sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

RIOS E CANAIS PASSAM POR DRAGAGEM CONTRA ENCHENTES


Limpeza e dragagens de canais e rios da cidade pretendem diminuir o risco de enchentes em Itaguaí
Uma grande operação de dragagem e limpeza de rios, canais e valões que cortam a cidade de Seropédica, está sendo realizada por uma equipe de funcionários da Secretaria Transportes, Urbanismo e Serviços Públicos de Seropédica. A iniciativa começou esta semana com a desobstrução de manilhas e retirada de lixo e excesso de vegetação valão do Oza localizado na Rua Pedro Paulo Campos, no bairro de mesmo nome, um dos mais atingidos por enchentes nas épocas de chuva.
Nesta quinta-feira as máquinas começaram a limpeza no valão do Oza, um dos maiores canais da cidade responsável por receber grande parte do esgoto da região, e dos demais canais e valões localizados nos bairros Campo Lindo, Jardim Central, e Oza. De acordo com o secretário de Transportes, Urbanismo e Serviços Públicos, Haroldo Brum, o trabalho está apenas começando. “Todos os anos, é preocupação da prefeitura, iniciarmos a limpeza desses canais logo nos primeiros dias do ano. Em alguns casos, como o canal do Oza, há grande quantidade de vegetação e lixo, que retém o fluxo de esgoto que desce da cidade, e se não houver uma limpeza, corremos o risco de enchentes”, explica Haroldo Brum, emendando que após a limpeza do canal do Oza a próxima etapa serão nos canais dos bairros próximos.
A ação visa prevenir enchentes e alagamentos que ocorrem no período chuvoso. “Este é um trabalho preventivo que nós realizamos para evitar o alagamento no período das águas. Isso vai diminuir os efeitos das fortes chuvas no município”, explicou o secretário.
A limpeza dos valões contribui para que o grande volume de água proveniente das chuvas fortes escorra mais rápido. Na limpeza do valão do Oza, grande quantidade de vegetação e detritos foram retirados do canal.
De acordo com Valdir Souza, morador da Rua Pedro Paulo Campos, há mais de 20 anos, a limpeza dos valões é primordial para evitar as enchentes no local. “É importante que sejam realizadas estas limpezas com freqüência para evitar as enchentes, aqui já esteve muito ruim, já sofremos muito. Na última sexta-feira ficamos preocupados quando começou aquele temporal, mas felizmente a água não subiu”, disse.
Para Wilson Soares, morador há 30 anos da Rua Pedro Paulo Campos, a limpeza dos valões abre caminho para as águas das chuvas escoarem, o que evita alagamentos. “Não tivemos problemas com enchentes nesta última chuva, claro que continuamos sempre apreensivos, mas com esta limpeza eu creio que não teremos problemas”, conta Wilson.
EQUIPE BRAÇAL SERÁ UTILIZADA EM ALGUNS CASOS
“Muitos fatores influenciam para que não haja uma limpeza perfeita em todos os canais da cidade”, diz Haroldo. Em alguns casos há dificuldade de uma draga (máquina responsável pela limpeza) chegar à determinados lugares. As construções irregulares e diversos tipos de lixo dentro dos canais chamam a atenção de quem faz a limpeza.
O secretário faz um alerta à população, para que evitem jogar lixo dentro dos rios e canais, principalmente em locais onde o maquinário não consegue chegar. “A previsão para que todos os canais e rios de Seropédica estejam limpos e dragados é a mais breve possível, pois já vimos que há previsão de mais chuvas fortes para nossa região e queremos estar com os rios da cidade livres para escoarem as águas”, finalizou Haroldo Brum.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More