprensa, mas não deve - em hipótese alguma -, deixar de apurar os casos divulgados sob pena de ser conivente com a irregularidade.
Todo o povo de Seropédica é testemunha da importância de FOCO POPULAR à vitória de Gedeon Antunes e da Professora Lindaura, ao Executivo Municipal.
Quem negar tal evidência está em parceria com a mentira e de mãos dadas com a escuridão.
Algumas vezes tentaram calar FOCO POPULAR, porém resistimos a todas as investidas - algumas até covardes.
Nascemos para defender a candidatura e, consequentemente, o Governo do Prefeito Gedeon Antunes, agora denominado de Paz e Trabalho. E assim continuaremos, queiram ou não os déspotas.
Gilberto Pessoa
 
 
 
O FENÔMENO GEDEON
 
Matéria de página inteira com fotos do gov Garotinho e dep Eduardo Cunha Junho de 2005 Ano II – nº 16
 
O Governo denominado de PAZ E TRABALHO em vigor no município de Seropédica exercido pelo prefeito Gedeon de Andrade Antunes (PMDB), pode ser considerado um fenômeno político a exemplo do craque Ronaldinho do Real Madri. A comparação se deve à rápida ascensão política do empresário Gedeon, que em apenas cinco meses de administração desponta como verdadeiro «artilheiro», o «GedGol» da Baixada Fluminense devido realizações espetaculares, verdadeiros gols de placa administrativa.
 - O título de fenômeno ao prefeito é aplicado pelo povo em virtude da recuperação das finanças do município, pois a dívida de R$ 21 milhões com o INSS, R$ 1 milhão e 279 mil com a LIGT e com demais fornecedores o calote somava-se a 500 mil reais. Além disso, a folha de pagamento dos funcionários estava enterrada na dívida e na irresponsabilidade oriundas das contratações relâmpagos ao apagar das luzes do desgoverno anterior.
Seropédica tem uma população de 78.542 habitantes distribuídos em área de 268.20 Km 2, 46 mil eleitores e até janeiro à beira da falência com arrecadação anual de apenas R$ 900 mil, e inadimplente devido calotes aplicados nos governos federal e estadual.
Hoje o governo PAZ E TRABALHO espera arrecadar anualmente R$ 4 milhões em impostos devido a nova e democrática política de incentivos à população e ao empresariado.
- Os elogios fenomenais ao governo de Gedeon Antunes vêm de todos os lados e vizinhos limítrofes da Região Metropolitana. Em janeiro a nova administração herdou uma frota de veículos: tratores, caminhões, ônibus e automóveis oficiais,totalmente sucateados. Hoje, cinco meses após, tudo está sob controle. Os veículos estão servindo à população. Os tratores estão aplainando as ruas e abrindo dragagem em valões e rios, os caminhões carregando aterros, os ônibus conduzindo estudantes nos três turnos gratuitamente, os automóveis oficiais servindo a prefeitura em missões oficiais.
 - A secretaria de obras do governo anterior resumia-se em tapar buracos e pintar ruas barrentas de preto. Além disso, havia a prática da incompetência no referente ao saneamento básico: «enterrava-se o engano e colhia-se a mentira», denuncia Gedeon. Ou seja, «sob o solo a administração anterior enterrava manilhas irregulares para enganar a população. Ao cair a chuva as ruas transbordavam e as fezes voltavam pelo esgoto inundando as residências. Foram assim os dias do povo de Seropédica, durante oito longos anos», completa o prefeito.
Hoje não é mais assim. Em apenas cinco meses de governo Gedeon criou a secretaria de Ação Social Trabalho e Renda para minimizar o sofrimento da população, que também recebe carinho e eficiência da Defesa Civil 24 horas por dia.
A secretaria de Obras do atual governo realiza trabalho de saneamento básico com responsabilidade e obtém ajuda da governadora Rosinha Garotinho e órgãos estaduais como a Serla, que faz a dragagem de rios e lagos, obras jamais vista na região pelo menos em 32 anos, conforme depoimento de moradores de diversos bairros.
- A Secretaria de Educação do município deixou de ser a MAEZONA para ser realidade concreta em termos didáticos, educativos e culturais. «Antigamente a professora fingia que ensinava e os alunos fingiam que aprendiam», disse Gedeon à nossa reportagem.
Hoje a vice-prefeita e atual secretária de Educação, Professora Lindaura Braz de Carvalho, «colocou os pingos nos iis», como ela própria costuma dizer aos mais próximos.
O sistema educacional em Seropédica em apenas cinco meses sofreu uma transformação espontânea e inteligente. Leia mais sobre educação na página 6.
O município realiza convênios e programas educacionais com a Firjan, Secretaria Municipal de Agricultura, UFRRJ, Embrapa, Pesagro, governos federal e estadual. Hortas comunitárias são realizadas em 80% das unidades escolares que possuem quadras de esportes e piscinas.
 - O atual prefeito exerce com maestria o título de PAZ E TRABALHO. Ao contrário do seu antecessor, é sereno, paciente e pacificador e possui o espírito democrático na essência. Convive com grande número de funcionários denominados de «Quarenta e cinco», nome de batismo dos correligionários do ex-prefeito Anabal, seu adversário e inimigo político.
Mas nada disto importa. Gedeon conta com a simpatia da Governadora Rosinha e do Secretário de Governo e de Coordenação, Anthony Garotinho. O prefeito festeja a liberação de 50 milhões de reais que serão aplicados em obras no município. Enquanto isso, apesar dos esforços, Gedeon não conseguiu nenhum centavo do Governo Federal. O prefeito foi várias vezes a Brasília e nada conseguiu do ministro chefe da Casa Civil José Dirceu.
- A maneira nova e autenticamente democrática de governar com os prós e contras é considerada um verdadeiro fenômeno administrativo em se tratando de política na Baixada Fluminense.
O Prefeito Gedeon Antunes está de bola cheia com a população apesar dos contrários. Ronaldinho, o fenômeno do futebol, já demonstrou ter gostado do fenômeno Gedeon pois mandou o preparador físico, Nilton Petrôneo, «o Filé»  tratar da implantação da Cidade do Futebol em Seropédica. Trata-se de um megaprojeto destinado a formar craques em todas as áreas de esportes que tem como referência a bola.
Neste aspecto, Ronaldinho e Gedeon, tudo a ver.
 
 
 
 
EDITORIAL
 
A EMANCIPAÇÃO DE SEROPÉDICA
Edição de julho de 2005 nº 17 – Ano II
 
O dia 12 de outubro de 1996 registra a data da emancipação política do Município de Seropédica. Até então a região era distrito do Município de Itaguaí. O requerido título de «Pai da Emancipação», por alguns, é um engodo e deveria ser combatido como propriedade indébita digna de ato judicial. Vemos na cultura dos cleptomaníacos a tomada de propriedade para si de algo que não lhe pertence. A Cidade de Seropédica, por exemplo, não é propriedade de ninguém e pelo que a História da Humanidade registra, nunca existiu o «Pai da Independência» do Brasil ou o «Pai da Fundação do Rio de Janeiro» ou de qualquer outra cidade em qualquer parte do mundo.
Emancipação diária
«O amor de Deus nos renova a cada dia», «A vereda do justo é como a luz da aurora que brilha mais e mais até ser dia perfeito»  (Bíblia).
A independência (emancipação), ou renovo diário de cada ser humano acontece a cada dia. A cidade, o Estado ou Nação, não fogem à regra. A vida mineral, animal ou vegetal sofre emancipação a cada segundo e para tudo isto só existe um Pai: Deus.
As Escrituras Sagradas nos ensinam que o Pai da mentira é o Diabo. Somente o Diabo (imitador ou enganador), toma para si a Criação do Universo, a tutela da humanidade e de tudo o que há na Terra e na História. (Cont. Pág. A2 - EDITORIAL)
 
(Cont da primeira página)
 
Autodenominar-se  «Pai» de algo, alguém ou de alguma coisa pode até ser considerado como crime, dependendo da situação.
A Emancipação ou Independência de Seropédica foi realizada após o plebiscito democrático. Toda a população participou orientada por um grupo de seropedicenses que ama a região. Não há registro na História da Humanidade ou das Nações que alguém fez ou realizou a Independência (Emancipação) de uma Federação, sozinho. Quando acontece a participação isolada de uma pessoa na decisão do destino de uma região, tenha certeza que essa pessoa é um déspota, um tirano. É assim que inicia-se as ditaduras: Pela emancipação de um homem só, carente de glórias. A História prova que essas pessoas são doentes. Hitler, Mussoline, Idi Amim Dada e Gal. Tito, são exemplos.
Liberdade Hoje
A verdadeira Emancipação (Independência» de Seropédica, é o agora.
Estamos vivendo em Seropédica, hoje, seis meses de Governo denominado de Paz e Trabalho. O titular dessa ideia chama-se Gedeon de Andrade Antunes. Gedeon chegou ao Poder Executivo da cidade pelo desejo da maioria dos eleitores que o escolheu Prefeito para governar pelos próximos quatro anos. Gedeon nunca exigiu o título de «Libertador» dos oprimidos seropedicenses embora o mereça. Nosso povo foi mantido refém por oito anos, cativos de mentes doentias do Executivo em conivência com o Legislativo local, na época.
Perguntar não ofende
Como pode alguém se autodenominar «Pai da Emancipação» se durante oito anos vendeu a sua alma e a sua moral política para o comandante do Executivo municipal? Como pode «O Pai ou os Pais» da Emancipação condenarem o trabalho e/ou a presença de pessoas que amam Seropédica embora aqui não tenham nascido? Vale lembrar ao povo seropedicense que os «emancipacionistas» de Seropédica (com a exceção daqueles que lutaram e continuam lutando ao lado do atual prefeito), estavam no casulo da covardia durante oito anos.
Democracia
A verdadeira Emancipação ou Independência de Seropédica deu-se início no dia 3 de outubro de 2004 quando o povo pelo voto livre e universal elegeu Gedeon de Andrade Antunes para prefeito e a professora Lindaura Braz de Carvalho para vice-prefeita desta cidade linda e maravilhosa batizada neologisticamente de Seropédica.
A Emancipação de Seropédica acontece a cada aurora com a participação de todos. Agora todos podem expressar as suas opiniões a respeito do Executivo e do Legislativo abertamente. Agora já se vê na cidade manifestações de pessoas ou grupos contrárias a determinados setores do governo atual em nossa cidade. Isto é Emancipação, é o grito de liberdade do povo, é o diagnóstico democrático de algo que pode estar errado ou não está indo bem no âmago do governo.
Agora perguntamos. Quem é o Pai desta mudança?
Que Deus nos livre e guarde contra Satanás, o Pai da mentira. Amém.
 
                      Gilberto Pessoa.
 
 
 
 
 
 
 
ARTIGO
 
«ATENAS» DA BAIXADA
Página inteira com fotos – MESMA ÉDIÇÃO 17
 
Seropédica é uma cidade marítima. A descoberta pode levar o município fluminense a semelhança de Atenas, o polo cultural da sabedoria grega no Mundo Antigo.
 
A pequena cidade de Seropédica localizada na Baixada Fluminense distante 75 Km da capital, caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento político e cultural de maneira surpreendente.
Emancipada há apenas 9 anos o município apresenta talento de cidade grande devido novas descobertas como por exemplo: o aqüífero (reserva de água potável), no sub solo seropedicense considerado o terceiro maior do país, a redescoberta da UFRRJ (outrora ignorada pela administração anterior). Considerada a melhor Universidade da América Latina a UFRRJ desenvolve estudos de pesquisas científicas das mais altas magnitudes de por inveja a muitas instituições educacionais de grande porte da Europa e dos Estados Unidos.
Seropédica através e por intermédio de convênios inédito concretizado nos primeiros meses de Governo Gedeon «caminha para ser a capital cultural e científica do Brasil», disse à nossa reportagem um graduado professor da UFRRJ.
Sempre com apoio da Governadora Rosinha Garotinho, o prefeito Gedeon de Andrade Antunes tem se esforçado para manter o município a altura dos anseios da população.
Na área da Educação, por exemplo, Gedeon tem muito do que se orgulhar pois sua secretária da Pasta, a vice-prefeita e professora Lindaura Braz de Carvalho, tem revolucionado o costume dos pais e alunos. Crianças e adultos são incentivados de volta à escola e para isso são aplicados métodos simples de prática à qualidade de vida.
A horta comunitária é uma das tarefas aplicadas aos pais e alunos que recebem incentivos para retornarem às salas de aulas.
Na área de ciência e tecnologia Seropédica tem o privilégio de ter como secretário o Dr. PHD Nilton Leal, figura respeitável e competente no setor educacional e científico em nosso país.
O município é a menina dos olhos da Governadora Rosinha que tem incentivado a economia de Seropédica incentivando o transporte ferroviário, rodoviário e agora terá participação importante na Hidrovia dos Jesuítas, a chamada Terceira Via.
 
Cultura popular
Antigamente (antes do dia 3 de outubro de 2004), nas rodas de amigos em nosso município, o assunto era trivial - o povo já não sabia expressar seus pensamentos e opiniões.
Agora tudo é diferente, seja na Universidade Rural, como nas ruas, praças, bares ou igrejas, o assunto em Seropédica é a tecnologia, novas pesquisas da Embrapa, novos cursos que a URRJ apresenta, lançamentos de livros. A imprensa, outrora, tratava de picuinhas e assuntos venais. Hoje é diferente, As manchetes da mídia local fala sobre o progresso científico, cultural e econômico da cidade. Parece um sonho mas é a pura verdade. Seropédica caminha para ser a Atenas da Baixada Fluminense.
Povo seropedicense. Amai-vos uns aos outros!
 
  gilbertopessoa@hotmail.com
 
 
 
 
 
História de Atenas.
Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C. durante a «Idade do Ouro» da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas ideias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de «civilização ocidental» tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Romano. As escolas de filosofia, foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana. Entre os séculos 13 e 15 foi combatida pelos Bizantinos e cavaleiros Franceses e Italianos do Império Latino. Em 1458 caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou. Partes da cidade (incluindo muitos de seus edifícios) foram destruídos nos séculos 17, 18 e 19, por diferentes facções que tentaram controlar a cidade.
Ela ficou virtualmente inabitada na época em que se tornou a capital do recentemente estabelecido Reino da Grécia em 1833. Durante as próximas poucas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna. A última grande expansão ocorreu nos anos 1920 quando os subúrbios foram criados para acomodar os refugiados gregos da Ásia Menor
Durante a 2a. Guerra Mundial foi ocupada pela Alemanha e esteve mal nos últimos anos da guerra. Depois da guerra começou a crescer novamente. A Grécia entrou para a União Europeia em 1981, trazendo novos investimentos para a cidade, acompanhados de problemas de congestionamento e poluição do ar.
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
MIRE-SE NO EXEMPLO DE BRASÍLIA
Edição de nº 18 – 2ª quinz de julho de 2005
 
 
O repórter tem o privilégio de colher notícias e, depois, transmiti-la ao público em conformidade com a característica do órgão transmissor. Para tal, faz-se necessário preparo, não só da matéria, mas do próprio profissional de imprensa. Vemos, em muitos casos, jornalistas tratarem a informação como se ela fosse uma coisa adquirida em qualquer lugar e, sem qualquer dilapidação, jogá-la ao ar como se fosse uma moléstia – ou em alguns casos -, uma bênção.
Acontece que quando a informação é lançada em conteúdo de moléstia – poderá transformar-se em uma pródiga notícia para muitos. Por outro lado, as informações que parecem uma bênção, ao atingirem o público alvo, transformam-se em uma verdadeira moléstia.
Os estudiosos da Teoria da Comunicação concordam que, hoje, a informação não mais pode ser tratada como uma «agulha hipodérmica» – conforme definição do cientista David Berlo. Pensam alguns: «Eu vou lançar tal notícia e o público vai reagir dessa e dessa forma. Consequentemente, farei isso ou aquilo».
Como falamos no início o trato da informação necessita, em primeiro lugar, de profissional preparado para exercer a função de comunicador ou repórter. Mas isso não acontece.
O que vemos, por exemplo, é o que ocorre em Brasília com o escândalo do mensalão, que se iniciou com a tragédia dos Correios, mas que tem precedentes com o caso Valdomiro Diniz... e, assim sucessivamente.
Ladeado por homens de comunicação incontestes e acompanhado por líderes comunistas  - a quem acompanhamos de perto durante a ditadura militar – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, leva uma tremenda calça arreada. Justamente o homem eleito pelo povo sob a sigla moralista do Partido dos Trabalhadores. Creio que agora não tem mais do que se admirar haja vista o outrora caçador de marajás envergonhado pelo impeachement.
Mas o que isto tem a ver com Seropédica. Muita coisa. Não podemos cair no erro dos homens de Brasília. O nosso município acaba de sair de uma ditadura populista. Lula lutou 22 anos contra a ditadura militar nacional e acabou sendo presidente da esperança para ser o que é hoje – um marido traído.
Quero resumir dizendo que o repórter anda nas ruas e o que escuta da população não é nada promissor. Estamos próximo a uma nova eleição que servirá como base para a escolha do próximo prefeito de Seropédica. Acho bom colocarmos a cabeça no lugar e não ficarmos olhando somente para o próprio umbigo.
Gedeon Andrade Antunes foi eleito pelo povo seropedicense. Aqueles que estiveram próximo do então candidato do PSC obtiveram parcelas consideráveis de responsabilidade para a vitória. Ninguém deu mais votos do que outro. A vitória foi do todo e não de um pequeno grupo que quer tiranizar o governo.
Não conheço na História Universal a parceria da imprensa a governos que não atendem as necessidades da população com atos concretos, sólidos e benéficos. A dependência da imprensa não é somente do governo que colabora com anúncios institucionais. A dependência da imprensa está na transmissão da verdade, da realidade e não somente de sonhos ou estorinhas da Gata borralheira, Chapeuzinho Vermelho ou Curupira.
Ao contrário do que muitos pregam oligarquicamente dizendo que o povo não gosta de ler, pregamos que, o povo gosta sim de ler e anseia por isso. Está é lhe faltando oportunidades para estudar e ser bem informado sobre tudo o que acontece a sua volta. É nesse aspecto que entra a imprensa. Nosso entender, finalmente, jornalismo é cultura.
 
Gilberto Pessoa
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
UMA NOVA CIDADE
Agosto de 2005 – edição nº 19
 
Seropédica caminha em direção ao Sol.
Vemos, claramente que a época da escuridão está acabando. Sentimos que - apesar das ervas daninhas que ainda infestam os lindos campos de Seropédica -, o município caminha para o desenvolvimento sustentável.
Às vezes achamos que o presidente Lula não tem nada a ver com o mar de lamas de Brasília, mas quando olhamos para a nossa realidade em Seropédica chegamos à conclusão que todos nós temos um pouco de culpa por tudo ter acontecido de injustiça em nossa região.
O ser humano é um todo dividido em três partes: cabeça, tronco e membros. Segundo os teólogos somos também divididos em três partes: espírito, alma e corpo físico.
A sociedade também tem suas divisões e as principais entendemos que são: Federação, Estado e Município e todos são formados por classes sociais que obedecem leis das quais a Carta Magna é a principal.
Se não nos organizarmos convenientemente estaremos perdidos como sociedade. Vemos crescer o crime organizado e demais anomalias sociais justamente porque gerações anteriores de governantes dormiram no ponto ou ignoraram suas responsabilidades. Agora estamos obrigados a concertar os erros.
Seropédica precisa mudar para melhor porque delas fazemos parte e por elas lutaremos como pessoas honestas e honradas. Para isso elegemos o prefeito Gedeon de Andrade Antunes a dirigente máximo de nosso município querido.
_ Gilberto Pessoa_
 
 
 
 
 
VERGONHA
Manchete de 1ª página
Edição de nº 20 – 2ª quinz de agosto
 
O Governo Municipal empregou todos os esforços necessários para atender o Programa do Ministério das Cidades e foi ridicularizado pelos responsáveis da II Conferência Regional das Cidades da Baixada Fluminense, realizado nos dias 5 e 6 de agosto, no auditório «Gustavão», da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica. Quem chegou no auditório para participar de uma conferência que se propunha discutir as necessidades básicas da população na região, saiu decepcionado devido aos exageros de discursos sindicalistas e retrógrados. Parece que a lição de depuração que o PT está recebendo em Brasília não está sendo suficiente para frear a sede de poder do partido que deseja a todo custo transformar o Brasil em uma nação sindicalistas e egoísta.
Na abertura dos trabalhos  - com duas horas de atraso já na noite de sexta-feira, dia 5, - com a presença do prefeito de Seropédica, Gedeon de Andrade Antunes, do presidente da Câmara Municipal, Mauro de Britto e mais dois vereadores: Antonio Zona Rural e Oscar Goulart e alguns secretários do Governo Municipal, podíamos perceber o clima de novidade e interesse pelas discussões que seriam colocadas em pauta. Algumas propostas como por exemplo a criação de uma rede de TV da Baixada Fluminense mereceu aplausos da plateia presente.
O prefeito Gedeon Antunes deu abertura aos trabalhos sob aplausos da multidão desconhecendo o que posteriormente viria acontecer: uma verdadeira enxurrada de críticas à governadora Rosinha e ao seu marido secretário Anthony Garotinho. Os sindicalistas demonstraram claramente no dia seguinte que não estavam dispostos a discutir os problemas das cidades que integram a Baixada Fluminense mas, sim, em conseguir adeptos para transformar o Governo do Estado e seus órgãos públicos como a SERLA e a CEDAE, em judas de malhação em festas agostinas - Uma verdadeira VERGONHA. Uma traição para com a gentileza do Executivo e Legislativo Municipal, além dos representantes de classes que foram ao local para discutir alternativas para a melhoria de vida da população.
Dinheiro público foi gasto na confecção de material impresso, montagem de barracas de exposição, aparelhagem de som, luz e demais regalias para um bando de sindicalistas despejarem suas revoltas e indisposição com a governadora e seu marido.
Esqueceram os oradores da situação em que o PT enfrenta em Brasília. Os barbudinhos ignoraram que estavam discursando dentro de uma Universidade Federal com o propósito de apresentar propostas para solucionar os problemas da região.
Para não dizer que não falei de flores quero registrar a participação de três oradores que apresentaram situações que poderiam ser discutidas em benefício da Baixada Fluminense. Trata-se da Sra. Grazia de Grazia (do Ministério das Cidades), Luiz Cesar de Queiros Ribeiro (Observatório das Metrópolis, que falou sobre Política Urbana Regional e Metropolitana) e Renato Luiz Maués (da Executiva da Presidência do Consórcio do Grande ABC) o qual teve a proposta pioneira e de resultados positivos à Região Paulista, vilipendiada pelos sindicalistas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
2ª quinz de agosto 2005 nº 20
LIÇÃO DA VIDA
 
Um certo «filósofo» da Estação Primeira da Mangueira, disse recentemente que a «Escola da vidas não dá diploma». Mas certamente nos dá a certeza de que o diploma conquistado nos bancos escolares não devem ser vilipendiado pela malandragem dos autodidatas sem formação que infestam o nosso país.
 
