domingo, 19 de julho de 2009

Iª Conferência de Políticas Públicas da Cultura e Turismo em Seropédica


A Primeira Conferência de Políticas Públicas da Cultura e Turismo de Seropédica, realizada quinta-feira, dia 18, no plenário da Câmara Municipal, coloca o município no patamar de cidade importante para a realização de eventos de grande porte com incentivo federal e estadual.
O prefeito Darci dos Anjos presidiu a mesa composta por personalidades que incentivam e praticam o desenvolvimento da arte e da cultura no Brasil.
Na abertura do evento o prefeito seropedicense fez questão de enfatizar que a «cultura é tudo e por isso vamos contruir vários espaços culturais em nossa cidade e ainda este mês iremos inaugurar o primeiro espaço. A cultura será a marca do nosso governo», disse o Prefeito Darci dos Anjos, sob aplausos.
Ana Lucia Pardo, representante regional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em seu discurso elogiou o prefeito Darci e a Secretária de Cultura do Município, Leila Márcia dos Santos, «pela casa cheia». Referia-se ao plenário da Câmara completamente tomado por representantes da sociedade civil, poder público, empresas, congregações religiosas e classe artística.
Ana Lúcia expôs as dimensões simbólicas do cidadão, do desenvolvimento e da igualdade em condições de trabalho e de direito.
Segundo a representante do Ministério da Cultura, que também é atriz e jornalista, «a cultura engloba cada vez mais o trabalho e a união sistêmica e devemos acrescentar ao tema da Conferência, o reconhecimento da diferença».
Segundo Ana Lúcia, o momento é de proposição e construção coletiva: - Todos nascemos com uma potencialidade e na conferência devemos exercitar a formulação. Como devemos mudar o destino da cidade? - perguntou a educadora.
- As gestões passam mas o programa cultural é permanente. Todos tem o seu papel de responsabilidade: os partidos políticos, a universidade e a sociedade civil organizada como um todo - disse sob aplausos.
A representante cultural deixou um ensinamento: «Todos devemos fazer um pacto com os governos municipal, estadual, federal e a sociedade civil organizada. Devemos fazer adesão para um plano municipal de cultura com cadastramento dos agentes culturais».
Fizeram parte da mesa na Iª Conferência de Políticas Públicas da Cultura e Turismo de Seropédica, além do prefeito Darci dos Anjos e da Secretária Municipal de Cultura, Leila Márcia dos Santos, o Secretário de Cultura do Município de Mesquita, Delmar José Cavalcanti da Silva, o Coordenador do CAC da UFRRJ, Orlando Marques da Costa, o Coordenador Geral do Coletivo de Produção Cultural, Flávio Aniceto, a representante Regional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Ana Lúcia Pardo, a vereadora Maria José, o presidente do Instituto de Integração das Culturas de Brasília, Hélio Lima, o Presidente do Fórum da Baixada Fluminense, Carlos Roberto Caé, o professor Folclorista, Ricardo do Carmo.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More