This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MEC divulga notas do Enem

MEC divulga média nacional dos alunos no EnemAlém de detalhes sobre as notas, também foi lançado um pacto para melhorar o ensino médio

Grasielle Castro - Correio Braziliense
Ana Paula Lisboa
Publicação: 25/11/2013 17:45 Atualização: 25/11/2013 18:36

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (25/11), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou as médias das notas dos 2.355.335 estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. Os resultados são referentes a alunos que estão concluindo o ensino médio e que são avaliados com notas entre 0 e 1000 em cada matéria. Matemática foi a disciplina em que os concluintes de todo o Brasil tiveram melhor desempenho, com média de 544, 43, seguida por ciências humana, média de 533,18, depois redação, com 529, 14 pontos em média, linguagens e códigos, 502,52, e, por fim, ciências da natureza, com nota média de 486,28. Ainda não foram divulgadas as médias de acordo com unidade da federação e escola, apenas os resultados nacionais foram tornados públicos.
No total, foram avaliados jovens de 18, 511 mil escolas públicas de ensino médio, que correspondem a 72% do total, e 7,233 mil colégios particulares, responsáveis pelos 28% restantes. Os avaliados da rede pública correspondem a 86% do total e são mais de 2 milhões. Da rede privada, participaram mais de 323 mil alunos.

Só foram consideradas no cálculo do Enem, as escolas que tiveram, no mínimo, dez estudantes participantes da prova. O número de alunos participantes deveria ser igual ou maior a metade da quantidade de discentes declaradas no Censo Escolar de 2012.

Confira as principais notas médias no Enem
Área do conhecimento
Média federal
Média estadual
Média municipal
Média das escolas privadas
215.530 melhores estudantes da rede pública
Linguagens e códigos
545,08
480,71
513,23
544,52
593,74
Matemática
625,24
491,18
546,73
615,07
541,16
Ciências humanas
590
506,94
539,47
583,94
522,58
Ciências da natureza
547,76
457,94
487,79
541,28
576,76
Redação
613,07
491,41
533,48
602,16
616, 6

Para acessar as notas
Aloizio Mercadante anunciou que o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve oferecer, a partir de amanhã, duas páginas: uma específica para estudantes e outra para escolas. No caso dos alunos, será possível conferir o desempenho individual com indicações sobre habilidades e deficiências, além de comentários sobre cada questão para que seja possível entender os erros e acertos. Para os gestores dos colégios, além do desempenho individual dos alunos, também estará disponível a média da escola com relação às outras instituições de ensino.

“O aluno vai saber exatamente como ele foi, vai ter o mapa completo para saber onde se localiza em cada área do conhecimento”, explicou Mercadante. Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o aceso a estes números vai ser muito importante para o avanço da qualidade do ensino médio. “É um instrumento pedagógico para que o corpo da escola faça uma análise da situação dos alunos”, declarou.

O MEC também disponibiliza um mapa de itens do Enem que facilita o entendimento sobre os critérios de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2012. Outra novidade que vai chegar ao site do Inep é uma página de estudos, onde estarão disponíveis exercícios e simulados do Enem para que os alunos possam treinar cada área do conhecimento.

Pacto pelo ensino médio
Durante a coletiva, foi lançado o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Ministério da Educação que deverá ser adotado por todos os estados e o Distrito Federal. Entre outras medidas, uma novidade é um programa para o aperfeiçoamento de educadores. A medida vai oferecer uma bolsa de R$ 200 participantes do programa.

OS EVANGÉLICOS E A HOMOFOBIA

Bancada evangélica consegue barrar projeto que criminaliza a homofobia



Foto: Agência Senado
Manifestações de deputados da bancada evangélica e de representantes de igrejas marcaram a primeira tentativa de votação, nesta quarta-feira (20), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do substitutivo de Paulo Paim (PT-RS) ao projeto que torna crime a discriminação ou o preconceito pela orientação sexual e identidade de gênero (PLS 122/06). Pela proposta, pastores ou padres, por exemplo, não poderão citar trechos da Bíblia que falem contra a prática do homossexualismo. A pedido de lideranças partidárias como o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), e de senadores da CDH, Paim pediu a retirada da matéria da pauta da comissão, para buscar consenso sobre o texto.
Para atender a demandas dos grupos religiosos, o relator já havia, por exemplo, modificado artigo que torna crime “impedir ou restringir a manifestação de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público”, incluindo ressalva para que seja “resguardado o respeito devido aos espaços religiosos”. A medida, no entanto, não foi suficiente para o entendimento.
Ontem à noite, Feliciano postou em sua página no Facebook uma foto da reunião com o relator da proposta e fez um apelo para que os cristãos de todo país orassem para que a matéria não fosse aprovada. Hoje, na mesma página, o deputado comemorou a retirada de pauta do projeto. “Para nós passou despercebido esta campanha, mas com certeza a vitória de hoje é resultado também destas orações e jejum do povo de Deus.#BrasilEmOração”, declarou.
Tramitação
De autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), o PLC 122/2006 já foi aprovado na Câmara dos Deputados e tramita no Senado há sete anos. O texto passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde foi modificado por substitutivo apresentado pela então senadora Fátima Cleide.
Na CDH, foi elaborado um novo substitutivo, na tentativa de superar a polêmica que acompanha a matéria. Na busca do consenso, ampliou-se a lei que já pune a discriminação racial (Lei 7.716/1989) e o capítulo do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) que trata do crime de injúria, para incluir o combate a todo tipo de preconceito, não apenas aos homossexuais, mas também ao direcionado a idosos, mulheres e deficientes físicos.
Depois da votação na CDH, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, antes de ir a Plenário.
ASCOM PSC Nacional com informações da Agência Senado