A questão do diploma para o exercício da profissão é um assunto polêmico para alguns que desejam passar as mãos pelos «pecados» de outrem, ou seja, amigos muito chegados ou até familiares muito queridos que estão bem próximos de nós.
O presidente Lula é o maior exemplo de pessoa autodidata que alcançou o maior posto da Nação em resposta àqueles que alimentavam a incerteza do sucesso do então candidato à presidência da República. «A esperança venceu o medo».
Outro assunto polêmico é a aquisição de carteira de motorista para menores de 16 anos, que também já podem votar, esquartejar o pai, a mãe ou qualquer pessoa e, depois de uma temporada, numa cadeia especial para menores, conquistarem a liberdade como se nada de mal tivessem cometido.
É curioso como no Brasil compra-se votos e multiplica-se estrondosamente a população de corruptos a cada início de Governo.
Quando criança cansei de ouvir os adultos comentarem sobre assuntos políticos na minha terra Natal. Eles diziam: «Na política só tem ladrão».
Eu ouvia tanto isso que passei a não me interessar pelo assunto e a mergulhar nas leituras de Tio Patinhas, e revistas em quadrinhos variadas. Comecei a entrar pelo mundo da curtição das músicas de rock, depois chorinho e mais tarde na MPB. Regado a cachaça e drogas cheguei ao fundo do poço e fazer estágio durante três anos na mendicância carioca em plena Cinelândia. Foram dias horríveis. Mas felizmente, aí, sim, posso constatar que a Esperança venceu o medo.
Mas voltando ao assunto da política, quero aqui deixar registrado que as nossas crianças e jovens não podem crescer pensando o mesmo que eu pensei sobre a nossa realidade política. Isso é doloroso.
Mas o que fazer? Eis a questão, o que fazer?
Penso que todos os homens e mulheres carregam uma certa dose de fraqueza em determinada área de suas vidas. Alguns são fracos pela farra, outros pelo roubo, outros pelo jogo, outros por mulheres, outros pelo esporte, outros pelo trabalho exagerado...e assim por diante. Nem todos carregam o mesmo erro. Todos conhecemos a nossa verdadeira fraqueza porque temos uma consciência e o mais importante vou dizer agora. Deus sabe de tudo isso que somos. Ele prescruta a tudo e a todos.
Mas o que dizer dos diplomados e dos não diplomados autodidatas sem formação escolar?
Aconselho-os a utilizarem a inteligência fora do comum aplicando-as para o caminho certo da formação escolar porque é no banco da escola que aprendemos o rumo da Ética, da Lógica e do cumprimento do dever profissional. Poucos são os que se desviam do conhecimento acadêmico para a outra banda podre da sociedade. Obviamente que toda regra tem exceção mas aconselho aos autodidatas a procurarem a diplomação e a diplomacia do banco das escolas.
Caso contrário continuarão a construir dutos por onde passarem doravante as propinas conquistadas a cada passo. No final de tudo, o exemplo dos homens de Brasília, será o futuro.
GILBERTO PESSOA
 
 
 
 
 
 
Edição 21 – MATÉRIA de 1ª página
 
A DEMOCRACIA SE FAZ PRESENTE EM SEROPÉDICA
 
 
Ao iniciar os trabalhos às 18h, podia-se notar no semblante dos poucos presentes - tanto a bancada de parlamentares como a  «assistência» - um fio de expectativa e muita apreensão. O clima era tenso porque foi divulgado na cidade que pessoas ligadas ao Executivo haviam viajado a Brasília para fazer «orgia com dinheiro público e outros impropérios». A notícia caluniosa e sem qualquer fundamento procedente da Capital Federal chegou à caixa postal eletrônica (Email), de Wilson Moura, ex-secretário de Esporte e Lazer de Seropédica.
No documento o endereço eletrônico do remetente indicava a responsabilidade do jornalista Luiz Linhares, atual secretário especial do Governo municipal, em Brasília.
Meia hora após o início dos trabalhos o auditório da Câmara já estava quase lotado, tanto era a curiosidade da população. Representantes de classes, secretários, assessores políticos e empresários, todos esperavam o momento em que a «bomba iria ser detonada».
Ao perceber a oportunidade ímpar, o vereador Paulo Cézar, denominado «o advogado do povo», resolveu fazer jus ao qualificativo e sapecou suas reivindicações como «legítimo fiscalizador dos direitos do povo»: Quis saber do presidente da Casa, vereador Mauro Modesto de Britto, se havia recebido respostas do Executivo no referente aos requerimentos encaminhados onde solicitava explicações sobre publicações dos Atos do Executivo publicado em alguns jornais. O vereador quis saber, também, a justificativa dos vereadores Marquinhos Seropédica, W. Terra e Nia, que votaram a favor do aumento de taxa para iluminação pública em 84%. Não satisfeito o vereador exigiu explicações sobre o pedido de liberação de milhões de reais junto ao BNDES.
 
Entre aplausos e vaias, os vereadores fizeram suas colocações a respeito das votações sobre as matérias da sessão anterior.
A vereadora Neuza Cesário, por exemplo, pecou ao dizer que vereador nenhum deve justificar seu voto. Pegou mal, porque o vereador foi eleito para prestar contas de seus atos parlamentares à toda população. Que história é essa de que vereador não deve justificar seus votos...? Essa não colou vereadora.
 
Wilson Moura
Enquanto os parlamentares da direita eram instigados pelos da esquerda, sob a liderança de Paulo Cesar, «o advogado do povo», o senhor Wilson Moura ajeitava suas gorduras na poltrona da Câmara insatisfeito com o andamento dos fatos. Na verdade Paulo Cesar tomou para si toda a atenção da platéia. Calmo, bom falante e de língua afiada chegou até a ofender alguns colegas ao citar um adágio buscado no fundo do poço: «Só os loucos e os burros não mudam». Referia-se o nobre vereador aos votos de Marquinhos Seropédica, Nia  e Washington Terra, favoráveis a taxação da iluminação pública. Segundo PC «mais um imposto para a população pagar». Isso é que é dose.
Marquinho pulou em direção a bola e defendeu sob o travessão. Segurou a pelota e impediu o gool de Paulo César. O vereador do Km 40 disse que é um parlamentar presente e não ausente. E que votou a favor da taxação porque visita todas as comunidades de Seropédica e conhece de perto os problemas dos moradores. «A iluminação pública inexiste em vários bairros e até em locais considerados como invasão, semelhante a que existe no Km 39», disse Marquinho em bela e convincente justificativa.
Hora H
Quando pensava-se que o motivo de tanta gente no plenário fosse esquecido. Eis que o presidente da Casa, vereador Mauro de Britto anuncia os nomes de Wilson Moura e Luiz Linhares para usarem da palavra.
O clima ficou tão tenso, de repente, que antes de os dois falarem, a vereadora Neuza Cesário solicitou encarecidamente que a Casa fosse respeitada.
Tal como a digníssima vereadora, muitos ali presentes pensavam que o pau iria cantar mesmo. Nada disso aconteceu, felizmente.
Wilson Moura que parece ter sangue de barata e domínio próprio para enfrentar situações beligerantes ao pegar o microfone tremia muito e se me parece certo, não conseguiu expor suas acusações sobre a suposta orgia com o dinheiro público de autoridades do governo municipal em Brasília.
Sinceramente, esperava-se mais de Luiz Linhares. Este iniciou um discurso aparentando segurança elogiando os parlamentares e os da assistência. Parecia mais um vereador em época de campanha. Quando voltou ao normal para encarar a situação se perdeu. O que se salvou foi a sua negativa sobre a autoria do documento.
Para a decepção ficar mais evidente os dois trocaram palavras amigáveis segundo após o término da sessão.
 
 
Baixaria
O comportamento não acontecido dentro da Câmara temido pela vereadora Neuza Cesário acabou ocorrendo na porta do estabelecimento.
Wilson Moura de acusador e (possível mentor) de toda a situação, foi agredido com palavras impublicáveis pelo senhor Aranha, irmão do secretário de Governo, Filipe Aranha.
Espetáculo deprimente foi exposto aos presentes somente observado em zona do baixo meretrício. Afinal de contas, será que isso faz parte do momento ou do sistema democrático?
 
Conclusão
Seropédica mudou tanto nestes últimos sete meses que parece até o Brasil após o término do regime de ditadura imposto pelos militares durante 22 anos.
Com o estabelecimento da democracia a sociedade; jornalistas, advogados, artistas das mais variadas matérias e até o simples cidadão, sofreram uma injeção de liberdade - que depois foi definida por alguns cientistas políticos de libertinagem.
 
(Mas isso é assunto para outra edição).
 
Gilberto Pessoa.
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
 
NOVA MENTALIDADE
ano II - Nº 22
2ª Quinz. Set. 2005
 
A verdade sobre a Teoria da Evolução não é a difundida a respeito do hiato homem X macaco. Há algo mais convincente a respeito para ser tratado. A nossa intenção aqui, está longe de ser imposição ou arrogância a respeito do assunto. Mas, pretendemos esclarecer - e até reconhecer com humildade -, erros cometidos a respeito da interpretação sobre comportamento humano.
Nos reportamos ao fato denominado por alguns de «exploração da pobreza», quando algumas pessoas (ou poucas pessoas), conseguem explorar uma multidão com trabalhos denominados de «Obras sociais, ou obras de caridade, etc.). Acreditamos até, que uma minoria realiza estes feitos com o coração limpo e voluntário. Mas está na hora de mudar, porque de «boas intenções o inferno está cheio», diz o ditado popular.
A Sociologia tem respaldo histórico e dados científicos para concluir que o ser humano precisa ser alimentado de benefícios que proporcione a elevação de sua autoestima e não, simplesmente, do seu estômago.
Acabou o tempo em que a esmola era vista como solução para o sofrimento do necessitado. Agora isto chama-se de indústria da exploração humana.
Precisa-se trabalhar intensamente, agora, para que seja implantado em nosso país a imediata igualdade social e econômica. Não só o Governo tem essa obrigação mas nós povo esclarecido, devemos nos empenhar para que o espírito voluntário chegue a envolver a todos.
Os políticos de hoje não devem mais se aproveitar da miséria de muitos para receber elogios de poucos e o que é pior, pousar de bonzinho pelo fato de ter doado alimentação (cestas básicas), medicamentos ou proporcionou corte de cabelos e outros feitos grátis para a população de baixa renda.
A nova mentalidade a respeito do assunto, na realidade não é nova, é velha que nem o mundo. Ela é igualmente proporcional a mentalidade de aumentar o analfabetismo, as doenças e moléstias da população. Desta forma os «poderosos» serão mais procurados e taxados de anjos da guarda dos miseráveis.
A história da humanidade mostra que esta  mentalidade é a maior fábrica de tiranos e déspotas. Os caudilhos, generais de ferro e coronéis cangaceiros são exemplos vivos que passeiam pelas páginas dos livros de História.
Felizmente algo está mudando a respeito desse assunto e o Brasil está dando passos largos para solucionar esse problema.
Em nosso município, Seropédica, precisamos lutar para que essa nova mentalidade seja aplicada. Não devemos aceitar a proliferação de ONGs ou associações beneficentes. Estas instituições alimentam a pobreza e a miséria do povo.
Os governantes e as autoridades competentes devem auxiliar a população a investigar atentamente os trabalhos destas instituições. Muitas delas são dirigidas por pessoas que respondem processos por estupro, estelionato e demais crimes que serão comprovados caso sejam pesquisados.
A população carente deve ser incentivada a conquistar empregos e escolas profissionalizantes e não ao contrário.
Nas eleições que se aproximam muitas pessoas se aproximaram de nossos filhos oferecendo escolinhas de futebol, cestas básicas, cursos profissionalizantes de terceira categoria que não leva a nenhum aprendizado de qualidade social. Tudo não passa de enganação se for pesquisado a fundo. Na realidade os mentores de tal ONGs ou Obras sociais desejam mesmo é o meu, e o seu voto. Caso eles sejam eleitos esquecerão para sempre de você, de sua família e da sua miséria. Você só será lembrado nas próximas eleições.
Vamos nos organizar contra essa exploração. Conto com o seu apoio.
Gilberto Pessoa
 
 
 
PERIGO!
Manchete de 1ª página
1ª quinz de out de 2005 – edição nº 23
 
O Governo Paz e Trabalho, de Gedeon Andrade Antunes (PMDB), no município de Seropédica corre perigo de afogar-se no mar de intrigas e verdadeira guerra de poder entre o Legislativo e Executivo. A Câmara Municipal convocou o secretário de Saúde, Edivaldo Dias Pereira (que também é secretário nacional do PSC - Partido Social Cristão), para prestação de contas. Durante mais de três horas Edivaldo foi massacrado pelos vereadores Marquinho Seropédica e Paulo Cesar (ambos do PSC), Washington Terra (Prona) e Neuza Cesário (PSDB). No final da sessão de tortura, Paulo Cesar, autodenominado «o advogado do povo», disse aos presentes que a sessão de depoimentos continuará. Referia-se à convocação de mais secretários do Governo Gedeon. Mais detalhes nas página 2 (Editorial e Comunidade), e página 5.
 
Em apenas nove meses de Governo denominado de Paz e Trabalho, o Legislativo e o Executivo de Seropédica digladiam-se em verdadeiro pé de guerra em busca de prestígio e poder frente à população seropedicense.
A ponta do iceberg da crise que ora se aflora em Seropédica começou a surgir no dia 26 de setembro (segunda-feira), em sessão plenária na Câmara Municipal.
Na oportunidade, o secretário de Saúde do município, Edivaldo Dias Pereira, foi sabatinado durante três horas. Foi um verdadeiro fuzilamento que contou como chefe do pelotão o vereador Marquinho Seropédica, acompanhado de Paulo Cesar, Washington Terra, Oscar Goulart e Neuza Cesário.
Convocação
O secretário Edivaldo compareceu à plenária atendendo a convocação do Legislativo municipal, para explicar suspeita de algumas irregularidades que supostamente poderiam ter ocorrido em apenas quatro meses de gestão.
A sessão iniciou com quase uma hora de atraso. Às sete horas da noite o auditório da Câmara Municipal estava completamente lotado por funcionário públicos, (pincipalmente da saúde), presidente de associações de moradores, secretário de governo e muitos populares.
Notava-se o clima tenso, pois durante o fim de semana anterior falava-se muito a respeito da convocação e esperava-se, realmente, um escalpelamento já que o secretário em apenas quatro meses mexeu com interesses políticos de alguns vereadores.
O presidente da Casa, vereador Mauro de Britto, colocou à disposição da Mesa a forma de julgamento: os vereadores fariam as perguntas aleatoriamente ou não? Paulo César e Oscar Goulart sugeriram que as perguntas fossem feitas conforme estabelecido no ofício de convocação a respeito da «Estrutura administrativa da Secretaria de Saúde».
 
O primeiro tiro foi desferido pelo vereador Oscar Goulard. Quis saber do secretário quantas pessoas trabalham com ele, quais não residem no município, quanto recebem de salário e quais os critérios para pagamento de GM (Gratificação por Mérito).
O secretário explicou que quando chegou na secretaria já encontrou a casa arrumada e apenas nomeou três pessoas que possuem larga experiência na área da saúde e na parte jurídica pois com ajudas das mesmas conseguiu regularizar o problema de documentação. «Hoje todos os postos possuem Alvará», disse. Ao ser indagado sobre as dispensas, o secretário falou que «quem não trabalha», é mandado embora.
 
O vereador Oscar insistiu em saber sobre a GM e perguntou o por que de todos os funcionários não receberem a gratificação. Como resposta teve a explicação de que o Executivo está em fase de contenção e que o secretário de Administração poderia responder melhor a indagação.
 
Mais tiroteio
O vereador Paulo Cesar, perguntou a respeito do salário de 2 mil e 40 reais do subsecretário de infraestrutura, considerado muito alto pela bancada. Edivaldo disse que «este secretário já estava a trabalho na Casa do Idoso e não sei explicar o salário».
O advogado do povo insistiu sobre o tema e pediu explicações sobre os salários de três funcionário, que não constavam endereço, com salários de R$ 300, R$ 400 e R$ 1.300,00, cada um.
O vereador obteve como resposta da seguinte forma: «Quando eu cheguei já estavam estabelecidos os salários desde janeiro e os funcionários já foram exonerados».
 
A metralhadora giratória do advogado do povo passou a mirar o alvo em outro ponto: - Fala-se na cidade que houve exoneração por pura perseguição política. Isso realmente aconteceu?
- A única perseguição é contra aqueles que não querem trabalhar. Se a pessoa trabalhar, ela fica. Caso contrário, será exonerada -. disse Edivaldo.
 
Lado pessoal
Para os presentes aquela sessão, ficou claramente demonstrado pelos vereadores, Marquinho, Neuza, Oscar e Washington, que a situação deixara de ser simplesmente política e entraram para o campo puramente pessoal.. Os parlamentares demonstraram insatisfação visceral contra determinados trabalhos do secretário de saúde ao ponto de resolverem o problema de maneira radical: utilizaram o parlamento e as condições do cargo como arma e, não como condição de viabilizar e conduzir grandes problemas sociais. Uma tristeza.
Dos vereadores presentes o único que não compareceu ao plenário foi o pastor Nia. Antonio Zona Rural e èzio Cabral omitiram-se educadamente, assim como foi muito cortês e sóbrio o vereador Valtinho do Frigodutra.
 
