De 200 aparelhos a veículo mais relevante, televisão brasileira completa 62 anos
Em 2010, uma pesquisa encomendada à empresa Meta pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) revelou alguns aspectos sobre o acesso à informação. Para 66,3% das pessoas, a televisão aberta é o meio de comunicação mais relevante para buscar informação e, para 69,4%, é a mídia mais confiável. Quanto à programação, 64,6% dos entrevistados consideram os telejornais os programas mais importantes, seguidos das novelas, com 16,4%. O levantamento ouviu 12 mil pessoas em 639 cidades de cinco regiões do País.
Há 62 anos foi ao ar a primeira transmissão de TV aberta no Brasil. No dia 18 de setembro de 1950 a TV Tupi foi inaugurada em São Paulo por iniciativa do empresário Assis Chateaubriand, dono do grupo Diários Associados. A estreia só pôde ser assistida por cerca de 200 aparelhos distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos 22 receptores distribuídos em vitrines de lojas no centro da cidade.
O primeiro programa apresentado foi um show de variedades protagonizado por artistas como Hebe Camargo, Wilma Bentivegna, Walter Foster, Lia de Aguiar, Lima Duarte, Romeu Feres, Lolita Rodrigues, entre outros. Quatro meses depois da instalação em São Paulo , a empresa inaugurara a TV Tupi Rio. No final de 1951 já estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão. Ainda nos anos 50 surgiram a TV Rio, que aliada à TV Record deu origem às Emissoras Unidas, e a TV Continental.
Atualmente a televisão desempenha papel fundamental para a consolidação da democracia com noticiários, reportagens, entrevistas. Além do caráter de prestação de serviços, este meio estimula a discussão de temas de interesse nacional.
Em 2010, uma pesquisa encomendada à empresa Meta pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) revelou alguns aspectos sobre o acesso à informação. Para 66,3% das pessoas, a televisão aberta é o meio de comunicação mais relevante para buscar informação e, para 69,4%, é a mídia mais confiável. Quanto à programação, 64,6% dos entrevistados consideram os telejornais os programas mais importantes, seguidos das novelas, com 16,4%. O levantamento ouviu 12 mil pessoas em 639 cidades de cinco regiões do País.
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