segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MÁQUINA PÚBLICA INCHADA

Municípios incham gestões
Comissionados
Ananindeua tem 37% de servidores sem concurso na atual administração
BRASÍLIA
THIAGO VILARINS
Da Sucursal
A máquina pública dos municípios do Pará está cada vez mais inchada. Segundo dados do perfil de gestão divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de funcionários lotados nas prefeituras do Estado e seus órgãos administrativos, a chamada administração direta, chegou a 255,6 mil, com um crescimento de 14% na quantidade registrada em 2009 (224 mil). Como comparativo, no mesmo período, a marca nacional cresceu 4,8%.
Se considerados apenas os cargos comissionados, o aumento no período foi de 26% no Pará - um aumento de quase 5 mil pessoas, totalizando 20.640 contratadas sem concurso, ou seja, por meio de indicação política, na maioria dos casos. É, disparado, onde os prefeitos mais ampliaram a máquina por meio de apadrinhados. Em todo o Brasil, o nível de ampliação em 2011 foi de 9,5%. O Norte, que puxou a maior variação entre as demais regiões, registrou 15%.
Desses servidores comissionados nas prefeituras paraenses, 54% têm nível de escolaridade médio e 22,4%, nível superior. Ainda constam 201 contratados sem instrução. Entre os municípios, Ananindeua responde pela maior fatia dos cargos por indicação do Estado. O atual prefeito da cidade contratou 3.236 apadrinhados, o que corresponde a 37,6% dos 8.613 servidores da administração direta da prefeitura. A quantidade corresponde a 15,7% de todo o quadro de comissionados do Estado.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More