 
 
 
EDITORIAL
 
LIÇÕES DA VIDA
Edição 23
 
Algumas pessoas pensam que o   jornalista é um entregador de mensagens. Dentro deste perfil essas pessoas utilizam a imprensa como mera amplificadora de notícias. Esquecem eles das consequências do ato. Não há no cérebro destas personagens espaço para entender o perfil do jornalismo, na sociedade e na História.
Vamos esclarecer: o repórter, reporta. O editor, edita. O editorialista, forma opiniões para persuadir no sentido de colaborar com a sociedade. O jornalismo, portanto, faz parte da ciência da Comunicação e tem como papel preponderante fazer e construir a História do município, do estado e da nação.
Talvez por isso, a liberdade de imprensa seja adotada com restrinções por alguns governos; em outros a imprensa nem existe; em alguns casos, outros governos procuram manipular os órgãos de comunicação interferindo no processo social e enganando a sociedade.
Quem procura se utilizar da imprensa com o propósito simplesmente de transformá-la num amplificador de notícias, não está fazendo jornalismo e, com certeza, quem o faz, não é jornalista; pode ser, apenas, um simples picareta da profissão.
Por outro lado, o governante que não utiliza os serviços da imprensa como pauta de atuação de decisões, está fadado a governar como ostra e olhar para o próprio umbigo.
O jornal FOCO POPULAR busca cumprir com o seu papel social frente aos momentos políticos de nossa região, principalmente. Dentro deste raciocínio sustentamos ideologicamente a campanha do candidato do PSC, Gedeon de Andrade Antunes, à Prefeitura de Seropédica. O fizemos porque acreditamos que o regime de opressão e descaso para com a sociedade seropedicense, deveria ter fim. Foi um BASTA!.
Nas urnas, no dia 3 de outubro de 2004, o povo deu a resposta e mudou o rumo político não só do município enclausurado, mas da Baixada Fluminense, devido a esperança de novas oportunidade de emprego e progresso, além do bom relacionamento municipal com o Palácio Guanabara.
Semelhante à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, Gedeon Andrade Antunes, representou há um ano atrás a ESPERANÇA em detrimento ao MEDO que imperava nos quatro cantos de Seropédica.
A síndrome de Lula atingiu Gedeon. Seropédica está sem esperança porque a nuvem de poeira encobre os olhos de cada cidadão que caminha pelas ruas esburacadas e por entre valas negras. A miséria, a fome e o perambular de crianças abandonadas tornaram-se comuns pelas vias seropedicenses.
Seropédica caiu no marasmo e algumas pessoas buscam setores da imprensa para publicação de matérias que não mudam o cotidiano do cidadão. Tudo está de mal a pior.
O papel de FOCO POPULAR é chamar a atenção do prefeito Gedeon de Andrade Antunes, para as falhas que acontecem em seu Governo. Não queremos aqui, apontar o nome dos incompetentes mas mostrar a insatisfação de quem de perto, bem de perto, acompanha os rumos de Seropédica em diálogo franco com populares dia-a-dia.
Dizem que a partir de janeiro de 2006 a governadora «dará um banho de asfalto no município». Achamos por bem não colocar o nome da Governadora Rosinha nesta situação. Não é ético.
Prefeito Gedeon, o povo quer ver segurança no Governo; punho forte para tomada de decisões referente à saúde, emprego, educação, esporte e lazer. Senhor prefeito, há algo que o senhor precisa fazer para este povo se sentir feliz.
Gilberto Pessoa
 
 
 
COLUNA COMUNIDADE
Edição 23
 
O prefeito Gedeon Antunes, de Seropédica, ficou exposto ao ridículo durante a «assembleia para        moradores sobre o reforço de abastecimento de água», realizado nas dependências da Creche Arco-Íris, na Rua Maria Antonieta, no Bairro Boa Fé, sábado, dia 17 de outubro. O objetivo da reunião  - segundo folder distribuíndo no local por representantes da Cedae e Funasa-, era esclarecer detalhes sobre as obras realizadas na região beneficiando 7.500 habitantes, conclusão prevista para janeiro de 2006.
Representantes da Cedae e da Funasa compareceram no local com firme propósito de aniquilar da opinião pública os méritos de 11 anos de luta do líder comunitário Mariano Zattorre, que busca incansavelmente a melhoria para o bairro.
 
 
 
 
 
Doi-Codi
 
Mary Marques Porto, que trabalha com projeto de educação ambiental da Cedae, tratou o único representante da imprensa no local com indiferença. Ela se comportou como os antigos agentes do DOI-CODI (Departamento de Operações Internas - Centro de Operações e Inteligência) - esses órgãos que na época de chumbo (Ditadura Militar), levaram à cadeia, torturou e à morte jornalistas, estudantes e políticos que se opunham ao regime militar.
 
Constrangimento
Sobre o constrangimento ridículo a que o prefeito de Seropédica foi exposto, ocorreu por pura ausência de assessoria política e  comunicação. Ao enfrentar o líder comunitário em sua própria comunidade, o chefe do Executivo Municipal, mostrou que está perdido, no mínimo pessimamente assessorado pela Secretaria de Governo ou Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Vale lembrar que alguns órgãos de imprensa da região, inclusive FOCO POPULAR, deram ampla divulgação nos últimos dias sobre a luta do líder Mariano Zatorre em busca de melhoria para a comunidade.
 
Ignorância fatal
Ignorar por completo o trabalho e sacrifício que o líder comunitário Mariano Zattorre vem realizando na região nos últimos 11 anos, é de uma ignorância sem tamanho. Além disso mostra arrogância e subestima a inteligência e a luta de quem acompanha a situação da comunidade e da própria comunidade.
 
Doi-Codi-Cedae
A «agente» do Doi-Codi-Cedae, Mary Marques Porto foi perfeito em seu trabalho investigativo. Fotografou o repórter  e todos os presentes tomando para si a responsabilidade de um P2 do órgão de repressão. Pena que a «agente Mary» foi infeliz ao dar o recado sobre projetos de educação ambiental. Foi um fracasso, estava nervosa, gaguejou muito e não explicou bulufas. É isso aí, quem exerce dupla função acaba falhando em alguma delas.
Naqueles anos de chumbo - foram 21 anos de luta que teve início no Golpe Militar em 31 de março de 1964-, do qual me orgulho de ter lutado contra no início da carreira jornalística, agentes do Doi-Codi infiltrados em reuniões comunitárias, passeatas e qualquer concentração popular perseguiam, fotografavam, agrediam e sumiam com jornalistas. Eu ein, tá amarrado!
 
Insatisfação
D. Mary ao ser abordado pelo repórter que buscava informações a respeito da assembleia que ali seria realizada, foi evasiva e demonstrou insatisfação em conversar com a imprensa. Parecia incomodada e o jornalista estava sendo tratado como intruso.
Ao perceber que o repórter procurou outra fonte (no caso o engenheiro Claudio Bastos, chefe de serviços de obras da Região Metropolitana), a «agente Mary», aproximou-se sorrateiramente do colega, piscou um dos olhos e fez sinais com as mãos e o rosto com a intenção clara de censurar a entrevista. Isso é ridículo. Misericredo!
 
Armação da Assessoria
Dias antes da assembleia um carro de som dirigido por um funcionário da prefeitura carregando publicidade de uma empresa de GNV e divulgando anúncios de um jornal de Itaguaí, passou várias vezes pelo bairro Boa Fé divulgando o evento. E o que é pior, dizia no anúncio que o prefeito Gedeon e o líder Mariano Zattorre, convocavam a população para o evento. Usaram o nome de Mariano para convocar a população. É bom lembrar que grande parte da assessoria do prefeito não suporta o Mariano justamente porque o líder do Boa Fé não aceita intromissão e muito menos paraquedistas em seus trabalhos.
Méritos ao prefeito
Em discurso aos presentes o prefeito Gedeon Antunes fez uma bela explanação a respeito dos trâmites burocráticos que teve que enfrentar para conseguir recursos para realizar as obras no Boa Fé, Contou que a administração anterior não fez nada pela comunidade e que agora, em apenas 8 meses de governo conseguiu aumentar o número de alunos da rede pública municipal e que a saúde está sendo reformulada. No caso do Boa Fé, disse que foi a Brasília e reivindicou pessoalmente do presidente Lula uma parte da verba para a realização das obras que hora estão sendo realizadas na comunidade do Boa Fé e Piranema.
 
Méritos à Cedae e à Funasa
Gedeon contou também aos presentes que a governadora Rosinha Garotinho, a Cedae, a Funasa e o deputado Eduardo Cunha lutaram incansavelmente para que os recursos para a conclusão das obras de Boa Fé e Piranema chegassem. Esqueceu, porém, de citar a luta de 11 anos de Mariano. Em vez disso o acusou de ter espalhado fofoca contra o seu governo na comunidade. Aí o povo se revoltou e o prefeito passou por um constrangimento que nunca poderia ter passado. Na próxima edição voltaremos ao assunto.
 
 
 
 
MATÉRIA COM FOTOS
Edição 23
Engenheiro Fábio Guedes, da Cedae, quer batizar obras do Boa Fé e Piranema de:
 
TRONCO ALIMENTADOR
MARIANO ZATORRE FILHO
 
O engenheiro Flávio Guedes, autor do projeto da subadutora, que hoje          traz saúde e progresso à população dos Bairros Boa Fé e Piranema, esteve presente no dia 24 (domingo), na reunião com representantes dos dois bairros, no Colégio Estadual Piranema.
Na oportunidade, o engenheiro, que é presidente dos engenheiros da Cedae, disse aos presentes que a obra - denominada agora de Reforço do Abastecimento de Água de Piranema e Boa fé Município de Seropédica -, existe única e exclusivamente graças a luta de mais de 11 anos do líder comunitário Mariano Zatorre Filho.
O engenheiro Flávio Guedes falou à reportagem de FOCO POPULAR, que em 1999, quando era diretor da Cedae no Governo Garotinho, Mariano solicitou a realização das obras para a região com o propósito de levar à população dignidade e qualidade de vida para todos.
Impressionado com a determinação do líder comunitário em levar dignidade aos moradores da região, o governador Garotinho, na época, solicitou que Flávio Guedes, diretor do órgão, fosse na casa de Mariano saber mais sobre o sofrimento das mais de 20 mil pessoas que sofriam sem água e esgoto. O diretor da Cedae não fez somente o projeto da subadutora como também entrou na briga para que a verba fosse liberada na esfera federal.
Flávio Guedes e Mariano Zatorre deram entrevistas para 11 edições do RJ-TV, da Rede Globo, programa do Ratinho e TV Bandeirantes mas a intransigência do Governo Federal impossibilitou a liberação de verbas para a realização das obras. Mas a luta de Mariano continuou com apoio de toda comunidade.
Dando continuidade à luta de Garotinho, a governadora Rosinha entrou na briga para trazer água à população de Boa Fé e Piranema. Com apoio do Dr. Jair Otero Peixoto, diretor de Distribuição e Manutenção de água da Cedae em parceria com com a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, sob o comando do vice-governador Luiz Paulo Conde, foi possível adquirir recursos através da Funasa.
 
Histórico
O Decreto 36239, de 17 de setembro de 2004, abriu crédito suplementar à Cia Cedae, visando obras de reforço de abastecimento de água da localidade de Piranema e Boa Fé. Esse documento traz a assinatura da governadora Rosinha, Isaura Maria Fraga, Flávio Silveira e Henrique Bellucio, membros da secretaria de Meio Ambiente e da Cedae.
A licitação foi feita na data de 16 de dezembro de 2004 com valor estimado em 6 milhões 337 mil e 763 centavos. O documento foi deferido na Rua Sacadura Cabral 103/6º andar, sede do órgão. A modalidade da citação é CN nº 011/2004-ADL-2.1
Defesa
O Dr. Flávio Gudes fez questão de comparecer na reunião do dia 24 com o propósito de esclarecer aos presentes, de sua fidelidade e reconhecimento da luta renhida que Mariano Zatorre tem realizado ao longo de 11 anos em defesa da comunidade aonde vive desde criança. Por este motivo fez protesto contra insinuações de que outras pessoas teriam realizado esse trabalho.
Segundo Flávio Guedes, os principais personagens dessa luta histórica para os dois bairros e do município de Seropédica, são: a governadora Rosinha Garotinho, Mariano Zatorre, Cedae, a secretaria de estadual de Meio Ambiente e o Funasa.
 
 
 
 
 
ENTREVISTA
Edição 23
 
Vice-Prefeita do município de Seropédica,
professora Lindaura Braz de Carvalho
 
IBE: Profa. Lindaura, a Senhora ajudou o Prefeito Gedeon a ganhar as últimas eleições. E a sua saída da Secretaria de Educação foi uma grande surpresa para a população. O que teria levado o prefeito Gedeon a tomar esta decisão?
 
PL : «Não tenho dúvidas que a minha participação na campanha para a eleição do Prefeito Gedeon foi bastante decisiva, pois, até o momento da minha adesão, o mesmo se encontrava em 4º lugar, de acordo com as pesquisas apresentadas pelo próprio comitê de campanha. Tudo que falei e prometi em cada palanque e em cada portão, eu acreditei. Jamais passou pela minha cabeça prometer e não cumprir. Não saí pedindo votos simplesmente por pedir; saí buscando a vitória que representaria a mudança. A vitória, eu consegui. Para a mudança, estou lutando e vou continuar lutando lado a lado com o povo que acreditou. Não vou desistir. Existe um compromisso com VOCÊ. Sobre a minha saída, estou procurando uma resposta para esta questão, já que trabalhei no dia 12/08 e, somente às 17h30 o prefeito comunicou-me que estava exonerada da Secretaria desde às 8h do mesmo dia. Entendo que vinha cumprindo de maneira bastante eficaz as minhas atribuições, e defendo o nome do Governo Paz e Trabalho com empenho e entusiasmo.»
 
IBE: Como foi para a Sra. se afastar de um trabalho que vinha desenvolvendo com tanta competência?
 
PL :  « Um sentimento de traição, decepção e frustração, por não poder completar o trabalho a que tinha me proposto; por saber que o mesmo daria ao governo e ao povo de Seropédica, com relação a Educação, a satisfação  do dever cumprido. Mas, como Vice-Prefeita e professora, cobrarei o bom desempenho da mesma.
 
IBE: Após a sua saída da Secretaria de Educação a Sra. crê que tenha havido perseguição em relação a sua pessoa?
PL: A minha pessoa, não. Mas, como Vice-Prefeita, acredito que sim, pois houve uma «entrevista» nas unidades escolares, fingindo ser um recadastramento. Só não entendo este questionário estranho, que insistia em saber quem indicou o funcionário. É bom saber que Secretaria de Educação foi a única Secretaria que fez recadastramento de todo o seu pessoal, efetivo e contratado, sendo inclusive publicado através de Portaria e que a documentação completa de cada funcionário está arquivada na Secretaria de Educação. Após esta «entrevista», parecendo mais com o tempo da inquisição, muitas pessoas que trabalharam comigo ou indicados por mim, até mesmo as que faziam caminhada sol a sol, chuva  ao meu lado e a do Prefeito Gedeon, na famosa campanha «corpo-a-corpo», foram exoneradas, sem nenhuma justificativa. O carro que estava à minha disposição devolvi a pedido do excelentíssimo Prefeito e, ao questionar, me foi informado que Vice-Prefeito não tem direito a carro, e sim, Secretários, Subsecretários e outros auxiliares».
 
IBE: Profa. Lindaura. Circulam rumores de que teriam sido os recursos do FUNDEF que teriam despertado a atenção do Prefeito Gedeon para a pasta que a Sra. ocupava. Estes rumores são verdadeiros?
 
PL: «Nunca fui ordenadora de despesa, de qualquer recurso da Educação. Nunca tive acesso à conta bancária, senha, saldo, etc. Existe uma Secretaria de compras, chamada de Suprimento e Material. Lá é feita a licitação, cotação, contratos, etc. A Secretaria de Educação não tinha esse poder. Hoje, não sei! Foram encaminhados vários ofícios solicitando gastos, contratos, recursos, resíduos, folha de pagamento, valores gastos não só do FUNDEF, como salário-educação e 25% do recurso próprio obrigatório por lei. Mas, até hoje, não recebi as respostas. Sobre rumores não tenho nada a declarar. A única coisa que sei é que o Prefeito foi claro quando não fez nenhum segredo ao dizer, na Câmara dos Vereadores, que precisava da Secretaria de Educação em suas mãos. Assim o fez, colocando-a nas mãos da sua esposa. Sei que meus questionamentos incomodaram».
 
Foco: Como a Sra. avalia a atual administração municipal? Por que a população está tão descontente?
 
PL: «Morna. Não concordo com muita coisa que vem acontecendo. Sei que temos até 2008 para cumprir a nossa meta. Mas, sete meses de governo dão para mostrar o trabalho. Não é surpresa para o Prefeito e nem para o grupo de competentes secretários, já que sempre questionei em todas as pastas e nunca escondi o meu descontentamento. Na Prefeitura tinha o apelido de ‘Tio Patinhas’(Pão Dura) e brigona, para os menos competentes. Acredito que o descontentamento do povo seja o mesmo meu. Por exemplo: sérios problemas na saúde; falta de valorização dos funcionários, transporte e vigilância sanitária; o carro fumacê e o trabalho da antiga Sucam nos bairros; obras e serviços públicos; as pessoas que varrem ruas como os outros funcionários, sem uniformes, luvas e calçados apropriados; os ônibus da Prefeitura, bem como os carros da Educação, sem manutenção, todos com sérios problemas; a retirada do ônibus para transportar os universitários até Campo Grande; e a suspensão da alimentação dos funcionários do Galpão; a demora da compra dos uniformes escolares; as escolas sem manutenção; os projetos de educação e olha que são muitos, todos parados, sem autorização para serem iniciados, como piscina, família na escola, reforço escolar, lazer, esporte, inglês em séries do 1º Segmento do Ensino Fundamental e capacitação de profissionais de Educação; alguns consultórios dentários retirados das escolas; bairros sem ambulância; valas negras, entupidas e cheias de mato; ratos por todo lado e, com isso, a preocupação com as doenças; entre outros problemas, o gasto numa área para Expo, que sei que precisamos e não tenho dúvida que ficará linda, mas, será que é o momento? Não poderia deixar para 2006? Será que o município tem condições financeiras de fazer, em tempo record, uma nova área de eventos, quando já tínhamos uma já pronta? Penso que estes recursos poderiam ser melhores aplicações».
 
IBE: Apesar de não fazer um governo de grande aprovação popular, o Prefeito Gedeon conta com o apoio da totalidade dos vereadores. Como a Sra. Vê este fato?
 
PL: «Não acredito nessa totalidade, mas, só quem pode responder esta pergunta são os próprios vereadores e o povo, passando a frequentar mais as sessões da Câmara, onde os mesmos discutem suas ideias, aprovando e reprovando-as, e descobrir de que lado estão: do povo, do governo ou dos dois».
 
IBE: Profa. Lindaura, a Sra. é hoje a maior liderança feminina na cidade. O que tem a dizer sobre isto?
 
PL: «Mesmo não acreditando nesta afirmação, posso dizer que tenho muitas amigas, pois sou mulher guerreira, de braços de ferro e pulso de aço e ainda digo mais: que a mulher não foi feita da cabeça do homem para não comandar o mesmo; não foi feita coluna cervical para não andar atrás; não foi feita dos pés para não ser pisada; mas foi feita da costela para caminhar lado a lado. Sou como madeira de lei: envergo mas não quebro! Tenho orgulho de ser Vice-Prefeita. O povo o quis e farei tudo para não decepcioná-los. Sou professora e não política. Vou questionar sempre o errado e aplaudir o certo.
 
IBE: A Sra. liderou o setor de educação de Seropédica por sete meses. Neste período conseguiu inúmeros amigos. Como tem sido agora, de certa forma, estar distante destes amigos?
PL: «Não me sinto distante. Tenho amigas e amigos e sempre fiz questão de colocar que a Educação não seria apenas uma pasta e eu não seria uma Secretária. Nós seríamos, fomos e seremos uma grande família. Fiz questão que meu registro de campanha fosse Professora Lindaura, pois tenho orgulho de ser professora. Tenho amigas e amigos exonerados e desempregados. Recebi ligações, mensagens, cartões, presentes e apoio a todo o tempo. Meu povo tem sido solidário, graças a Deus, em particular na Educação, pois como professora há quase 30 anos, falo a mesma linguagem, porque em Educação não se corta as asas e sim se orienta o vôo. E para aqueles que acham que a educação é cara, tente a ignorância. Com educação não existem gastos e sim investimentos. Ser professora é ser audacioso».
 
IBE: Quando a Sra. Assumiu a Secretaria de Educação, em janeiro deste ano, eram necessários enfrentar vários desafios: merenda escolar, contratar professores etc. Como a Sra. venceu estes desafios?
 
PL: «Para quem tem ideal, garra, dedicação e respeito ao próximo, nada é desafio, e sim, satisfação. Posso afirmar que a merenda escolar foi a melhor que pude oferecer. Fui eleita pelo povo, sou paga pelo povo. Ao contrário, tenho sim a coragem e a firmeza de enfrentar os problemas e tentar resolvê-los e questionar sempre quando não concordar com as soluções apresentadas.. Este é o meu compromisso e nenhum obstáculo me assusta porque a vida é como um eco: se não gosta do que está recebendo, absorve o que está emitindo».
 
IBE: A Sra. é a Vice-Prefeita da cidade. Quais são seus planos para o futuro na política?
PL: «Meu compromisso com o povo é até 2008. Vou lutar para cumprir o que foi prometido durante a campanha, pois eu e minha família levamos a nossa meta de governo a cada munícipe.; Nós entendemos por educação que a palavra e o compromisso têm que ser cumpridos. Lembro que não depende só de mim, mas deixo claro que vou lutar. Espero conseguir um gabinete para trabalhar. O mesmo já foi pedido ao Excelentíssimo Prefeito, através de processo. Em caso contrário, vou armar uma tenda no calçadão, onde farei dela o meu gabinete. Porque matar um elefante é fácil; difícil é carregar o cadáver.».
 
IBE: Em seropédica, é comum as «pessoas» terem medo de contrariar o Prefeito. A Sra. compartilha desse sentimento?
 
PL: «Não compartilho desse sentimento e nem minha família, pois não é a 1ª vez que colocamos os nossos ideais acima do interesse particular. É público e notório que sempre nos colocamos contra aqueles que não defendem os verdadeiros interesses do povo. Conhecimento é antídoto do medo; administrar é como um pombo na mão: se você apertar muito ele morre, e se você afrouxar, ele voa».
 