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Rede Pública reprovada pelo Enem

Alunos da rede pública e privada têm queda no desempenho na redação do Enem
Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

Ouvir o texto

A nota dos concluintes das redes pública e privada na redação do Enem piorou entre 2011 e 2012. No ano passado, a média dos estudantes de escolas particulares foi de 602,16 --a pontuação varia de 0 a 1000. Em 2011, essa nota média foi de 612.

Entre os concluintes da rede pública, a nota na redação em 2011 foi de 512. Em 2012, quando o tema foi a imigração para o Brasil no século 21, a média foi de 495,54.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Educação e consideram, assim como no ano passado, apenas as escolas em que mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram o exame. Com isso, o recorte abrange 60,7% do universo de escolas no país (11.239 de um total de 18.511).

O desempenho dos concluintes da rede privada apenas é inferior ao dos alunos na rede federal de ensino --os colégios de aplicação ou técnicos. "A média [das públicas] é sempre inferior ao setor privado. O que digo é que: você está pegando [um universo de] 2 milhões e no privado são 300 e poucos mil", argumentou o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Ao todo, 2,03 milhões de concluintes do ensino médio estão no setor privado, frente a 323 mil nas escolas particulares. Com base em tabela divulgada pelo Inep, responsável pelo Enem, Mercadante ponderou que se selecionados os 215,5 mil melhores alunos da rede pública, o desempenho desse grupo é superior à média do setor privado.

"Quando olho os melhores do setor público, eles competem muito em igualdade de condições com o setor privado", disse o ministro.

MAPA DE ITENS

A partir da tarde de hoje, escolas públicas e privadas, além dos próprios alunos, podem consultar no site do Inep o detalhamento do desempenho no Enem 2012. Até aqui, o ministério divulgava a média geral dos alunos de um determinado colégio.

"A média é influenciada pelos extremos. Agora, o gestor vê essa distribuição", afirmou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. Para o MEC, essa será uma importante ferramenta pedagógica para os professores, com base no desempenho dos alunos, melhorarem o ensino em sala de aula.

A intenção é disponibilizar esse mesmo mapa dos itens das edições anteriores do Enem.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Nas quatro áreas do conhecimento, os concluintes da rede privada apenas registraram melhora, entre 2011 e 2012, em ciências humanas --a pontuação em ciências da natureza ficou praticamente estável (540 em 2011, 541,28 na edição de 2012).

Entre as públicas, houve melhora em duas áreas (ciências humanas e da natureza), com leve crescimento na área de matemática (de 493 pontos para 495,86). Ao mesmo tempo, houve queda na área de linguagens.

EDIÇÃO FOCO POPULAR - NOVEMBRO 2013









sábado, 9 de novembro de 2013

Reunião Comunitária

http://www.youtube.com/v/7v34GUJHIY4?version=3&autohide=1&autohide=1&showinfo=1&feature=share&autoplay=1&attribution_tag=Z4vzAlq14NPtzRlnOa9UIA

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MÉDICOS CUBANOS EM SERÔ

SEROPÉDICA RECEBE MÉDICOS CUBANOS
 

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo recebeu nesta sexta-feira (01), os profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que irão trabalhar em Seropédica. Os médicos Luiz Henrique Guilbert Soircao e Luiz Lazaro Quiara Gamoneda foram recepcionados no Gabinete do Prefeito, juntamente com o secretário de Saúde Marcus Baroni. De acordo com Martinazzo, os médicos estrangeiros irão reforçar o trabalho de saúde realizado pelos médicos que já trabalham na cidade. “Devido à dificuldade em contratar novos médicos, os profissionais estrangeiros irão contribuir com a melhoria da saúde da comunidade seropedicenses. Temos um compromisso com a saúde, já inauguramos a Maternidade Municipal e em breve iremos inaugurar mais unidades de saúde na cidade, tais como a UPA e a Clinica da Família”, destacou Martinazzo. Baroni afirmou que em breve a cidade receberá mais dois médios cubanos, na nova fase do programa que está prevista para meados de novembro. “O povo precisa de saúde e de atendimento humanizado. Vamos receber de braços abertos esses dois novos companheiros de trabalho que chegam para reforçar o nosso time,” afirmou Baroni. Os médicos falaram de suas boas expectativas e da emoção de estarem em Seropédica, além de enfatizarem que vieram para trabalhar com amor para que a população tenha uma saúde melhor. “Trataremos de enfermidades, das necessidades básicas, daremos informação, e temos muito conhecimento nessa área. Sabemos que vamos trabalhar muito, pois em Cuba temos um médico para cada 1,5 mil habitantes, enquanto o Brasil tem um médico para cada 4 mil habitantes. Mas é o que queremos, e faremos isso com muito amor", disse Luiz Henrique

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More