 
 
MANCHETE
 
ENGANAÇÃO
1ª página – Edição 24
2ª quinz out de 2005
 
Começou o inferno astral do Governo Paz e Trabalho. Festa popular em Seropédica tenta esconder a miséria e o sofrimento da população. Em meio a piroctenia colorida apresentada durante quatro dias o povo enfrenta a poeira, a lama e falta total de saneamento básico. Coleciona vaias em aparição pública.
 
Seropédica ame-a ou deixe-a. Quem não se lembra desta frase difundida pelo Governo de Garrastasum Médice no anos de chumbo na década de 70 quando o «escrete canarinho tornou-se Tri Campeão Mundial de Futebol?» A frase correta é: «Brasil ame-o ou deixe-o».
Enquanto «a paixão do povo» conquistava o campeonato mundial e o Maracanã recebia incentivos para apresentar os melhores clássicos, nas selas e nos porões dos presídios da Frei Caneca, na Ilha Grande e porões do Exército (Tijuca e Urca), estudantes, políticos, artistas e jornalistas eram torturados e mortos sob os gritos animados de gool com o fundo musical: Noventa milhões em ação pra frente Brasil, Salve a Seleção...»
Fato semelhante acontece em Seropédica nos dias atuais. Parte da imprensa local (é contratada sem licitação), para divulgar a seleção Paz e Trabalho, do Governo Gedeon Antunes.
O Golbery do Couto e Silva, o terror da época militar, é encarnado na pessoa do secretário de governo, Filipe Aranha, que impõe regime ditatorial no município com autorização do chefe do Executivo.
Filho de General e irmão de um funcionário da Polícia Federal, Filipe Aranha tem passado obscuro pela gerência do Banco do Brasil, no município de Itaguaí e possui muito talento para negociação sinistra ao lado de alguns secretários de governo que carregam o Executivo Municipal para diversas denúncias no Ministério Público em tão pouco tempo de administração.
Perseguições a quem se opõe às suas ideias, recolhimento de jornais das bancas, confisco de bens de quem deve impostos atrasados e retaliações das mais diversas maneiras são práticas comuns dos homens do Governo Paz e Trabalho, em Seropédica.
Nas páginas2, 4 e 8, os leitores encontrarão parte da verdade que acontece no município que sofre com o descaso e a irresponsabilidade.
A população está decepcionada por ter eleito aquele que seria o «libertador de Seropédica».
«Tudo não passou de um blefe»
disse o Dr. Niltinho.
 
 
 
 
EDITORIAL
 
CONTINUÍSMO INDESEJADO
Edição 24
 
As eleições de 2004 em Seropédica foram muito acirradas. Devido ao clima de coronelismo que impera em certas regiões da Baixada Fluminense, o povo de Seropédica procurou através do escrutínio universal, dar um basta no regime autoritário e indesejado da administração anterior.
Gedeon de Andrade Antunes, o candidato a vice na chapa de Anabal Barbosa de Souza, há oito anos sentiu o gosto do desprezo e da falta de cumprimento de palavra de companheiro político.
Depois de amargar um ano como vice e ser desprezado pelo prefeito Anabal, Gedeon saiu do governo e liderou oposição no município contra seu algoz. Juntamente com Gedeon formaram fileiras centenas e, depois, milhares de insatisfeitos ao regime imposto pelo prefeito do PSDB.
Foram oito anos de lutas diárias. Ameaças de morte, processos e dissabores marcaram a vida dos dois lados. Seropédica por causa disso ficou separada. Foi imposto um verdadeiro Muro de Berlim ideológico na cidade. Uma vergonha que até hoje impera na mente e nos corações de uma maioria que não sabe conviver com a democracia.
Por não poder concorrer à mais uma reeleição, o prefeito Anabal tentou mais uma vez manter-se no poder e escolheu Darcy dos Anjos, secretário de Administração para ocupar o seu lugar. O músico Dicró foi escolhido para cantar o jingle: «Se Anabal confia você pode confiar, o trabalho tem que continuar...»
Pelo lado de Gedeon, o mote era o seguinte: Emprego, saúde mais educação PSC é nossa bandeira em defesa da população...»
 
Parece mentira mas o Dr. Niltinho definiu com perfeição o resultado de tudo o que se refere a atual administração de Gedeon Antunes, o Governo de Paz e Trabalho. Segundo o médico, Gedeon blefou o tempo todo.
Aquele candidato que passou os últimos oito anos contando a história de que foi injustiçado pelo prefeito Anabal Barbosa de Souza solta o mesmo veneno contra a sua vice-prefeita que, na verdade, foi quem ganhou as eleições.
Gedeon mostrou nas eleições de 2000 que não era páreo para o prefeito Anabal e nas eleições de 2004 teria levado outra lavagem caso a professora Lindaura recusasse o convite para concorrer na chapa como vice.
O carisma da professora do Bairro Santa Sofia conquistou em pouco tempo de palanque o coração não só das eleitoras mas dos eleitores devido ao discurso incisivo e personalista imposto com uma dosagem de esperança foram de comum.
A vitória se aproximava a cada subida da professora nos palanques. Multidões carregavam as bandeiras do PSC. Sem dúvida alguma o ponto máximo de todos os comícios do PSC era o momento em que o jingle do PSC era trocado e a professora Lindaura vestindo sua calça jeans e a blusa vermelha acenava para o povo com a bandeira do PSC.
Neste momento o povão dançava que nem criança pois sabia que a vitória estava próxima. Lindaura ganhou a eleição e Gedeon levou para casa para governar com os seus familiares.
Pode-se dizer que na prefeitura de Seropédica acontece o maior caso de nepotismo de toda a História do Brasil.
Gedeon orgulha-se de dizer que há no município cerca de 3 mil parentes seus. Uma grande parte deles sai funcionários da Prefeitura na atualidade.
Pois bem, no referente ao engodo ou blefe a que o Dr. Niltinho se refere, podemos citar que e mais de 350 cafés da manhã realizado pela equipe de Gedeon aos domingos nas casas de eleitores, foram repetidas mais de 350 vezes que a senhora dona de casa não mais terá o dissabor de chegar nos postos de saúde às 5h da manhã para marcar consulta. «No meu governo a senhora fará a marcação de consulta através do 0800». E o povo acreditou, e eu também!
Acreditamos que as ruas esburacadas e poerentas da cidade seriam parte do passado. Blefou de novo. A realidade da miséria e do abandono permanece nos lares da maioria do povo seropedicense.
Só nos resta agora esperar Deus ter compaixão de nós e, daqui há três anos, elegermos aquele ou aquela que, verdadeiramente governará de olhos misericordiosos e justo em direção às necessidades do povo e não, dos secretários famintos de poder.
 
 
 
 
DEPOIS DA FESTA A REALIDADE
Matéria com fotos
Edição 24
 
Moradores dos Bairros Campo Lindo, que compreende os Kms 39, 40, 41 e 42 estão decepcionados com a administração municipal neste primeiro ano de Governo Paz e Trabalho.
Durante a campanha para a Prefeitura o candidato Gedeon Antunes, do PSC, acompanhado de um batalhão de postulantes à Câmara Municipal, caminhavam pelas ruas dos bairros em busca de votos e credibilidade. Pediam aos moradores crédito de confiança de casa em casa em inúmeros cafés da manhã. Gedeon falava aos presentes que se eleito, o povo de Seropédica não mais teria que acordar de madrugada para marcar consultas nos Postos de Saúde.
«Se eu for eleito a senhora fará a consulta por telefone», dizia o candidato às senhoras presentes sob aplausos puxados pela sua escudeira Aline.
O candidato do PSC falava na residência de populares que as ruas seriam totalmente asfaltadas nos primeiros seis meses de governo.
Tudo foi prometido e até agora nada foi feito. A melhor obra do Governo Paz e Trabalho até agora foi a festa da Expo, a famosa Festa da Amora, um verdadeiro engodo, pois ninguém conhece esta fruta no município.
A EXPO foi uma festa para inglês ver. Muito colorido e fogos de artifícios queimados. Os beneficiários desta festa foram os organizadores, uma meia dúzia de secretários que embolsaram muito dinheiro enquanto a população cheira muita poeira e pisa na lama.
 
As Ruas,  Rita Batista, Natalino Cardoso dos Santos, José Eleotério e Cândido Maria da Conceição, só para citar alguns casos mais graves, estão completamente abandonadas.
Levemos em consideração que a Rua Rita Batista só é pavimentada e bem tratada até a porta da residência do prefeito, depois disso é só buraco e abandono.
A área que causa mais perigo e apreensão aos moradores é a região que compreende as Ruas Natalício Cardoso, José Miranda Pena e Rita Batista.
Segundo Benedita Theodoro, moradora na localidade há mais de 20 anos, as chuvas do início deste ano trouxe lama, cobras, lagartos e muita doença. Uma casa foi destruída (foto ao lado) e nenhuma providência foi tomada pelos poderes públicos.
Infelizmente o prefeito Gedeon Antunes, pelo que se pode notar, não pode fazer muita coisa para sanar o sofrimento da população de Seropédica.
Acreditamos que coisas erradas, que acontecem no seu governo, é por conta unicamente de alguns secretários que creditam à administração do Prefeito, a péssima situação que o povo está passando.
Lembramos que a imagem que o povo tem de bom da figura de Gedeon ainda está viva na mente de cada um. Essa imagem de pacificador e libertador da miséria do povo, o prefeito conseguirá acender no coração da população, acreditamos que isso pode acontecer.
 
 
 
ENTREVISTA
Edição 24
 
Médico decepcionado com o Prefeito de Seropédica desabafa:
 
GEDEON BLEFOU O TEMPO TODO
 
Newton Cavalcanti, figura tradicional e respeitada na sociedade Itaguaiense e seropedicense, filho do ex-prefeito Newton Cavalcanti, de Itaguaí, confessa decepção quanto ao governo de Gedeon Andrade Antunes, denominado de Paz e Trabalho.
«Não consigo imaginar que o prefeito desta cidade é aquele meu amigo e companheiro Gedeon Antunes. pessoa a quem depositei plena confiança  para quem busquei votos nas comunidades seropedicenses durante a campanha em 2004», disse o médico otorrinolaringologista à nossa reportagem em seu consultório, no centro de Seropédica.
 
Procurando falar pausadamente com o propósito de não deixar rancor em suas palavras, o médico Newton, procura explicações para o comportamento antiético do prefeito de Seropédica: «Espero que após este primeiro ano de Governo, Gedeon possa clarear suas ideias e voltar a ser o que era antes, uma pessoa pacífica e dedicada aos amigos como sempre foi», conta Niltinho, como é carinhosamente conhecido pelos eleitores seropedicense.
Sobre o futuro político da cidade, Niltinho não tem meias palavras: «É difícil prevê porque Gedeon representava a mudança, a inovação e o próprio libertador do regime de opressão imposto no município durante oito anos. Acho que a professora Lindaura, no momento atual, representa a figura da oposição em Seropédica. Ela é a própria mudança contra tudo o que aconteceu e acontece em nosso município», disse.
- «Eu tenho fé de que toda essa opressão imposta ao povo de Seropédica um dia vai acabar e eu vou lutar contra isso», finaliza Niltinho.
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição 25 – 1ª QUINZ DE NOVEMBRO DE 2005
 
O DEVER DA IMPRENSA
 
Há algumas edições abordamos com clareza a respeito do papel
da imprensa não só em Seropédica, mas em todo o mundo. A liberdade de expressão é uma conquista da democracia nacional. É um bem incalculável que a sociedade nacional conquistou a preço de muito sangue e degola de pessoas honestas (jornalistas, políticos, estudantes e pessoas simples), que deram a própria vida pela causa libertária.
Seropédica não foge à regra. A nossa sociedade luta com muito vigor contra as injustiças sociais. O povo de Seropédica deseja ter os direitos inalienáveis de qualquer cidadão: justiça social.
Nosso povo luta por melhores salários, melhor qualidade de vida. Não desejamos viver pisando em lamas com esgotos à céu aberto. Queremos atendimento de saúde com qualidade. Desejamos o progresso do município e mais empregos. Desejamos melhores condições de transportes. Queremos melhoria no ensino público. Enfim, queremos ser tratados como serres humanos e cidadãos que pagam impostos e eleitores que elegem os nossos governantes.
Queremos dos governantes, reciprocidade de direitos e deveres.
Devido a posição de FOCO POPULAR em relação a atitudes do Executivo Municipal, recebemos por parte da sociedade seropedicense apoio e rejeição conforme determina o regime democrático. Todos têm o dever de opinar a respeito dos temas abordados na sociedade.
Aos que nos apoiaram desejamos votos de amizade e parceria com relação à nossa luta. Aos que nos rejeitaram, inclusive com palavras mal criadas, desejamos clareza nos olhos e melhoria nos debates.
Queremos esclarecer que não somos contra o Governo Gedeon, denominado de Paz e Trabalho. Somos contra as atitudes que certos secretários que não deixam que o chefe do Executivo possa ter melhor visão a respeito de seu próprio governo.
Quando criticamos o Executivo, o Legislativo e até o Judiciário, não o fazemos por pura rebeldia ou falta de conhecimento. O fazemos porque temos uma causa a defender que é - em primeiro lugar -, a necessidade e o direito do cidadão comum. Esse cidadão não tem e às vezes não conhece as suas próprias armas porque lhe é vedado o conhecimento de utilizar dos próprios direitos - que é o conhecimento de defesa e ataque. Deixamos claro, aqui, que o Governo Gedeon possa ver em FOCO POPULAR, um defensor de suas atitudes corretas e um combatente às suas atitudes impopulares.
Com isto - acreditamos - possamos colaborar para o desenvolvimento saudável da democracia em nosso país.
FOCO POPULAR está aberto para publicar as críticas ao governo. Críticas contundentes sem jamais macular a imagem de quem quer que seja. FOCO POPULAR está de portas abertas para o Governo Paz e Trabalho no sentido de que o Executivo municipal desenvolva suas publicações com o intento de informar, educar e persuadir a população sobre o que é saudável e de bom grado a todos que o elegeu dando-lhe o pleno direito de governar com retidão.
Que Deus abençoe nossos governantes.
Gilberto Pessoa.
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição 26 – 1ª quinz de dez de 2005
 
 
Picareta Antropofágico
 
A Rede A Semente de Comunicação Ltda-Me, empresa legalmente constituída em outubro de 1995 na Junta Comercial do Rio de Janeiro, recentemente fixou sede no município de Seropédica e presta serviços na área de Comunicação e marketing (assessoria de comunicação, editoração de textos para Rádio, TV e impressos em geral), tem na figura do Bacharel em Comunicação Social, jornalista Gilberto Pessoa, o exemplo de dedicação, respeito e ética profissional, haja vista, o seu histórico escolar e profissional dedicado em 28 anos de trabalhos em órgãos de comunicação do Rio de Janeiro: Rádios Tupi, Globo, Capital e Continental, Gazeta de Notícias, O Fluminense, Tribuna da Imprensa, O Dia, Luta Democrática e O Povo.
O jornalista Gilberto Pessoa é registrado na Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, no Sindicato dos Jornalistas do RJ e na Associação Brasileira de Imprensa. Figura simples e humilde Gilberto Pessoa não adere à sua personalidade a arrogância dos incompetentes ávidos pelo sucesso.Como escritor, o nosso editor-chefe escreveu quatro livros e participou de várias Antologias Poéticas e foi premiado pelos seus trabalhos literários. Sua obra mais famosa «POEMIGRAÇÃO», está no vasto acervo da Biblioteca Nacional, para consulta.
A Rede A Semente de Comunicação orgulha-se de ter o jornalista Gilberto Pessoa como editor responsável do periódico jornal FOCO POPULAR, que no mês de fevereiro entra para o terceiro ano de existência.
(Continua na Página 2)
 
(Continuação da primeira página)
 
Nascido em Belém, o nosso editor prestou vestibular na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1976 onde foi aprovado em 3ª colocação. Em dezembro de 1977 fixou residência na Zona Sul do Rio (Botafogo) onde concluiu o curso de Bacharel em Comunicação Social, pela Faculdades Hélio Alonso (FACHA). No período de Universidade Gilberto Pessoa fez vários cursos de especialização na área de comunicação: Editoração para rádio, Tv, jornais e revistas, marketing, assessoria de imprensa e, recentemente, administração de empresas, pelo Sebrae.
A Rede A Semente de Comunicação não faz parte da picaretagem antropofágica de certas empresas ditas jornalísticas em nossa terra. Não adotamos, também, em nossos quadros de funcionários o mimetismo (fenômeno que consiste em tornarem diversos animais a cor e configuração dos objetos em cujo meio vivem: o camaleão, por exemplo).
A nossa empresa prima pelo texto profissional que conduz a opinião pública para a interpretação dos fatos social, democraticamente.
Nosso trabalho profissional não é seivado de xenofobia bicéfala. Temos como prática profissional, em primeiro lugar, informar o público leitor através das reportagens, artigos e editoriais que tenham cabeça, corpo e membros. Nossos temas são escritos com clareza e sabedoria. Buscamos, acima de tudo, em nossa matéria transmitir cultura, principalmente.
Por fim, apresentamos ao nosso povo de Seropédica a nossa defesa contra o vírus da ferrugem, que há alguns anos corroem o tecido social da comunicação em nosso município.
O nosso órgão de comunicação FOCO POPULAR, ainda tenro, é conduzido quinzenalmente, com responsabilidade e segurança de quem sabe o que está fazendo e o que quer conquistar em nossa sociedade.
Desejamos ao nosso povo de Seropédica para o Novo Ano que se apresenta, a realização plena dos sonhos de quem busca a qualidade de vida e justiça social.
De nossa parte, garantimos, caminhar de maneira honesta ao lado dos interesses da população queira ou não o poder público ou qualquer governo. Nossa meta é a verdade e a transparência.
Que o Senhor Deus continue nos protegendo do picareta antropofágico travestido de jornalista, dublê de repórter e picareta de profissão. A alcunha dele é Luiz Linhares.
Rede A Semente de Comunicação Ltda-Me.
1ª quinz. de dez de 2005 nº 26
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição 27 – 2ª quinz dez de 2005
 
ANO DE 2006 COM JUSTIÇA,
SEM HIPOCRISIA E FALSIDADE
 
O final do de 2004 foi de esperança. As eleições haviam acabado e a luta jurídica se iniciava para que o vencedor ao Executivo Municipal, pudesse tomar posse.
O início de 2005 não foi diferente mas um pouco melhor porque os vereadores eleitos tomaram posse em clima de festa jamais visto nesta cidade. Em seguida, dias depois, o prefeito Gedeon Antunes é aclamado prefeito da cidade em quadra de escola no Km 47 em reunião cívica inédita na cidade.
Um fato inusitado aconteceu naquele dia: No auge da manifestação de posse o prefeito segurou uma chave (simbolizando a chave da cidade) e, na presença de um pastor, dedicou o seu Governo ao Senhor Jesus Cristo.
A quadra do colégio superlotada comemorou uníssona. A manifestação contagiou a todos levando-se em consideração que em recente censo Seropédica foi apontada como o município mais evangélico da Baixada, 44% da população se dizem ser evangélicos.
O que poderia ser um Governo depois batizado de Paz e Trabalho, passou a ser um governo de hipocrisia, perseguição e nenhuma realização. Em Seropédica, durante o ano de 2005 governou-se para «inglês ver».
A chave da cidade que na frente do povo foi dedicada a Jesus ficou na mão do secretário de Governo, idealizador de toda perseguição a jornalistas que se opõe ao desgoverno denominado camufladamente de Paz e Trabalho.
Esse senhor esconde-se atrás da capa de um funcionário da Polícia Federal, para enfrentar quem não concorda com o seu método de trabalho.
Esse senhor fez a sua teia utilizando a Secretaria de Governo com sede na Assessoria de Comunicação e Imprensa  onde tem um funcionário chamado Henrique da Roma como principal cumpridor de suas ordens: recolhimento de jornais das bancas, insultos a quem não discorda do governo, utilização de gasolina do município para distribuir jornais de outras cidades, sendo ele próprio funcionário da Prefeitura.
Muitas injustiças aconteceram em Seropédica contra aqueles que lutaram bravamente contra o Governo Legal, de Anabal Barbosa.
Pensava-se que tudo seria melhor e realmente melhores momentos chegariam em nosso município. Nada disso aconteceu. A Paz e o Trabalho no governo de Seropédica só acontece àqueles que são da cúpula  enigmática.
O prefeito Gedeon luta para ser - pelo menos - uma Rainha da Inglaterra. No Reino Unido pelo menos a rainha reina mas não governo. Em Seropédica, nem uma coisa nem outra.
O povo que deu a vitória a Gedeon Antunes está decepcionado e já está pedindo a volta de Anabal Barbosa de Souza à Prefeitura.
O que mais se ouve em Seropédica é o comentário saudosista de populares dizendo:   «eu era feliz e não sabia». O povo deseja a volta de Anabal.
O sofrimento da população é ignorado por um grupo de governantes oriundos de Itaguaí, Mangaratiba, Barra da Tijuca, Caxias, São João de Meriti e outras regiões. Estas pessoas, não gozam de apoio dos funcionários  e populares reclamam pelos quatros cantos da cidade dos atendimentos em Postos de Saúde, nas Escolas. etc.
Muitos procuram esconder esta realidade por causa dos  aderentes - verdadeiros modess humanos - que não largam o fundilho dos governantes e pregam que tudo está indo muito bem. É uma enganação. Tudo falso.
O governo Gedeon é uma vergonha! Levemos em consideração, por exemplo o esforço de poucos secretários que ignoram a teia da aranha e procuram fazer um trabalho sério sem se importar com as suas teias.
FOCO POPULAR espera que esse governo Paz e Trabalho, seja um pesadelo passageiro.
Esperamos confiantemente que nas eleições de 2006 o povo não venha atender aos caprichos das teias da Aranha montada sobre os ares de nossa cidade.
Estaremos indicando aos nossos leitores o melhor candidatos para Presidente do Brasil,Governador do Estado, Senador, deputados estadual e federal pedindo aos céus, mais uma vez - para não acertar no candidato e ser traído pelo caráter do político eleito.
 
 
 
ATO PÚBLICO PEDE A CONSTRUÇÃO DO
ARCO RODOVIÁRIO DA BAIXADA
 
Edição 27 – 2ª quinz de dez de 2005
Matéria de página inteira com fotos
 
 
Um manifesto, redigido e assinado pelos deputados estaduais, presidentes de entidades representativas da sociedade civil e prefeitos da Baixada Fluminense, pedirá ao     Governo federal o início imediato da construção do arco rodoviário da Baixada, obra que integrará cinco rodovias federais com o objetivo de viabilizar o escoamento da produção industrial da Região Metropolitana. Para o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o arco criará um novo eixo de desenvolvimento no estado. «Esta obra dará uma injeção de R$ 3 bilhões na nossa economia, apesar de ser um investimento de R$ 610 milhões, ou seja, relativamente pequeno diante dos benefícios que trará. Os estudos técnicos já foram feitos, só basta a União executar o que está previsto no Orçamento», afirmou o parlamentar, durante o ato público realizado nesta segunda-feira (12/12), na Alerj, para o lançamento da campanha em prol da obra.
O ato, organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho a pedido do deputado Gilberto Silva (PMDB), contou com a participação de membros do Fórum, do presidente da Associação dos Prefeitos da Baixada Fluminense e prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, e de representantes de outros nove municípios da região, além de 25 deputados estaduais e do senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ). O documento, que será redigido pelos deputados Gilberto Palmares (PT), Luiz Paulo (PSDB) e Edmilson Valentim (PCdoB), será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, até o final da semana. O ato serviu, ainda, para o lançamento da Comissão Especial para o Acompanhamento das Obras do Arco Rodoviário, presidida pelo deputado Domingos Brazão (PMDB). De acordo com o deputado, a comissão deve reunir-se ainda esta semana, para definir os planos de ação. «De início, afirmo que iremos enredar todos os esforços para garantir o início das obras», afirmou Brazão. A comissão conta com a participação de outros cinco parlamentares.
De acordo com Picciani, a construção do arco rodoviário interligará importantes projetos econômicos do Rio, como o Pólo Gás-Químico, a Reduc e o Porto de Sepetiba, além de promover articulação com pólos de produção de outros estados. «O trecho cruza a Baixada Fluminense a oeste da Baía de Guanabara, ligando os principais eixos rodoviários da Região Sudeste, com alcance econômico e de tráfego até Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia», disse o deputado, acrescentando que outros benefícios, como novos empreendimentos imobiliários e expansão de comércio e serviços, também poderão ser sentidos na Região Metropolitana do Rio.
O presidente lembrou ainda que investimentos da iniciativa privada, da ordem de US$ 11 bilhões, previstos para a região do entorno do Porto de Sepetiba, também serão beneficiados pelo arco rodoviário. «Os estudos de viabilidade técnica, parte que cabia ao Governo estadual para a construção da obra, já foram feitos. Esta verba já existe no Orçamento de 2005. O adiamento do começo das obras para 2006 é o resultado do descaso do Governo federal com o Rio de Janeiro», lamentou Picciani.
Para o prefeito Washington Reis, a construção do arco mostrará aos investidores que o Rio de Janeiro tem excelentes condições de receber novos empreendimentos. Ele lembrou a importância que teve a construção de um anel viário em Duque de Caxias, obra realizada a partir de uma parceria entre o Governo do estado, a prefeitura da cidade e a iniciativa privada, no valor de R$ 80 milhões. «Se esta obra não fosse feita, o Pólo Gás-Químico poderia ter continuado no papel. Investir em infraestrutura é tudo, não há como crescer sem estas iniciativas», ponderou.
O senador Sérgio Cabral Filho disse que o Rio está prestes a se tornar a capital o plástico e da siderurgia, e o arco é parte integrante e fundamental deste processo. «Não vi o presidente da República cortar uma faixa sequer no nosso estado, em três anos de governo. Isto é uma vergonha. Oxalá o Governo federal se sensibilize com esta ação», ponderou. Representante do Executivo, o secretário de Indústria Naval, Energia e Petróleo, Wagner Victer, disse que a questão da logística é fundamental para o desenvolvimento do estado. «Esta obra vai gerar mais de 100 mil empregos, diretos e indiretos, além de ser necessária para evitar o caos na malha viária da Região Metropolitana», afirmou. Para o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, é difícil para o empresariado entender o porquê do adiamento das obras. «Se o presidente da República diz que os ministros devem executar o Orçamento, qual o impedimento? Acredito que a iniciativa privada tem papel fundamental nesta mobilização, pois o anúncio do volume de investimentos que podem ser atraídos para o País a partir desta obra pode acelerar o processo. Duvido que qualquer outro estado da União possa dizer que tem US$ 11 bilhões em investimentos prestes a serem efetivados», acrescentou.
Autor da iniciativa do ato, o deputado Gilberto Silva (PMDB) disse que é importante que o manifesto mantenha um caráter suprapartidário. «A disputa partidária não pode ter lugar nesta discussão. O que deve nos mover é o desejo de executar esta melhoria em nome do estado», afirmou. Seus colegas de Parlamento, Luiz Paulo e Gilberto Palmares endossaram as palavras do peemedebista. Para Luiz Paulo, esta situação se arrasta há oito governos, federais e estaduais. «Todos nós já pecamos, ainda que por omissão», disse o tucano. Já o petista Palmares disse não iria discutir as posturas do Governo federal, mas, em nome da sua bancada, disse que todas as iniciativas para o crescimento do Rio terão a sua participação. «Vamos nos posicionar ao lado de todos os partidos, para que estas ações sejam concretizadas», garantiu.
 
 
 
 
Lindberg chama de traidor prefeito que não apoia refinaria de Itaguaí
 
Poucos não quiseram entender mais o alvo certo do prefeito de
Nova Iguaçu, foi o prefeito de Seropédica, Gedeon de Andrade
Antunes, que não parece estar favorável à instalação da refinaria Petroquímica da Petrobrás, no município de Itaguaí. A posição de Gedeon deve-se a compromissos de campanha com o casal Garotinho. A governadora resolveu mudar de ideia por sofrer oposição do prefeito Charlinhos (PFL- Itaguaí) e Lindberg (PT-Nova Iguaçu), e tenta conduzir a instalação da refinaria para o Norte Fluminense, mais precisamente em sua cidade Natal, Campos dos Goytacases.
 
O desabafo de Lindberg aconteceu no centro do Rio durante manifestação (09/12), da qual participaram políticos de diversas cidades da Baixada Fluminense. O objetivo da passeata foi sensibilizar as autoridades em cujas mãos está a decisão do empreendimento.
Os manifestantes se concentraram na porta da Igreja da Candelária, na Presidente Vargas e seguiram até as Av. Chile onde está localizada a sede da Petrobrás.
Com faixas e cartazes, carros de som e muita palavra de ordem, o ex-líder dos caras pintadas, atual prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias foi um dos principais articuladores.
O prefeito de origem paraibana conduziu a manifestação acompanhado pelos colegas Arthur Messias, de Mesquita, Charlinhos, de Itaguaí, pastor Bruno, de Japeri, dentre outros políticos de Legislativos da Baixada Fluminense.
A manifestação pró-refinaria de Itaguaí, na verdade teve início no dia 28 de novembro quando prefeitos, deputados e vereadores e representantes de universidades e entidades comerciais e industriais da Baixada Fluminense, Zona Oeste e Costa Verde, estiveram em Brasília com o presidente Lula.
O objetivo era conseguir apoio do presidente para que a refinaria seja implantada em Itaguaí.
Na oportunidade, dos 13 prefeitos da Baixada, cinco estavam presentes: Nova Iguaçu, Itaguaí, Mesquita, Queimados e Paracambi. Seropédica, apesar de ser beneficiária direta com a implantação da refinaria, não compareceu. Nilópolis mandou representante, o deputado Simão Sessim. A deputada Laura Carneiro representou o prefeito Cesar Maia.
O governo federal já deu carta branca para que a refinaria seja contruída na Baixada Fluminense, precisamente em Itaguaí que já contém o Porto de Sepetiba e a possibilidade de ser construído o anel viário.
Com obra estimada em quatro milhões de reais e abertura de empregos diretos e indiretos na faixa de sessenta mil pessoas co mão de obra de toda a Baixada: Seropédica, Itaguaí, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Japeri e entornos como Sepetiba, Campo Grande, Santa Cruz e adjacências.
 
Histórico
O povo do Rio vive um clima de expectativa e grande mobilização. A governadora Rosinha resolveu levar a refinaria para Campos com promessa de redução de ICMS e retaliações caso Itaguaí seja escolhida.
Por outro lado, Itaguaí faz parte da região denominada Porto de Itaguaí (anteriormente chamada de Porto de Sepetiba). Para facilitar e enriquecer mais ainda a proposta da Refinaria na localidade, têm-se a proposta da construção do Arco Rodoviário que fará ligação ao Porto de Manilha, assim como a construção da Hidrovia dos Jesuítas.
A união da Zona Oeste do Rio com a Baixada Fluminense mais a refinaria de Itaguaí, sem dúvida alguma 50% da população deste universo será beneficiada com 65 mil empregos diretos e mais de 90 mil indiretos.
Pela vontade da governadora o povo de Seropédica ficará a ver navios.
 
 
 
 
MANCHETE DE PRIMEIRA PÁGINA
 
Edição nº 28 Janeiro de 2006
 
GOVERNO GEDEON SOB SUSPEITA DE MAU USO DE DINHEIRO PÚBLICO
 
Bem que tentaram abafar. Mas o Ministério Público colocou a boca no trombone e os jornais O DIA e HORA H, publicaram em suas edições de 13 de janeiro (sexta-feira), a seguinte matéria: O DIA. Verba do Fundef investigada. HORA H. Denúncia: Seropédica sob investigação.                  
 Mais detalhes na Pág. 8
 
Deu no jornal O DIA: «O ministério Público do Estado vem apurando denúncias de que os professores da rede municipal de ensino em Seropédica não estariam recebendo os repasses do Fundef. Em 10 dias, o prefeito ou a Secretaria Municipal de Educação deverão apresentar todos os registros contábeis, o número da conta corrente específica para os depósitos do fundo, cópia da folha de pagamento dos profissionais do magistério e outros documentos.
É comum, durante as manifestações, servidores da educação fazerem denúncias sobre desvios de verbas do Fundef. Outra reclamação é que os números da aplicação da verba não são transparentes.»
 
O jornal FOCO POPULAR procurou várias vezes saber a respeito do assunto mas nos foi negado todo o direito de informar a população sobre o assunto.
Estranhamente o jornal HORA H, sumiu de todas as bancas de Itaguaí, Seropédica e de Nova Iguaçu no perímetro do Km 32 até o Grão Pará, na Estrada de Madureira. A edição de HORA H, estampou manchete em primeira página e na matéria de dentro colocou a foto da Prefeitura.
Nos orgulhamos de informar nossos leitores sobre a verdade.
 
 
 
 
 
 
 
Matéria de página inteira
EDUCAR NÃO É CORTAR AS ASAS E SIM, ORIENTAR
Lindaura Braz de Carvalho
Edição 29 – jan de 2006
 
FUNDEF
Fundo de Manutenção de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério. Lei nº 9424 de 24/12/96, Art. 7º, que diz que são assegurados pelo menos 60% para remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício de suas atividades no ensino fundamental.
Dúvidas
Hoje muitas perguntas são feitas, mas as respostas, não são convincentes.
Não pode existir dúvidas na prestação de contas da verba pública.
Não é bom para o professor e munícipe e nem para o governante.
Como foi aplicado os 60%? No ano de 2005 a Educação recebeu do Fundef, R$ 11.499.681,07 (onze milhões quatrocentos e noventa e nove mil, seiscentos e oitenta e um reais e sete centavos).
Exemplo de cálculo. 60% de R$ 11.499.681,07 = R$ 6.899,808. Este valor de mais de 6 milhões pertencem aos profissionais. Os outros 40% são aplicados em obras, mobílias, folha de pagamento de outros funcionários da educação, etc.
O governo anterior deixou um resíduo do Fundef de R$ 1.684.382,74.
O Fundef é depositado mensalmente na conta da Prefeitura Municipal de Seropédica e NÃO  na conta da secretária, tendo como ordenador de despesa o prefeito.
Ao fazer o pagamento mensal, e existindo sobra dos 60%, este deve ser aplicado e no final, caso exista a sobra (resíduo), esta deve ser dividida entre os profissionais, em forma de ABONO chamado então o famoso Fundef do final do ano.
Enquanto secretária, solicitei através de ofício que o resíduo de janeiro a julho caso existisse fosse pago em julho, assim como solicitei prestação de contas, extratos bancários e folhas de pagamentos de janeiro a julho, os quais não fui atendida. Nunca assinei cheques, pois os mesmos são assinados pelo prefeito e secretário de finanças.
Solicitei junto à Câmara de Vereadores ajuda, a mesma solicitou ao prefeito, sem sucesso.
 
Balanço da Educação em 2005
Li num jornal local o balanço de 2005 da Educação, e para minha tristeza procurei o que foi feito na gestão atual da secretaria e descobri que quase nada, enfim, querendo ou não gostando 90% do que foi dito de glórias e realizações foi na gestão da professora Lindaura.
Esse sucesso eu agradeço à minha antiga equipe competente e acima de tudo profissional, que sempre trabalhou com garra, raça e prazer. Essa maravilhosa equipe era uma família perfeita, graças a Deus sempre fui muito bem assessorada.
Uma subsecretária de educação humana, amiga e profissional, não se preocupando com a vaidade do status e poder; nunca nos desentendemos e estava sempre pronta para me representar em qualquer evento. Obrigada a Rita Sebastiana, nós falamos a mesma língua, que é a do professor.
Hoje tenho certeza que a minha exoneração veio pela minha audácia, coragem e determinação de falar o que estava errado na administração em geral, fazer cobranças e questionamentos.
Por mais que falem mal de mil e invente histórias, sei que não passa de fofoca e futrica dos menos capazes. «Ninguém chuta cachorro morto».
Obrigada às minhas assessoras de educação, as equipes de supervisão educacional e nutrição (merenda), a fono e psicóloga, a coordenação geral, aos diretores e adjuntos, a equipe de projetos e chefe de gabinete, ao administrativo, as equipes de patrimônio, a rede escolar, aos atendentes, as equipes de cozinha e limpeza, a vigilância, enfim, a todos que prestaram serviço à Educação durante a minha gestão de sete meses.
Uma homenagem muito especial e o meu respeito a VOCÊS que foram exonerados injustamente. OBRIGADA.
Desejo que em 2006 seja repleto de realizações para Educação. Espero que façam um bom trabalho e se achem, porque estão mais perdidos que cego em tiroteio.
Eu lamento pelo abandono da Educação de agosto a dezembro, é lastimável, porém compreensivo, mas um conselho sábio; não basta querer. Tem que entender, tem que respeitar, tem que saber ouvir, tem que saber comandar, tem que saber falar, enfim tem que  ser educada e saber educar, tem que se orgulhar não pelo cargo e sim pelo compromisso. «Quem nunca comeu melado quando come se lambuza».
Administrar é como um pássaro pequeno nas mãos: - Se você aperta muito ele morre, se você afrouxa demais ele foge.
Falando de saúde pública – Dengue. Li no mesmo jornal que a secretaria fez um grande trabalho sobre a DENGUE. Como fica a comunidade que tem ESCOLA com piscina, e está abandonada desde agosto com água parada?
O que adianta cuidar do nosso quintal, se a escola deseduca deixando uma piscina sem manutenção virando criadouro de mosquito?
Será que as autoridades têm acompanhado pelos jornais e televisão a gravidade do problema? Onde andam a Sucam e vigilância sanitária?
Deixo o meu lamento e mais uma vez pedindo providências URGENTE!
 
SUGESTÃO
Na minha gestão ficou com o coordenador de Educação Física, um projeto de sua autoria para trabalhar estas piscinas com alunos e comunidade. Bom, bonito e barato, mas infelizmente não foi permitido colocar em prática. Sugiro, coloquem o mais rápido possível.
Continuo na próxima edição.
Que Deus nos abençoe!
 
 
 
 
 
EDITORIAL
 
A JUSTIÇA PODE ATÉ TARDAR
MAS NUNCA FALHA
 
A situação política atualmente no Brasil deixa brasileiros e estrangeiros boquiabertos. Muitos estão escandalizados e até confessam descrença na justiça social e pregam o voto nulo. Outros simplesmente ignoram, com asno, o fato e seguem suas vidas num mar de alienação. Outros, entretanto, buscam forças em Deus para iniciar mais uma jornada, crendo, sempre, que a impunidade jamais será vitoriosa e que a ignomínia será banida do convívio social.
A sociedade brasileira vive assim, em pleno mar eleitoral com ventos fortes e muita tempestade. Vivemos atualmente em busca de soluções e não as encontramos.
Em Seropédica, por exemplo, faz-se necessário extirpar a incompetência do coração doente de quem se acha capaz de belas realizações.
O desejo natural de almejar mudanças sociais e políticas provocou uma verdadeira tragédia. Pessoas incompetentes, gananciosas, autoritárias e anti-social, assumiram o poder através e por intermédio da falácia e de sofismas.
O povo seropedicense é vítima de um estelionato eleitoral e a cada dia que passa o Ministério Público nos parece ser hoje, o melhor amigo capaz de nos consolar do erro cometido de eleger a miragem da esperança.
Estamos verdadeiramente órfãos de credibilidade.
A situação é tão grave que deparamos com pessoas que vivem o inverso do reverso em uma mal formada personalidade. Elas são a ferida do poder municipal. Chagas supuradas, ambulantes de passados obscuros que buscam nos incautos alimentos para a reprodução.
Marginais de colarinho branco que caminham de óculos escuros durante o dia e a noite para não mostrarem a realidade putrefa nas pupilas.
Aranhas caranguejeiras, traiçoeiras que serão esmagadas pela Justiça. Alimentam-se do sangue do inocente e do braço forte do trabalhador honesto.
Esperamos que todo esse pesadelo termine logo para que pessoas honestas possam assumir o poder em Seropédica.
É real que todos temos erros e ações complicadas, mas em se tratando do dinheiro público, da Educação, da Saúde e da qualidade de vida do cidadão, não podemos dar ao luxo de errar e fazer de conta de que nada está acontecendo. Neste caso, a incensibilidade é crime.
Crime maior ainda é exigir respeito e postura da população prejudicada e vilipendiada.
Felizmente, a desmoralização se alastrou e governantes colecionam vaias por onde passam. A reação voluntária do povo é tão espontânea que nada pode impedir o surgimento de novos tempos. E damos razão ao vereador Paulo Cesar, o advogado do povo quando ele diz:
«Vivemos em novos tempos e as antigas práticas utilizadas no passado, em descumprimento das leis e em prejuízo da população, não ficarão mais impunes».
Esperamos o retorno ao poder de pessoas de bem como a educadora professora Lindaura, o administrador Darci dos Anjos e a ascensão cada vez maior do vereador Paulo Cesar. Não é à toa que o anseio do povo nos últimos dias clama pela volta do ex-prefeito Anabal Barbosa.
O povo está órfão e quer uma resposta.
Neste ano de 2006 em que temos de votar pela eleição do Presidente da República, pelo Governador do Estado, pelos deputados estaduais e federais, vamos mudar a situação ao interpretar primeiro, as nossas necessidades coletivas, depois, as individuais.
O povo seropedicense caminha rumo em direção à sabedoria. Depois de 9 anos de emancipação política e de sofrer a atual ENGANAÇÃO, chegou a hora do BASTA!
Sem dúvida alguma o pior momento de Seropédica é o AGORA e neste ano saberemos dar uma resposta nas urnas contra as ervas daninas que estão hoje no poder.
                            Gilberto Pessoa.
 
 
 
EDITORIAL
Edição 29
 
ENGANAÇÃO 2ª PARTE
 
A tentativa do Executivo Municipal para encobrir as verdades sobre a situação política do Governo Gedeon, provoca náuseas. O mal-estar –  é comparado ao escapamento de gás butano – e se inicia a cada publicação em alguns órgãos da imprensa, que aposta na ignorância da população.
Vejamos alguns exemplos. Jornais que circulam na cidade têm publicado manchetes em primeira página nos seguintes termos: «TRANSPARÊNCIA», «SEROPÉDICA, O ELDORADO DA BAIXADA», «GEDEON AJUDA MORADORES DO DOM BOSCO» e, pasmem!, para completar o roteiro de piadas dignas para ser aplicado no programa Casseta & Planeta, «SEROPÉDICA A CIDADE DA DEMOCRACIA».
Levando-se em consideração que a transparência é opaca, no eldorado só tem lama e vala negra, que o prefeito não é eleito para ser assistencialista, para ajudar mas, sim, para cumprir metas de governo e, finalmente, que um governo que manda recolher das bancas de jornais publicações que contam a verdade sobre a Administração Municipal, este, certamente ignora a democracia.
O jornal FOCO POPULAR foi processado por integrante do «Governo da Democracia» de Seropédica justamente por caminhar na contra-mão dos seus interesses.
Quem acompanha de perto a situação do Executivo Municipal e de parte do seu secretariado, é testemunha das irregularidades viciadas existentes no Governo denominado «Paz e Trabalho», em Seropédica.
O Brasil acompanha de perto – através da imprensa nacional – a situação dos políticos corruptos em Brasília e daqueles prefeitos que enfrentam dificuldades em governar devido aos processos na Justiça oriundos nas mais variadas irregularidades: compra de votos, mau uso do dinheiro público, etc.
O prefeito de Seropédica está incluso nesse time de réus. Trabalha no campo político como autêntico goleiro: Segura a bola das informações nos porões da Prefeitura e não divulga nada – rigidamente, NADA!, e persegue a IMPRENSA que fala sobre a ENGANAÇÃO da qual o povo de Seropédica é vítima.
Como resposta às indagações de FOCO POPULAR, que quer publicar as verdades para a população, as edições do jornal são recolhidas das Bancas de Jornais, da Câmara Municipal, das lojas comerciais e empresas, que são pontos de distribuição de FOCO POPULAR.
Além disso, o «Governo da Democracia», como bem prega um órgão de imprensa», incentiva a perseguição contra o jornal FOCO POPULAR e alicia comerciantes locais a não anunciarem conosco sob a alegação de que somos «contra o Governo Municipal».
Os comerciantes ou empresário, acuado, (provavelmente com medo de represália), inicia o processo de «secamento» do jornal, ou seja, começa a baixar o valor do anúncio até desistir. Paralelamente, o mesmo empresário ou comerciante, aparece com anúncio colorido em grande proporção no «jornal ‘oficial’», que tapa o sol com a peneira.
Os homens da Lei: advogados, juízes e promotores sabem dessas verdades publicadas em FOCO POPULAR há meses. Às vezes é muito difícil encontrar provas concretas para firmar nossas publicações – e isto acontece no mundo da informação com toda a imprensa. Muitas das vezes a reportagem fala por si só e o público alvo não necessita de provas para concretizá-la, já que ele próprio é parte integrante do assunto reportado. Em casos políticos todos somos integrantes ativos ou passivos do processo, é por isso que muitos processos judiciais contra empresas jornalísticas ou jornalistas são arquivados. Dizem que a Lei é cega, mas o magistrado tem olhos e, pela sapiência, administra o comportamento e atitudes das pessoas para concluir seu julgamento que deve ser reto e justo.
Para finalizar, acreditamos na cassação final do prefeito de Seropédica Gedeon de Andrade Antunes. A Justiça será feita independente de nossa vontade. Se nossas espectativas forem positivas, teremos uma nova eleição em Seropédica com dois candidatos fortes: O vereador Paulo César (o advogado do povo) e o administrador Darci dos Anjos.
Se assim for, podemos concluir, com muita fé em Deus, que uma nova era de alegria e paz alcançará a nossa terra e o nosso povo.
Que Deus nos abençoe e nos livre do mal. Amém.
Gilberto Pessoa
 
Nº 29 FEV 2006
 
Matéria de capa
TSE MANTÉM CASSAÇÃO DO  PREFEITO DE SEROPÉDICA
Ano iii março 2006
 
Brasilia 07/03/2006 - O Tribunal Superior Eleitoral, por maioria (6 votos a 1), negou provimento ao recurso especial (Resp 25146) e manteve a sentença do tribunal regional eleitoral do Rio de Janeiro que cassou o registro do prefeito eleito do município de Seropédica (RJ), Gedeon Antunes (PMDB), por captação ilícita de votos e distribuição de cestas básicas em período eleitoral. Os ministros entenderam que os fatos e provas testemunhais contidas nos autos do processo comprovam a prática e a participação do prefeito no crime eleitoral.
Gedeon Antunes permanecerá no cargo até que o acórdão do TSE seja publicado. A decisão sobre quem comandará o município caberá ao TRE carioca: se o número de votos nulos ultrapassar a margem de 50% (os votos recebidos pelo prefeito cassado serão convertidos em votos nulos) haverá necessidade de uma nova eleição. Caso contrário, será empossado o segundo candidato mais votado na eleição municipal de 2004.
 
DARCI PREPARADO PARA ASSUMIR A PREFEITURA
 
Ate o final deste mês Seropédica terá um novo prefeito e poderá ser Darci dos Anjos, como ele próprio admitiu ao repórter Gilberto Pessoa. Con o lema «O trabalho tem que continuar», o candidato do PSDB nas últimas eleições de 2004 obteve 12.229 votos «sem qualquer espécie de falcatrua»,. como ele próprio admite. Já o candidato vitorioso no pleito, Gedeon de Andrade Antunes (PSC), agora no PMDB foi cassado pelo TRE antes do pleito por «Compra de votos e distribuir cestas básicas, no período eleitoral». Mesmo assim Gedeon disputou as eleições sob liminar. Foi impedido de assumir pela Justiça eleitoral e, depois, por outra liminar assumiu a Prefeitura sem qualquer apoio popular devido o desgaste político.
 
O ex-secretário de governo do município de Seropédica, Darci dos Anjos, «homem sério e probo» segundo o comerciante Cosme Correia Martins, procurou a Justiça Eleitoral com paciência salomônica para ter os seus direitos readiquiridos «afinal de contas meus votos foram depositados nas urnas honestamente e sem qualquer espécie de aliciamento. Eu não aceito ser garfado por essa equipe de políticos», protesta Darci.
 
Por que Darci?
Para evitar possíveis equívocos ou manipulação da opinião pública com relação a situação político-administrativo do município de Seropédica, o jornal FOCO POPULAR publicou com exclusividade, página inteira na edição de nº 28 (janeiro de 2006), a matéria Seropédica Aguarda Decisão do TSE, por Wilson Moura.
A reportagem destaca o julgamento do Recurso Especial 25146, de Seropédica-RJ, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que teve início na Sessão Ordinária do dia 15/12/2005, votando o ministro Gilmar Mendes pelo provimento do Recurso (contra a cassação de Gedeon) e os ministros Marcos Aurélio e Gomes de Barros (negando Provimento ou pela cassação de Gedeon), pedindo vista o ministro César Rocha, para melhor avaliar o processo. Aguardaram para votar os ministros Caputo Bastos e Gerardo Grossi, usando a palavra pelo Recorrente (Gedeon), Dr. Fernando Neves, MP Dr. José Antonio Dias Toffoli e pelo terceiro interessado (Darci dos Anjos), Dr. Admar Gonzaga Neto, o presidente do TSE convocou uma sessão extraordinária para o dia 01 de fevereiro de 206, com pauta além dos Processos, a substituição do ministro Luiz Carlos Madeira e a substituição da Presidência do TSE.
 
TSE mantém a cassação
No dia 7 de março de o Tribunal Superior Eleitoral, por maioria (6a1) negou Provimento ao recurso especial (Resp 25146) e  manteve a sentença do tribunal regional eleitoral do Rio de Janeiro que cassou o registro do prefeito eleito do município de Seropédica.
Gedeon Antunes permanecerá no cargo até que o acórdão do TSE seja publicado. A decisão sobre quem comandará o município caberá ao TRE carioca.
 
Equívoco
O jornal ODIA (9 de março), publicou matéria considerando que haverá uma nova eleição no município mas os números não indicam que essa seja a atitude tomada pelo TRE do Rio já que o número dos votos válidos são os seguintes: Gedeon de Andrade Antunes ( 13 893), Darci dos Anjos (12 229), Zealdo (5 068), Prof. José Antonio (1.191) e Humberto Barbosa (680). O candidato Naldo Romano teve registro negado antes das eleições.
Os votos nulos foram 3 534 e os brancos 446. O comparecimento às urnas foram de 37 041 com 4 694 abstenções para um total de  51 735 eleitores.
 
Em resumo: o somatório dos números válidos (Darci + Zealdo + Prof. José Antonio + Humberto) = 19 168 votos.
Os números dos votos de Gedeon  + nulos e brancos  são iguais a 17 873.
 
Segundo os adeptos dessa análise, os votos válidos são superiores aos votos nulos e brancos. Casos como esses possibilita a posse do segundo candidato mais votado.
 
 
MINISPÉRIO PÚBLICO INVESTIGA RECURSOS DO FUNDEF EM SEROPÉDICA
 
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou inquérito civil para apurar denúncias de que os professores da rede municipal de ensino de Seropédica (Grande Rio) não estariam recebendo o percentual a que têm direito das verbas do FUNDEF repassadas ao município. As denúncias chegaram nos últimos dias à Ouvidoria-Geral do MP.
A primeira medida tomada pelo Promotor de Justiça que preside o inquérito foi mandar expedir ofício ao Prefeito Municipal de Seropédica e à Secretaria Municipal de Educação requisitando, no prazo de dez dias, as seguintes informações:
a) registros contábeis e demonstrativos gerenciais a que se refere o art. 5º da Lei n.º 9424/96 relativamente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2005;
b) balancete orçamentário, balancete financeiro, balancete patrimonial, demonstrativo da execução orçamentária da despesa, demonstrativo do orçamento e suas alterações e quadro demonstrativo da execução da despesa ao nível elemento, relativamente a todo o exercício de 2005;
c) número da conta corrente específica para crédito dos recursos do FUNDEF;
d) cópia da folha de pagamento dos profissionais do magistério em efetivo exercício (artigo 71, inciso VI da Lei de Diretrizes e Bases) no mês de dezembro de 2005;
e) listagem nominal identificando os professores em desvio de função, em atividades externas à sala de aula e em cargos ou funções de natureza técnico-administrativa;
f) documentos comprobatórios da constituição e funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF (artigo 4º da Lei 9.424/96).
Em prosseguimento às investigações, o Ministério Público deverá tomar os depoimentos das autoridades responsáveis pelo ensino e pela gestão dos recursos orçamentários na Prefeitura Municipal de Seropédica.
 
 
 
EDITORIAL
Edição nº 30 – Março de 2006
XÔ SATANÁS
Com o povo não se brinca e com Deus nem pensar. O ser humano colhe aquilo que planta. É exatamente isso que estamos assistindo na vida política de Seropédica.
         O candidato da esperança e de mudanças travestido de crente acompanhado por um batalhão de inocentes religiosos acaba de ser caçado por «captação ilícita de votos e distribuição de cestas básicas em período eleitoral». Os ministros do TSE entenderam que os fatos e provas testemunhais contidas nos autos do processo comprovam a prática e a participação do prefeito no crime eleitoral.
Em trinta anos de jornalismo este repórter já viu de quase tudo de idas e vindas, subidas e descidas de políticos na jornada parlamentar, mas em Seropédica há no momento o testemunho vivo de como não se deve fazer política e o resultado dessa péssima atuação.
Tudo começou no dia da posse de Gedeon. Um infeliz utilizou-se de um símbolo cristão para enganar mais uma vez a população. Uma chave surgiu nas mãos do prefeito eleito que, na companhia de alguns pastores evangélicos, proferiu a seguinte frase de efeito: «Eu entrego a chave do meu governo nas mãos de Jesus Cristo». Naquele momento o povo vibrou.
A Bíblia nos relata que durante os três dias em que o Mestre Jesus ficou sepultado, Ele foi até o inferno resgatar das mãos de Satanás a chave da vida. Satanás foi derrotado mas insiste em permanecer no poder iludindo a humanidade.
Hoje, podemos perceber que o Senhor Jesus, não caiu no conto do vigário. Ele não aceitou a proposta de tomar para si a chave oferecida naquele dia. Era uma bomba de efeito retardado. Gedeon disputou as eleições já sob o efeito da cassação que virou uma longa novela que terminou nesse dia 7 de março.
Foi o desfecho final de quem mentiu, e mentiu muito. Mentiu para a família, mentiu para o povo e mentiu para o próprio Deus a quem diz servir e acreditar.
As promessas de mudanças e dias melhores para a população seropedicense se desfizeram como fumaça. Gedeon conseguiu transformar o ex-prefeito Anabal Barbosa de Souza na verdadeira esperança de mudanças de tão ruim que foi o seu governo.
Gedeon jogou na lama pessoas honradas que acreditaram na sua proposta de mudanças ao mesmo tempo em que se deixou envolver com pessoas que odeiam Seropédica. Gente que mora na Barra da Tijuca, em Itaguaí, em Nova Iguaçu, e em outros bairros da Cidade do Rio de Janeiro e nunca tinham vindo à nossa cidade nem durante a campanha tomaram parte dos primeiro, segundo e terceiro escalão do governo.
Nesse artigo esse repórter se penitencia com os demais candidatos que concorreram em 2004, rumo ao Executivo Municipal. Pedimos desculpas pela nossa posição contrária e até radical efetuada durante a campanha.
Por sermos moradores novos de Seropédica não sabíamos o suficiente sobre o candidato que defendíamos e sobre aqueles que combatíamos.
Hoje estamos esclarecidos a respeito de quem é quem. Conhecemos muita coisa a respeito da capacidade de gerenciamento de alguns líderes políticos que combatíamos e que acreditamos, podem governar este município com sabedoria.
Caso haja uma nova eleição nos próximos dias podemos indicar aos nossos leitores e eleitores de Seropédica o perfil do candidato que poderá assumir a Prefeitura de nosso município. O eleitor pode analisar que no meio político de Seropédica tem pessoas – homens e mulheres – que nasceram aqui na cidade, que construíram sua independência financeira de maneira honesta, que testemunham qualidade administrativa e de gerenciamento nos seus negócios, pessoas queridas pelo povo.
Existe em Seropédica o nosso futuro prefeito e ele pode estar bem perto de você eleitor e leitor amigo.
Se buscarmos essas qualidades nos candidatos que ora se apresentarão será fácil elegê-lo à direção da Prefeitura.
Enquanto o TRE carioca não divulga o resultado do acórdão, vamos cantando aquela musiquinha: «Na casa de meu pai não existe satanás, xô satanás, xô satanás...»
Gilberto Pessoa
 
Matéria de página inteira
Edição nº 30 – Março de 2006
 
População Espera novas eleições em Seropédica
 
A reportagem de FOCO POPULAR acompanhou de perto
          o momento político de Seropédica desde o momento em
          que chegou à nossa redação a notícia de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoras) havia cassado os direitos políticos do prefeito Gedeon de Andrade Antunes. Desde as 22 horas do dia 7 o repórter Gilberto Pessoa entrevistou comerciantes, motoristas, donas de casas, feirantes, políticos e empresários até a hora do fechamento desta edição, dia 14. Foram sete dias de entrevistas e bate-papos sobre o momento histórico que o município atravessa. Vamos ver os resultados da reportagem.
O impacto
No momento das notícia de cassação de Gedeon pelo TSE a cidade começou a entrar num clima de festa e apreensão simultaneamente. No Km 42 ouvia-se fogos e gritos de alegria enquanto na praça do Km 49 - centro da cidade -, o trio elétrico do ex-prefeito Anabal reunião a multidão que dançava e proclamava a posse de Darci dos Anjos, segundo colocado nas eleições de 2004. Até Níkolas Antunes candidato a candidato a deputado estadual nas próximas eleições de outubro, esteve presente com uma claque de funcionários da Prefeitura. Chegaram silenciosos e sairam calados. Enquanto isso,  Anabal e Darci dos Anjos eram ovacionados pela população. Essa foi a primeira e principal reação após o impacto da notícia.
 
Senta poeira
No dia seguinte já debaixo da ressaca da festa anterior, chega o momento da reflexão, de sentar a poeira.
A partir deste momento a capacidade interpretativa do povo toma vários rumos a respeito da seguinte nota: Gedeon Antunes permanecerá no cargo até que o acórdão do TSE seja publicado. A decisão sobre quem comandará o município caberá ao TRE carioca: se o número de votos nulos ultrapassar a margem de 50% (os votos recebidos pelo prefeito cassado serão convertidos em votos nulos) haverá necessidade de uma nova eleição.
O prefeito da cidade entrou em desespero e alguns funcionários «pombos-correios» utilizaram de carros de som com mensagens gravadas dizendo à população que o prefeito «continuará no cargo e que a notícia de cassação e afastamento do prefeito» era mentira e intriga da oposição. Um jornal chapa-branca fez o mesmo.
 
A esperança
Começam, então a surgir das cinzas, os candidatos derrotados em 2004 na esperança de agora conquistar seus objetivos.
Apesar de não confirmarem oficialmente sabe-se que um próximo pleito é a esperança de Zealdo, José Antonio, Naldo Romano e Humberto Barbosa disputarem a vaga à Prefeitura.
O ex-vereador Zealdo do Amaral, por exemplo, acha que chegou a sua vez de assumir a Prefeitura caso haja uma nova eleição. «A população não vai se deixar enganar outra vez. Já tivemos um governo ruim  durante oito anos e  e agora estamos vendo um péssimo se afastado por corrupção. Creio que agora chegou a vez de os eleitores de Seropédica optarem por Zealdo se houver nova eleição», disse Zealdo.
O advogado do povo, vereador Paulo Cesar, o mais votado em 2004 pelo PSC não confirma mas muitos eleitores entrevistados por FOCO POPULAR o querem como prefeito.
 
Com 978 votos, o legítimo representante do PSC, partido do qual o prefeito cassado Gedeon Antunes, concorreu nas eleições de 2004.
 
Interregno
Enquanto isso o presidente da Câmara, vereador Mauro de Brito, encolheu-se em sua toca na Universidade Rural preparado para assumir o Executivo Municipal e simultaneamente lançar sua própria candidatura. No seu lugar, assume o suplente de vereador Huguinho, prata da casa e com futuro promissor.
 
CIDADE ACÉFALA
Matéria de Capa
Abril 2006 - nº 31
 
Uma lástima! Infelizmente não temos como melhor conceituar a atual
           situação político-administrativa do município de Seropédica. Não
           fosse o espírito ordeiro e sóbrio das lideranças comunitárias, os empresários, imprensa e o próprio Poder Legislativo, Seropédica trasformar-se-ía em um caos sem precedente nos seus quase 10 anos de emancipação.
Na palavra da vereadora Neuza Cezário, «o município está acéfalo», ou seja, sem o cabeça, sem responsável, sem chefe.
Indignada, Neuza Cezário solicitou em requerimento à Mesa Diretora, entrevista coletiva para a imprensa. A intenção era expor à sociedade as verdadeiras condições em que se encontra Seropédica. O chefe do Executivo seria o entrevistado mas não concordou e pediu à vereadora que revogasse o requerimento que foi retirado sob o protesto do vereador Oscar Goulart: «O prefeito deve dar esclarecimentos mas esta Casa deve também dar explicações», disse.
 
(Cont da mat de capa)
CONDESCENDÊNCIA EXTREMA
Contra fatos não há argumentos! Ou há? Primeiro houve a condenação pelo TRE antes do pleito de 2004, por «compra de votos e distribuir cestas básicas, no período eleitoral». Mesmo assim o condenado disputou a eleição sob liminar.. Foi impedido de assumir pela Justiça Eleitoral e, depois, por outra liminar assumiu a Prefeitura sem qualquer apoio popular. Segue-se uma disputa de «cabo de guerra» pela hegemonia política da cidade que concedeu à população a um certo alívio no dia 7 de março.
Nesta data o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por maioria (6 votos a 1), negou provimento ao recurso especial (Resp 25146) e manteve a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que cassou o registro do prefeito eleito do município de Seropédica por captação ilícita de votos e distribuição de cestas básicas em período eleitoral. Os ministros entenderam que os fatos e provas testemunhais contidas nos autos do processo comprovam a prática e a participação do prefeito no crime eleitoral.
O condenado, segundo a Justiça, «permanecerá no cargo até que o acórdão do TSE seja publicado. A decisão sobre quem comandará o município caberá ao TRE carioca: se o número de votos nulos ultrapassar a margem de 50% (os votos recebidos pelo prefeito cassados serão convertidos em votos nulos) haverá necessidade de uma nova eleição. Caso contrário será empossado o segundo candidato mais votado na eleição municipal de 2005, Darci dos Anjos».
Segundo entendidos do assunto, a publicação do acórdão pode acontecer em no mínimo 15 dias.
Exatamente 28 dias após a decisão do TSE, o condenado foi afastado com base em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, que apontou uma série de irregularidades em sua administração, marcada por contínuas crises.
A destituição do cargo foi decisão da juíza Aline de Almeida Figueiredo. Entre as acusações apontadas pela juíza constava a sonegação de informações sobre a aplicação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A juíza Aline de Figueiredo determinou também a busca e apreensão de documentos para a constituição de provas e, ainda, a indisponibilidade de bens do prefeito e da esposa no valor de R$ 200 mil.
Diante disso, o período de 5 a 7 de abril, marcou um hiato triste na história de Seropédica.
A vice-prefeita, Lindaura Braz de Carvalho, assume a direção da Prefeitura e participa de sessão solene na Câmara Municipal a convite do presidente da Casa Mauro Modesto de Britto. A nova prefeita é aclamada pela assistência que lotou o plenário e recebeu total apoio dos 10 vereadores para «um governo de parceria e união».
Ao amanhecer o dia 6 (quinta-feira), o condenado reassume a Prefeitura por via judicial depois de decisão favorável do desembargador Nagib Slaibi Filho, que sustou seu impedimento.
Até o dia 11 de abril (dia de fechamento dessa edição de FOCO POPULAR), o TRE ainda não havia publicado no Diário Oficial o resultado do acórdão que define quem deve comandar o município.
Enquanto o TRE se mantém condescendente, o povo ordeiro de Seropédica sofre.
Os investimentos para o município pararam, os comerciantes e empresários não sabem o que fazer e a população, que anseia por resultados na Saúde, Esporte e Lazer, Transportes, Educação e Saneamento Básico, tem sua qualidade de vida diminuta, pífia.
Os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciários), em Seropédica estão navegando em águas turvas. Há uma tempestade e o barco está a ponto de abrir um furo no casco devido a acefalia do Executivo.
 
GILBERTO PESSOA
Abril 2007
 
 
SEROPÉDICA SOFRE COM AS PERSONALIDADES POLÍTICAS
MUY AMIGOS
COLOCAM A POPULAÇÃO NUMA CAMISA DE FORÇA
O sonho dos emancipacionistas torna-se tremendo pesadelo a cada dia que passa. O município de Seropédica entra na nuvem escura da política a cada eleição e mergulha em outra pós eleição devido aos preparos dos prováveis pretendentes ao próximo pleito que acontecerá daqui há dois anos.
A história do município registra a inegável liderança do ex-prefeito Anabal Barbosa de Souza, que ficou à frente do Executivo municipal por duas temporadas. Foram oito anos de desperdícios (para alguns)e muito lucro para outra parte, se levarmos em consideração que hoje o município arrecada 4 milhões de reais mensalmente. Perguntam seus algozes pelas praças: - Qual foi a arrecadação do município em oito anos da era Anabal? Qual foi o gasto? A verba foi empregada em que investimento? Por que o município está com crateras e muito mato, e esgotos à céu aberto...?
A história de Seropédica também registra que o ex-prefeito Anabal e agora eleito deputado estadual, dirigiu o município com mão de ferro. «É de sua própria natureza humana não prestar contas de seus atos e muito menos de suas atitudes parlamentares, como homem público. Ele não gosta de ser cobrado e mostra não ter muita paciência com quem lhes faz cobrança», falam seus críticos.
Apesar de tudo isso, como único prefeito pós emancipação que sobrou tempo para realizar obras, é inegável que Anabal com o pouco que fez ficou transformado num Deus dos pobres e dos aflitos.
Com suas atitudes o círculo de insatisfeitos começou a crescer e sem perceber foi colocando o bastão do poder nas mãos do seu mais temível algoz: o ex-amigo e vice da chapa que o elegeu prefeito na primeira gestão. Trata-se do empresário Gedeon Antunes, que sem qualquer espécie de carisma ou condições para governar qualquer coisa, arrolou uma situação favorável e conduziu os insatisfeitos a uma camada de protestos que o conduziu à chefia do Executivo nas eleições de 2004.
Pode-se notar que a ineficácia de um conduziu o sucesso de outro. Não podemos concordar, em hipótese alguma, que foi o carisma ou a competência política ou administrativa que conduziu os dois seres históricos de Seropédica ao poder. Foi puramente a incompetência de um que ajudou o outro.
Depois que Gedeon subiu ao poder com a bandeira da «esperança, emprego e sem perseguição», pensava-se que o município entraria na era da prosperidade já que o candidato do PSC pousava de herói ao lado da Governadora do Estado, Rosinha Garotinho – um verdadeiro mito político juntamente com o marido Anthony Garotinho, ex-governador.
Gedeon tornou-se um pesadelo que a história do município precisa esquecer e, se pudesse, apagar com sabão e creolina.
A administração Gedeon foi tão péssima que já com seis meses de governo falava-se pelos cantos da cidade que ele (Gedeon), transformara-se no maior cabo eleitoral de Anabal, para as eleições que se aproximavam. Não deu outra.
De tão péssima e irregular que foi o Governo Gedeon, somou-se uma enxurrada de liminares e processos, que culminou com a sua destituição pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Moral da história: (1) O segundo colocado do pleito de 2004, Darci dos Anjos, assumiu o Poder Municipal depois de ter sentado na mesma cadeira, pela ordem: a vice Profa. Lindaura, Gedeon reassume, o presidente da Câmara, Mauro de Britto, Gedeon reassume e, finalmente, Darci dos Anjos que se mantém no poder desde maio de 2006.
Moral da história: (2) Aproveitando-se da fraqueza e da incompetência política de Gedeon e sua turma, Anabal e sua equipe coesa, sem gastar dinheiro, saliva e combustível, foi eleito deputado estadual fixando mais uma vez seu nome na história municipal como o primeiro representante da região na Assembleia Legislativa do Estado.
Moral da história: (3) O Governo Darci dos Anjos está tão ruim que se aproxima do péssimo de Gedeon Antunes. Semelhantemente, corre boatos pelos quatro cantos da cidade, que o ex-prefeito eleito pelo PSC mas que depois passou para o PMDB, prepara-se para assumir o Executivo de Seropédica. A população e o Legislativo já definiram o Governo Municipal como péssimo: falta merenda nas escolas, as ruas continuam esburacadas, valas negras causam doenças, a coleta de lixo quase não existe, nos hospitais faltam atendimento de qualidade, etc. E o prefeito, semelhantemente ao seu antecessor tapa os olhos e divulga em matéria paga , em alguns órgãos de comunicação, que tudo vai bem e, além do mais, acusa o Legislativo de travar verba pública para justificar sua incompetência. Isto é muito triste para quem disse em discurso de posse que trataria o município como trata da sua própria família. MUI AMIGO ESSE PREFEITO, HEM!
Edição 38 Nov de 2006
 
ENTENDA MELHOR O CASO
Segundo o atual presidente da Câmara Municipal de Seropédica, o vereador Mauro Modesto de Britto, a «arrecadação mensal do município, gira em torno de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais); pois existem repasses federais, estaduais, recursos próprios, diversos, diversos repasses. Algumas verbas são específicas; o FUNDEF tem uma utilização específica, recursos da saúde, nós temos o royalties de petróleo que está por volta de R$ 500.00,00 (quinhentos mil reais), que também tem a sua utilização específica.
Seguno Britto, «a arrecadação deve ser urilizada na demanda das necessidades essenciais para o município.
Já o prefeito Darci dos anjos, rebate as acusações da seguinte forma:
«Hoje temos problemas de matérias que estão sendo retidas na Câmara, matéria com sessenta dias, que não foram aprovadas e inclusive a desvinculação da Secretaria de Ação Social da Secretaria de Educação, porque isso traz um entrave e os recursos não vêm para a secretaria de Ação Social, sendo que na secretaria de Educação já existe o seu recurso, que é o FUNDEF... Além disso tem outras matérias presas na Câmara de cunho social como da bolsa família, do NAF e do PAIF, tudo retido!. São verbas extra-orçamentárias, que se não forem inseridas no orçamento deste ano o município perde aquela verba e no ano que vem não receberá.»
Em meio a este imbróglio está o povo de Seropédica que fica com o péssimo atendimento nos postos de saúde, com péssima merenda escolar, com péssimas ruas esburacadas, com vala negra e com ratos se proliferando pela má qualidade de recolha de lixo. Isso é uma vergonha!
Esperamos que a população seropedicense deixe de olhar para o próprio nariz e olhe para o vizinho do lado. Algo está acontecendo!.
OS LIMITES DE SEROPÉDICA
Wilson Moura
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1825 - 3 Petição / Petição Inicial / Origem / RIO DE JANEIRO
Relator/MINISTRO NELSON JOBIM
Partes / Requerente:PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA ( CF 103 , 0VI ) / Requerido :ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIROInteressado / Atende ao pedido formulado pelo Município de Seropédica / Dispositivo Legal Questionado - Lei nº 2900 , de 23 de março de 1998 , do Estado do Rio de Janeiro. Art. 001 º - O item 1 , do art. 002 º, da Lei nº 2446 , de 12 de outubro de 1995 , passa a ter a seguinte redação: «Art. 002 º - (...) 1 - COM O MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ : Começa na Ponte dos Jesuítas sobre o antigo leito do Rio Guandu , segue em linha reta até a Ponte sobre o Rio Piranema
ne Estrada João Ferreira ou Chaperó ou antiga Estrada de taguaí a Estrada Rio-São Paulo , desse ponto segue pelo referido Rio até a confluência com o seu principal afluente , seguindo pelo seu afluente até a sua nascente , na Garganta da Serra do Espigão , daí segue pelos Espigões da Serra da cachoeira e Viúva Graça até a garganta de igual nome , continuando pela Rodovia Presidente Dutra , até o entroncamento da Estrada de Paracambi .» Art. 002 º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação , revogadas as disposições em contrário. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 16 de março de 1998.
Fundamentação Constitucional - Art. 018 , § 004 º / Resultado da Liminar Deferida / Decisão Plenária da Liminar O Tribunal , por votação unânime , rejeitou a preliminar de não conhecimento da ação direta, por revestir-se de caráter normativo a lei estadual que cria Municípios . Prosseguindo no julgamento , o Tribunal , também por unanimidade , deferiu o pedido de medida cautelar, para , até final julgamento da ação direta , suspender a execução e a aplicabilidade da Lei nº 2900 , de 23/03/98 , editada pelo Estado do Rio de Janeiro .
Votou o Presidente . Ausente , justificadamente , o Ministro Carlos Velloso . - Plenário , 29.03.1999 . - Acórdão , DJ 23.03.2001 . Data de Julgamento Plenário da Liminar
Plenário , 29.03.1999 . / Data de Publicação da Liminar Acórdão , DJ 23.03.2001 / Resultado Final Aguardando Julgamento / Decisão Final Retirado de pauta. Presidência da Senhora Ministra Ellen Gracie, Vice-Presidente no exercício da Presidência. - Plenário, 19.04.2006.
Data de Julgamento Final / Plenário Data de Publicação da Decisão Final Pendente / Decisão Monocrática da Liminar. Decisão Monocrática Final / Incidentes Ementa / CONSTITUCIONAL . CRIAÇÃO DE MUNICÍPIO . LEI POSTERIOR QUE ALTERA OS LIMITES DO MUNICÍPIO SEM CUMPRIR OS REQUISITOS DO ART. 018 , § 004 º DA  CONSTITUIÇÃO FEDERAL . ATO NORMATIVO QUE SE SUJEITA AO CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE , POIS ALTERA LIMITES DO MUNICÍPIO .
PRECEDENTE . CARACTERIZA-SE A OFENSA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL . PRECEDENTES .
LIMINAR DEFERIDA / WM 49:Moral da história, prevalece a Lei 2446/95, até o julgamento do Mérito, não entendo porque não colocam a Divisa no seu devido lugar, que é no Sítio Rio Grande do Sul, quem determinou foi IBGE, quem Homologou a Lei foi o Governo Estadual, cumpra-se, falta responsabilidade e Pulso Forte do Executivo e Legislativo, na defesa dos interesses do povo de Seropédica. WM 49:
Esta é a Lei em Vigor, existe uma Batalha ou Guerra Judicial, não entendo Condecorar o General Inimigo com Título de Cidadão Seropedicense, Charlinho cuida dos interesses de Itaguaí e os Vereadores de Seropédica deveriam defender os interesses do povo de Seropédica.
Edição 38 - nov de 2006
 
 
 
 
 
 
EDITORIAL
Edição 38. Nov. 2006
 
 
 
União para progresso
 
Surge em Seropédica o movimento União Para o Progresso. Trata-se de uma tentativa de pessoas de bem do município – através da coesão de forças pelo bem e amor à cidade -. buscar a transformação sócio-cultural e político-social em nossa geografia de poder e de relacionamento com as camadas sociais bem como as suas necessidades básicas.
O efeito do movimento União Para o Progresso – que terá ampla divulgação em momento oportuno – já poderá surtir efeito nas eleições de 2008, que ocorrerá em todo o Brasil. Eleições estas em que o povo brasileiro escolherá seus dirigentes municipais e representantes legislativos de cada região.
Alforria
Autoridades políticas, líderes comunitários, advogados, jornalistas, comerciantes e demais homens de bem do município de Seropédica resolveram unir forças contra a força imperadora do retrocesso. A mão de ferro do desemprego que conduz a fome aos lares e escraviza parte da população precisa de uma Carta de Alforria, enfim, gritar e dançar pela tão sonhada liberdade!
O jornal FOCO POPULAR orgulha-se de fazer parte da história de nosso município em tão pouco tempo de existência. Em apenas três anos de existência participamos de grandes momentos inéditos de nossa história administrativa: eleições acirradas, passeatas, movimentos populares, ascensão e queda de prefeito, etc. Em certos momentos, a participação de FOCO POPULAR foi decisiva para a mudança do rumo político, social e administrativo de Seropédica. Este é o papel da imprensa desde a sua implantação em qualquer sociedade: mudar o rumo social através e por intermédio da informação que beneficie a população em todos os sentidos.
Emancipação II
A recente história administrativa de nosso município registra a luta pela emancipação de Seropédica, do município de Itaguaí. Algumas personalidades que hoje participam dos Governos Municipais de Itaguaí e Seropédica, foram contra o movimento emancipacionista, outros foram a favor. Mas no momento atual, o que ocorre é que os que foram contra dizem que foram a favor e buscam enganar o povo. A intensão – segundo alguns abolicionistas – é a manutenção da escravidão do povo.
O movimento União Para o Progresso pode ser comparado ao movimento de emancipação que ocorreu há 10 anos atrás mas com a capacidade de não insurgir nos mesmos erros ao se tratar do corte do cordão umbilical. Os idealizadores do movimento União Para o Progresso de Seropédica - que tem à frente o empresário e ex-vereador Zealdo Amaral -,estão dispostos a abrir mão do sentimento de vaidade ou coisa semelhante em prol da melhoria e da felicidade da população e o progresso da cidade. Já aderiu ao movimento personalidades importantes como o presidente da Câmara, vereador Mauro Modesto de Britto e tantos outros.
Nas próximas edições falaremos mais sobre o assunto. Se você gostou da idéia participe. Sua atuação inicial será freqüentar as sessões da Câmara Municipal às segundas e quartas-feiras a partir das 18 horas.
Gilberto Pessoa
 
 
 
 
 
 
 
 
Cabral descobriu Seropédica
A eleição do senador Sérgio Cabral Filho à sucessão da Governador Rosinha Garotinho aumentou a esperança do povo seropedicense para vislumbrar dias melhores. Há 11 anos o município luta rumo ao desenvolvimento mas escorrega nos erros das administrações públicas que se sucedem em nossa terra.
Governo de união
A política conciliadora de Sérgio Cabral Filho é a sua marca registrada. Por esse motivo conseguiu juntar no mesmo palanque forças antagônicas como o PDT, PT e até PSDB em época de campanha.
Tudo leva a crer que o seu Governo frente ao Palácio Guanabara, não será diferente. Cabral possui a maioria na Assembléia Legislativa e conta com apoio dos 92 prefeitos no Estado.
Representantes estaduais eleitos para o próximo quatriênio buscam melhor convivência com o futuro governador porque já pensam - na metade do caminho- disputar o Executivo de suas cidades.
É o caso de José Camilo Zito, de Caxias. Outrora considerado o «Rei da Baixada», Zito conseguiu na década passada se manter no cargo de prefeito de Caxias, elegeu o irmão Waldir para a prefeitura de Belford Roxo, também elegeu a mulher Narriman para a Prefeitura de Magé e, de tabela elegeu a filha Andréa para a Assembléia Legislativa.
Depois de passa pelo inferno astral, o ex-prefeito de Caxias está de volta como deputado estadual e lançou - com sucesso - a filha Andréa - para a Câmara Federal. Zito que, novamente, ser prefeito de Caxias mas conta com a ajuda do governador Sérgio Cabral. recém eleito.
Seropédica
Seropédica também tem seu pupilo ambiciosos. Trata-se do empresário e vereador Antonio Barbosa (Zona Rural), do PMDB.
O vereador concorreu à Câmara Federal como único candidato ao cargo de Seropédica. Uma novidade que encheu o seropedicense de orgulho. Beirando os 9.500 votos somente de eleitores seropedicenses, Antonio Barbosa é o melhor qualificativo para representar o município no Palácio Guanabara devido a sua estreita amizade com o futuro governador e, também, pelo carinho que o povo se Seropédica o atende e o respeita.
Chegou a hora da mudança rumo ao progresso sem revanchismo. Ninguém pode reivindicar algo ou alguma coisa para si, sem ter condições para executar a tarefa ou o cargo pretendido.
Representação
Antonio Barbosa (Zona Rural) em pouco tempo de vida pública já demonstra maturidade para exercer mandato até do Executivo.Depois de tornar-se independente financeiramente como empresário no ramo alimentícios, Antonio Barbosa começou a pensar nos mais pobres e necessitados. Foi aí então que surgiu a missão de proporcionar à população melhores condições de vida.
Candidatou-se ao cargo de vereador pela legenda do PMDB, ganhou e mantem-se fiel ao Partido de Sérgio Cabral.
Agora Antonio Barbosa quer agir diretamente na mudança para melhor, no dia-a-dia do povo seropedicense e, por esse motivo, coloca-se à disposição do governador eleito para trabalhar pelo município e ajudar o governador.
GILBERTO PESSOA EDIÇÃO 38
 
 
 
CIDADE FANTASMA
Parece brincadeira mas é a pura verdade. Nem a Rede Globo e demais emissoras de TV
         querem fazer reportagem no bairro Campo Lindo - Km 39. Tudo porque há ratos nas
         ruas, lixo e buracos quebram carros, danificam bicicletas, pasmem!. Até andar de bicicleta na Rua José Eleotério e adjacências é perigoso. Há registro que um homem quebrou a clavícula ao cair do veículo após desviar de buracos. Uma senhora grávida de três meses, Claudia reclamou na Maternidade e na Prefeitura porque o sacolejo das kombis sobre os milhares de buracos provocou sangramento na mulher grávida.
A tragédia não para por aí. Recentemente funcionários da Prefeitura pelaram as árvores da única Praça que está com todos os brinquedos e bancos danificados. Os galhos e folhas das árvores peladas foram simplesmente abandonados no local.
O prefeito Darci dos Anjos, simplesmente ignora o sofrimento das mais de cinco mil famílias da localidade que preferem ficar dentro de casa porque de dia há lama, buracos e perigos em dia de chuva. Em dia de sol há poeira, ventania, milhares de buracos e, à noite a escuridão é total. O bairro Campo Lindo, no Km 39, é uma cidade fantasma.
Os moradores do Bairro Campo Lindo fazem o que podem para esquecer o sofrimento: telefonam para a Prefeitura, para os programas de TV e jornais de grande circulação mas não tem jeito, ninguém tem coragem de entrar na Rua José Eleotério - principal via de acesso ao Km 39 -, que acaba de ser batizada pelos moradores de Rua Prefeito Darci dos Anjos. «É uma justa homenagem àquele que não esquece de nossa situação», disse o morador Marcelo Peixoto.
Assessores do prefeito dizem que não há máquina na Prefeitura e as que existem no pátio de ferro velho foram danificadas pelo ex-prefeito Gedeon.
Acontece que o município tem uma renda de mais de 4 milhões de reais, recebe royalties de petróleo e repasses (verbas) federais, estaduais e grana própria. A atual administração já está no poder há sete meses e os alunos da rede municipal comem ovos e salsichas - muitos estão desmaiando nas salas de aulas, nos Postos de Saúde faltam medicamentos, a coleta de lixo está irregular e as ratazanas fazem se proliferam. Em virtude disso o ex-prefeito Anabal Barbosa ouviu protesto de popular durante cerimônia em deveria receber homenagem na frente de populares ao lado do atual prefeito; dias depois  o carro do prefeito Darci dos Anjos teve os para-brisas dianteiro e traseiro do carro oficial quebrado pela fúria de alguém insatisfeito.
Uma certa rainha da França há séculos atrás mandou o povo comer brioche e o resultado foi a Revolução Francesa, que mudou o curso da História Mundial.
FOCO POPULAR bem que deseja publicar algo de bom e saudável com relação a atual administração. Nosso repórter já visitou Os seguintes bairros: Mutirão, Fazenda Caxias, Boa Fé, Nazaré, Cabral... São 28 bairros fantasmas que passam pelos mesmos problemas do Km 39. A vitrine do prefeito está na Rodovia Federal Antiga Estrada Rio São Paulo. Quem trafega pela Rodovia observa o comércio e muitos prédios coloridos sem imaginar que na periferia existem muitos fantasmas.
 
 
EDITORIAL
Ed  39
A MELHOR HOMENAGEM
 
Nesta Edição de Nº 39 FOCO POPULAR  encerra mais uma ano de trabalho. Em fevereiro de 2007 estaremos comemorando três anos de vida. Neste final de ano de 2006 comemoramos o estabelecimento da credibilidade e a premiação de nossos acionistas, colaboradores, amigos leitores e anônimos que se identificaram com a nossa ideologia perene ao espírito público e aos homens de bem.
Nosso eterno agradecimento a DEUS Todo Poderoso por nos manter de pé através e por intermédio de nossos admiradores que se esforçam para nos manter ativos na luta por melhores dias em nosso município.
A cada edição cantamos o hino da vitória e a consagramos a DEUS Todo Poderoso porque entendemos que a Ele deve ser dirigida toda honra e toda glória.
Nos orgulhamos humildemente por realizar trabalho tão árduo ao ponto de nem mesmo dormir nas madrugadas devido a resistência dos adversários que lutam a todo custo para nos paralisar.
O poder econômico sorri para os de trabalho fácil que olham nas ruas de Seropédica ouro e cristal. Eles não enxergam a vala negra, os ratos em bandos, o lixo em cada esquina nas ruas. O poder econômico é contra a realidade que FOCO POPULAR mostra em matérias esclarecidas de denúncias contra a miséria, o desemprego e a fome que querem implantar para sempre em nosso povo. Eles querem mais analfabetos para poderem reinar. Nós queremos mais gente capaz de reagir para não sermos escravos.
Ao se aproximar o Natal é que louvamos mais a DEUS porque entendemos que a sensibilidade chega à flor da pele e nos deixa mais temente ao SENHOR e com mais coragem para lutar em favor dos mais humildes que buscam qualidade de vida - somente isto - oportunidade para poder viver feliz.
A Bíblia nos ensina a honrar quem merece e por isso FOCO POPULAR lembra de alguns que nos homenageiam a cada edição e que nos fez viver e nos sustentou até o dia de hoje desde a nossa primeira edição há três anos.
Lembramos e agradecemos do vereador Paulo Cesar, o advogado do Povo, do vereador Washington Terra, da vereadora Neuza Cesário, do vereador Nia, do empresário Lindberg Meira, do Jorginho Pneus, de Maciel Menezes, de Zealdo Amaral, dos Pastores. Everaldo Dias Pereira, Edivaldo Dias Pereira e do agora deputado federal Filipe Rio de Cara Nova.Afradecemos de todo o coração ao vereador Antonio Barbosa (Zona Rural), ao presidente da Câmara de Seropédica, vereador Mauro de Brito.
O que nos incentiva neste momento é ver no rosto de nossos clientes a estampa do reconhecimento e da admiração pela qualidade de nosso trabalho apesar da falta de recursos e da perseguição de alguns.
FOCO POPULAR retribui neste dias de festas natalinas o carinho, a garra e conquistas por dias melhores no Ano Novo que se aproxima.
Desejamos a todos um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. Que 2007 seja de plena realizações e conquistas.
Gilberto Pessoa
 
 
 
PODER EXECUTIVO INIBE TRABALHO DO LEGISLATIVO
 
Vereadores reagem contra a investida do prefeito
 
Atendendo a convocação do Legislativo a Secretária de Educação do Município de Seropédica, Simone Chaves, compareceu à Câmara Municipal no dia 4 de dezembro para prestar esclarecimentos referentes a verba do Fundef, merenda escolar e funcionários da secretaria de educação. Na oportunidade a secretária fez questão de defender a atual administração municipal e passou para o ataque acusando o legislativo de travar verbas públicas prejudicando, desta forma, o crescimento do município em particular ao bom andamento da educação.
 
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PODERÁ SER PROCESSADA
Desde que a Secretária de Educação do município compareceu à Câmara dos Vereadores para prestar esclarecimentos ao Legislativo sobre possíveis irregularidades na sua pasta, a cidade de Seropédica voltou aos tempos recentes de efervecência política. Comentaristas e interpretes da lei e da política de plantão posicionam-se estrategicamente nos quatro cantos da cidade para comentar sobre o assunto e o borbulhar de opiniões aumenta a cada dia que passa.
 
Processo
Na última sessão ordinária na Câmara, dia 11 (segunda-feira), o presidente da Casa, vereador Mauro Modesto de Britto, inquirido pela colega Neuza Cesário a respeito do «comportamento da secretária municipal, que ofendeu não só a mim mais ao Legislativo, eu quero saber qual será a atitude a ser tomada contra ela».
Ao responder, o presidente da Casa foi incisivo e categórico: «Eu fiquei estarrecido com a atitude da secretária e como no dia seguinte fui obrigado a me ausentar do município não foi possível tomar providências cabíveis. Mas agora que estou de volta, já providenciei o recolhimento das fitas gravas e conforme o estudo e análise, vou processar a secretária de educação por ofensa não só a senhora vereadora Neuza Cezário, mas a esta Casa», disse Mauro aos presentes na Câmara Municipal.
O clima de revolta e desaprovação entre a maioria dos vereadores contra o Executivo está à flor da pele e pegando carona sobre o assunto, o vereador Washington Terra - que não esteve presente na sessão extraordinária quando a secretária arrasou com os nove vereadores -, disse: «Se eu fosse presidente da sessão naquela hora teria expulsado a secretária e todos os presentes porque nós não temos que ouvir dela nada  porque nada nos foi respondido no papel, eles ( o Executivo), nos ignoram. Sempre fui contra a convocação da secretária, eu era a favor de acioná-la ao Ministério Público», disse Washington Terra, e completou - Essa senhora, (a secretária de educação), não tem um mês recebeu de nossas mãos o título de Cidadã Seropedicense e logo em seguida nos chama de burros e incompetentes e ainda fala que daqui a dois anos nós não estaremos aqui! Isso eu não posso aceitar».
Insatisfação
O presente da Câmara dos Vereadores também anda muito insatisfeito com o pastor vereador Jesonias (Nia), defensor radical da sua pastora e secretária de educação no município. Segundo fontes fidedignas, Mauro de Britto pretende acionar judicialmente, também, o colega «para ele aprender a ser sujeito homem».
Por outro lado, o vereador Marcos Caetano de Souza (o Marquinho Seropédica), responsável direto pela convocação da secretária, anda preocupado com a insatisfação demonstrada pelo pastor Rinaldo, marido da secretária de educação, que em ligação telefônica externou sua revolta contra o parlamentar municipal.
Ed. 39
 
 
 
 
 
EDITORIAL
ED 40
Governo incipiente ou insipiente?
A palavra incipiente (com C) significa principiante, neófito, um novato, na iniciação mas cheio de promessa. Insipiente (com S) significa não sapiente (sem sabedoria), ignorante, imprudente, insensato.
A Baixada Fluminense, com seus 13 municípios há 10 anos passa por transformação político-social-econômica irredutível. O Governo do Estado, a Federação das Indústrias e Comércios do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), unidos ao Sebrae e governos municipais da região, na última década realizaram e ainda realizam seminários e congressos com a intenção de chamar a atenção da sociedade a respeito do crescimento iminente da região.
Desta forma, as Associações Comerciais. De Moradores e demais instituições sérias são mobilizadas no sentido de atentarem para a novidade, de grande valor à família da região. Em resumo:
Está chegando o progresso e com ele o emprego, a qualificação profissional, bons salários, ruas iluminadas e asfaltadas, saneamento básico, melhores escolas, hospitais e postos de saúde, melhor transporte e educação...
Com o progresso vem, também, a explosão habitacional, o aumento de casos policiais como assaltos e sequestros, etc. Agora perguntamos? Seropédica está preparada para receber o progresso já neste ano de 2007?
Há 10 anos o Governo Municipal é insipiente e, em decorrência disso, incapaz de olhar para o futuro ao manter a população incipiente, mórbida e dependente.
O poder político em Seropédica deu um tiro no pé e uma tremenda calça arreada na massa trabalhadora.
Neste ano de 2007 Seropédica vai experimentar as dores de parto de uma nova geração, um novo tempo independente da vontade política desse ou daquele governo. O crescimento econômico/social é irredutível, ninguém pode impedir.
Novas lojas comerciais, empresas, indústrias e siderúrgicas estão chegando em nossa região. A antiga rodovia Rio-São Paulo (BR 465), que corta a nossa cidade não suportará o tráfego de tantos veículos que se aproximam e eles estão muito próximos. Em decorrência disso serão abertas novas ruas e avenidas. As que existem em precário estado serão totalmente saneadas e os bairros fantasmas, urbanizados. Tudo pela urgência do progresso que bate às nossas portas nunca por competência política desse ou aquele governo. Pelo contrário, por causa dos péssimos governos municipais estamos atrasados e incipientes há uma década.
O que devemos fazer, então, para receber tão grande mudança? Muita coisa. A primeira coisa que a sociedade seropedicense deve fazer é reconhecer que o poder político em nosso município está falido e tomar atitude para mudá-lo na próxima eleição em 2008. Em segundo lugar, procurar o aperfeiçoamento técnico-cultural e profissional capaz de encaixar às necessidades da nova realidade, sem discriminação. E, finalmente, em terceiro lugar, o trabalhador deve ter certeza que sua capacidade de trabalho e emprego não depende de político nenhum, mas de seu próprio esforço e conquista.
Desta forma deixaremos de ser incipiente no pensar e insipiente no agir.
Gilberto Pessoa
 
 
 
EXECUTIVO & LEGISLATIVO
 
O DESTINO POLÍTICO DE SEROPÉDICA
 
 
QUEM É QUEM NA POLÍTICA MUNICIPAL
O Brasil é uma República Federativa regido pela Constituição Federal, que coloca em harmonia os três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Para melhor explicar, o Poder Legislativo é composto pela Câmara Federal (deputados e senadores), além das Assembléias Legislativas dos Estados e Câmaras Municipais; o Poder Executivo é regido pelo Presidente da República do Brasil, Governadores e Prefeitos.; o Judiciários, pelos tribunais.
Dito isto, vamos ao foco de nossa análise.
                Particularmente no município de Seropédica, a população sofre há 10 anos com o descaso dos poderes – principalmente no referente ao destino de nossas sofridas famílias. Vamos explicar melhor o caso.
A luta pela emancipação do Distrito de Seropédica foi travada por alguns heróis de nossa terra com a oposição de alguns «traidores», moradores da própria Seropédica. A guerra travada pelos emancipacionistas no trâmite dos três poderes não foi nada fácil mas a emancipação aconteceu e gerou um filho indesejado.
Prefeito
O primeiro prefeito do Município de Seropédica pós-emancipação, foi o alagoano Anabal Barbosa de Souza. Homem humilde «que caminha de chinelos de dedo e pisava em barros e lamas em nossas ruas, mas que conseguiu emprestada uma motocicleta e depois um fusquinha até chegar a encontrar o «mecenas» Gedeon Antunes, que bancou a candidatura de Anabal para prefeito», disse ao FOCO POPULAR, um dos emancipacionistas.
Gedeon Antunes era empresário (areeiro) bem sucedido, filho da terra que bancou a eleição de Anabal e dele próprio como vice-prefeito. Em menos de um ano de governo, Gedeon pulou fora da Prefeitura «por não concordar com os rumos políticos implantados por Anabal frente ao Executivo». Iniciou-se aí a maior tragédia municipal que perdura até hoje pois esse racha coloca os poderes (com suas tolerâncias) de um lado, e povo com o seu sofrimento, de outro.
Liminares
Desde então os termos mais usada pela população seropedicense é: liminar, liminares, guerra jurídica, tse, tre, compra de votos e dinheiro por debaixo dos panos.  
Conta-se pelos quatro cantos da cidade em conversas políticas que o prefeito Anabal Barbosa de Souza, governa o município «como se fosse propriedade particular, tanto que o termo freqüente até hoje empregado por ele é: minha prefeitura, minha câmara e até meus poderes», conta Zealdo Amaral, considerado o cabeça e principal responsável pela emancipação de Seropédica.
Avanço
O ex-distrito de Seropédica e agora município, sem dúvida alguma obteve grande avanço com o primeiro prefeito: praças, postos de saúde, novas escolas e algumas ruas asfaltadas e com saneamento básico. Por outro lado o seu algoz,Gedeon Antunes, através e por intermédio de seus correligionários na época procuravam defeitos na administração municipal e lançavam os fatos na imprensa local. Como resultado foi criado a instabilidade municipal e a comprovação de algumas irregularidades. A palavra liminar entrou no dicionário da população nesta época pois o ex-vice-prefeito Gedeon Antunes processou juridicamente o Governo Municipal. Anabal perdeu e ganhou em algumas instâncias e desde então correu o boato que governava sob liminar.
Verdade ou mentira? Isso é debate para várias horas. O certo é que Anabal concorreu para o segundo mandato. Perdeu ou ganhou? Não se sabe. A realidade é que deu-se início a outra batalha jurídica porque a oposição comandada por Gedeon Antunes protestou o resultado da apuração dos votos principalmente no Bairro Canto do Rio.
Briga Jurídica constante
O segundo mandato do prefeito Anabal não foi tão tranqüilo como o primeiro. A oposição se fortalecia e novos quadros de insatisfeitos se somavam aos descontentes. A característica do Governo Municipal era comparado aos dos coronéis alagoanos do Nordeste Brasileiro. Com mão de ferro o prefeito governou o município e implantou o regime de dependência geral de todos a ele e de comando geral dele sobre todos.
Se algum popular necessita de alguma coisa: caderno, ônibus, emprego, dez reais, um real, cirurgia hospitalar, internação, roupa, sapato, picolé, sorvete, telha, cimento... A mente condicionada do sujeito aponta para o prefeito Anabal assim como uma pessoa sedenta procura uma coca-cola.
Por outro lado a oposição começa a encaminhar ao povo as sugestões e explicações sobre processos jurídicos. Daí o entendimento do povo sobre o TER – Tribunal Regional Eleitoral e o TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Conhece, também, o termo primeira instância, trânsito em julgado e assim por diante.
Câmara dos vereadores
Dentro do Legislativo, em seu segundo governo, Anabal começou a sentir dificuldades. Os vereadores Zealdo Amaral e Josué Antunes (irmão de Gedeon), começaram a abrir os olhos dos colegas de trabalho. O resultado foi que Anabal presenciou não só o crescimento da oposição mas a sua diversificação com o surgimento de outros líderes.
Para conduzir a eleição de seu sucessor, Darci dos Anjos, a situação ficou mais difícil apesar da influência política e jurídica que o prefeito conquistou em oito anos frente ao Executivo Municipal.
Novo Governo
Finalmente a oposição chega ao poder. Gedeon Antunes é eleito com mais de mil votos acima de Darci dos Anjos, o escolhido para continuar o trabalho de Anabal Barbosa de Souza. Com a bandeira da esperança, da justiça social sob o tema Governo de Paz e Trabalho, Gedeon se transformou na segunda maior tragédia que a população teve que acumular em seu carma.
Impedido de ser diplomado e de ser empossado, o novo prefeito teve inúmeras horas de insônia e dor de cabeça porque o sindicalista Luiz Calderini dias antes do pleito havia entrado com processo contra a candidatura de Gedeon «por sufrágio de votos», aceito pelo juiz Rafael Fonseca, da Comarca.
Depois de muita briga jurídica Gedeon e a Professora Lindaura foram diplomados no Fórum de Itaguaí e, posteriormente, sob liminar, empossados frente ao Executivo Municipal.
Tudo pelo ralo
O prefeito Gedeon de Andrade Antunes iniciou o governo com o aparente silêncio da oposição mas com a maioria de aprovação popular e apoio da Câmara Municipal sob a presidência do vereador Mauro Modesto de Britto.
A história de Seropédica poderia virar a de «Alice no País das Maravilhas», não fosse a incompetência, a morbidez e a atração pelo estrume político do prefeito.
Gedeon jogou a felicidade da população pelo ralo e com isso deu margem para que a oposição liderada pelo ex-prefeito Anabal caminhasse rumo à vitória no pleito seguinte para deputado estadual e, ao mesmo tempo, conduzir o seu escolhido Darci dos Anjos ao Poder Executivo. Darci há oito meses governa o município.
O mal se aproxima
Neste início de ano de 2007 a população seropedicense passa por mais um sofrimento que tem origem no conflito entre o Executivo e o Legislativo. O prefeito Darci dos Anjos concorre para transformar-se num governo pior do que o de Gedeon Antunes. Há oito meses no poder o prefeito já acumula insatisfação da maioria da população e da metade dos vereadores. Muitas verba estadual e municipal estão nos cofres públicos e não podem ser utilizadas por causa do prefeito que há oito meses não aprova qualquer indicação de melhorias para o município requerida pelos vereadores. Por outro lado, as verbas que deveriam ser investidas em postos de saúde e colégios, não podem ser usadas pelo prefeito.
Metade mais um
Do lado do prefeito tem a metade do Legislativo (Neuza Cezário, Antonio Zona Rural, Oscar Goulart,  Pastor Nia e Valtinho), eles formam a Chapa 2 que reivindica a presidência da Casa a Oscar Goulart. Do outro lado, temos (Mauro de Britto, Marquinho Seropédica, Paulo César, Ézio Cabral e Washington Terra), que defendem a Chapa 1 e a execução das obras municipais em defesa do povo. Eles querem por exemplo «merenda escolar de qualidade, medicamentos nos hospitais, novas ambulâncias, ruas asfaltadas, iluminação pública, o fim da taxa de iluminação pública, abertura de frente de empregos e qualidade de vida para a população», conta Marquinho Seropédica.
Desde a primeira semana  de dezembro do ano passado (2006), foi criado o litígio no Legislativo com a criação da Chapa 2.
O repórter Gilberto Pessoa, de FOCO POPULAR, foi o único jornalista que acompanhou todas as sessões da Câmara Municipal as segundas e quartas-feiras, e é testemunha do sofrimento de TODOS os vereadores, são 10, que reclamavam de público do uso indevido do dinheiro público, do não atendimento do prefeito às suas indicações e projetos de lei, etc. Há algumas exceções temporárias como o vereador Valtinho do Frigodutra e Pastor Nia. Mas, no geral, todos mostraram insatisfação – principalmente a partir de maio até dezembro, com o Executivo.
Quem está satisfeito?
O vereador e presidente da Casa Mauro Modesto de Britto pergunta à população através de FOCO POPULAR: - Quem está satisfeito em nosso município com as ruas cheias de buracos e lamas, não há coleta de lixo regular, não há medicamentos nos postos de saúde, há um escândalo no referente a merenda escolas e compra de ambulâncias (tem até CPIs em trânsito). O vereador Marquinho Seropédica, responsável pela convocação de dois secretários em dois governos (Gedeon e Darci), está decepcionado e sofre com o descaso porque a «população me procura para saber o que está acontecendo. O povo viu a festa rica de Natal que o prefeito fez aos funcionários, a festa milionária na EXPO, ele está com obras superfaturadas em uma escola e fecha outra. O povo vê a miséria de um lado e a riqueza na Prefeitura mas nada podemos fazer enquanto a Justiça não aplicar a lei e permitir que seja cumprido o Regimento da Casa, que é a metade mais um de votos. Desta forma o presidente vota mais de uma vez e liberta Seropédica deste caos.», disse Marquinho Seropédica.
O vereador Paulo César, o advogado do povo, conhecedor das leis de nosso país e estudioso sobre assuntos que envolve a política e a justiça municipal, é da opinião de que «o prefeito escolheu a maneira errada de governar o município. Ele deveria cumprir a Constituição pois o Executivo tem que caminhar com o Legislativo. Os dois são poderes harmônicos mas independentes. Quem escolher comandar o outro autoritariamente escolhe o caminho da ditadura já extinta em nosso país.», finalizou o advogado do povo.
Pag 8 ed 40

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More